A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Liturgia nos apresenta hoje a SAGRADA FAMILIA de Nazaré, como exemplo e modelo de todas famílias. Jesus menino precisou de uma família. Precisou ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Liturgia nos apresenta hoje a SAGRADA FAMILIA de Nazaré, como exemplo e modelo de todas famílias. Jesus menino precisou de uma família. Precisou ser."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Liturgia nos apresenta hoje a SAGRADA FAMILIA de Nazaré, como exemplo e modelo de todas famílias. Jesus menino precisou de uma família. Precisou ser acolhido pelo amor de um coração materno e amparado pela presença solícita de um pai. A Família é o espaço da vida e do amor.

4 Os tempos mudaram, mas o valor da família sempre será atual. Devemos reservar mais tempo para reunir e celebrar a vida em família. A 1ª leitura apresenta atitudes concretas dos filhos para com os pais. (Eclo 3, ) O texto repete cinco vezes a palavra "honrar": - "HONRAR" significa dar o devido valor e reconhecer sua importância com atitudes concretas. Como recompensa, terá o perdão dos pecados e vida abençoada por Deus.

5 A 2ª Leitura sugere sete tecidos a serem usados na Família e na Comunidade, para viver sempre em harmonia e assim conseguir a felicidade: "Revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, de tolerância, de perdão recíproco ". (Cl 3,12-21) Conclui com recomendações às esposas, aos maridos, aos pais e aos filhos...

6 - Mostra uma família fiel cumpridora da Lei do Senhor, que consagra a Deus a vida dos seus membros. O Evangelho nos põe diante da Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. (Lc 2,22-40) É uma catequese sobre a identidade de Jesus e a sua missão no mundo.

7 - No Templo, dois personagens acolhem Jesus: Simeão e Ana: Dois anciãos de olhos postos no futuro, capazes de perceber os sinais de Deus e de testemunhar a presença libertadora de Deus no meio dos homens. Representam Israel fiel, que espera ansiosamente a libertação e a restauração do reinado de Deus.

8 - O texto termina com uma referência à infância de Jesus e ao crescimento do menino em "sabedoria" e "graça". SIMEÃO toma Jesus nos braços e reconhece no menino o Messias enviado por Deus, como Luz e Salvação de "todos os Povos". ANA é também uma figura do Israel pobre e sofredor que se manteve fiel ao Senhor, que espera a salvação. Após reconhecer em Jesus a salvação anunciada e entoar louvores ao Senhor, passa a "falar do menino a todos os que esperavam a libertação".

9 Maria e José perceberam que a Palavra de Deus, constrói a família sobre a rocha firme dos valores eternos. "Guardai a Bíblia em vossas casas, lede-a, aprofundai e compreendei plenamente suas páginas, transformai-a em oração e testemunho de vida, escutai-a com amor e fé na liturgia. Criai o silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor e conservai o silêncio depois da escuta, porque ela continuará habitando, vivendo e falando-vos. Fazei que ela ressoe no começo do vosso dia, para que Deus tenha sempre a primeira palavra e deixai-a ressoar em vós à noite, para que a última palavra seja de Deus". (Sínodo dos Bispos) + Uma família que valoriza a Palavra de Deus.

10 + Jesus é apresentado no Templo e consagrado ao Senhor. Em nossas famílias há a preocupação para a formação cristã dos filhos? Os pais procuram transmitir aos filhos os valores do Evangelho, acompanhando a caminhada catequética, inserindo-os numa comunidade de fé, consagrando-os ao serviço de Deus?

11 + Dois anciãos acolhem Jesus no Templo. Não são pessoas desiludidas, que vivem do Passado, estão voltadas para o futuro, atentas ao Deus libertador, que vem ao seu encontro e testemunham a presença salvadora e redentora de Deus no meio do seu Povo. - Os anciãos de nossas comunidades transmitem aos jovens a mesma alegria, o mesmo otimismo e a mesma esperança num mundo melhor, o mesmo diálogo constante com o Senhor?

12 É preciso que não vivam voltados para o passado, refugiados numa realidade que aliena, mas vivam voltados para o futuro, de espírito aberto e livre, pondo a sua sabedoria e experiência a serviço da Família e da Comunidade. - Os Idosos, pela sua maturidade, sabedoria e equilíbrio, pelo tempo disponível, podem ser testemunhas privilegiadas dos valores de Deus.

13 - Será que todos os idosos da 3ª Idade estão conscientes dessa missão? Ou preferem gastar seu precioso tempo em futilidades? Ana não se cansava de "falar do menino". Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Musica: Olhando a Sagrada Família José Acácio Santana Paulinas COMEP Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos


Carregar ppt "A Liturgia nos apresenta hoje a SAGRADA FAMILIA de Nazaré, como exemplo e modelo de todas famílias. Jesus menino precisou de uma família. Precisou ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google