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PublicouRenato Neves Gabeira Alterado mais de 8 anos atrás
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O desmatamento e os efeitos sobre a produção de bens pelos ecossistemas afetam a qualidade de vida da população? Um estudo de caso com a castanha-do-Brasil na região da BR 163, PA, Brasil. Vagner L. Camilotti
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Bens e serviços dos ecossistemas representam os benefícios que as populações humanas derivam, direta ou indiretamente, das funcões dos ecossistemas (Constanza et al. 2007). Constanza, R. et al. 1997. The value of the world’s ecosystem services and natural capital. Nature, 387: 253-260
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Millenium Ecosystem Assessment 2005. Ecosystem and human well-being: Syntheis. Washingyon DC: Island
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As mudanças na cobertura e no uso da terra interferem direta e indiretamente na oferta de bens e serviços pelos ecossistemas (Menton 2003). Menton, M. 2003. International Forestry Review 5(2): 97-105
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A situação da Amazônia http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2010.htm
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Meu trabalho… – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação? – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação?
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Área de estudo
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Dados de produção de castanha para os municípios
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Dados de desmatamento para os municípios
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Quantidade de Floresta
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Quantidade de desmatamento
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MOSAICO ESTADUAL DO PARÁ - PRODES SEGMENTAÇÃO - REGIÃO DA BR 163 CLASSES DESMATAMENTOS: 2000 – 2003 – 2006 - 2009 GeoDMA: -Extração de atributos e normalização (z-Score) -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação dos quatro períodos GeoDMA: -Extração de atributos e normalização (z-Score) -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação dos quatro períodos CAMPO CELULAR 15000 X 15000 Geoprocessamento
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Número de células para cada classe para os 12 municípios Número de células para cada classe para os 12 municípios GeoDMA: -Extração de atributos -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação das quatro imagens GeoDMA: -Extração de atributos -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação das quatro imagens Produção Média para os mesmos períodos Produção Média para os mesmos períodos Regressão Linear Múltipla (STATISTICA®) Média x Classes DP x Classes Regressão Linear Múltipla (STATISTICA®) Média x Classes DP x Classes
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RESULTADOS
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Correlação de Spearman Produção aumenta com o desmatamento Produção aumenta com o desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento
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Mapas de desmatamento 200020032006 2009
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Células por município
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Produção média e DP para os municípios
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Produção aumenta com o desmatamento Produção aumenta com o desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento R2GLFp-valor 0.964,1599.766< 0.001 VariávelB Difuso1.26 Consolidado-0.43 Linear0.14 Bi-direcional-0.09 R2GLFp-valor 0.456,212.940.03 VariávelB Linear-0.23 Multidirecional0.13 Geométrico0.81 Difuso Floresta0.32 Consolidado-0.61
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Gavlak AA, Escada MIS, Monteiro AMV 2011. Anais XV Simpósio de Sensoriamento Remoto, p. 6152. c Menos intensivo Mais intensivo Padrões relacionados ao tipo de população Espera-se que a intensidade do desmatamento então tenha relação também com a qualidade de vida
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Produção aumenta com o desmatamento: 1.Prainha 2.Belterra 3.Placas 4.Rurópolis 5.S.F. Xingu Produção diminui com o aumento do desmatamento: 1.Almeirim 2.Alenquer 3.Santarém 4.Juruti 5.Itaituba 6.Jacareacanca 7.Vitória do Xingu INTENSIDADE NO DESMATAMENTO SEPARA OS GRUPOS? Em parte sim; Outros fatores (importantes para o grupo negativo): -Distribuição da castanha? -Densidade populacional? -Outros parâmetros populacionais?
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Densidade Populacional Densidades altas Baixa intensidade desmatamento Densidades altas Baixa intensidade desmatamento Densidades baixa-intermediárias Alta intensidade desmatamento Densidades baixa-intermediárias Alta intensidade desmatamento Há uma relação forte; Uso da terra –> influência ?
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Produção de Castanha Densidade populacional Baixa densidade Baixa produção Alta/Baixa densidade Alta produção Baixa densidade Média-alta produção
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Renda per capita Mais desmatamento Mais produção Maior renda per capita? Mais desmatamento MENOR produção Maior renda per capita?
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Municípios que produzem mais Menor renda per capita Maior renda em municípios com produção menor Renda per capita Criar pro azul
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Renda per capita Mapa de desmatamento Prodes 2000 Mapa de desmatamento Prodes 2000 Maior renda em regiões com maior desmatamento Não é uma regra!
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Educação Alfabetizados Analfabetizados Produção de Castanha Municípios com produção menor não diferem dos demais Municípios com produção semelhante diferem entre si
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Educação Alfabetizados Analfabetizados Menos alfabetizados em áreas de menor desmatamento Menos alfabetizados em áreas de menor desmatamento Mais alfabetizados em áreas de maior desmatamento Mais alfabetizados em áreas de maior desmatamento
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Educação Alfabetizados Analfabetizados Não há padrões entre os grupos correlacionados Praticamente não muda
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ADENSAMENTOSESPARSOS
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Meu trabalho: Conclusões – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação? – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação? SIM (+) e (-) SIM (+) e (-) Desmatamenos iniciais correlação (+) (>) densidade (>) desmatamento Fraca relação densidade/produção e renda/produção Mais desmatamento (>) renda (>) educação Produção fraca relação com educação (>) densidade (>) desmatamento Fraca relação densidade/produção e renda/produção Mais desmatamento (>) renda (>) educação Produção fraca relação com educação
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Tipos de uso da terra Dinâmica populacional Classes sociais ?!?!
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Isabel Lúbia Victor Taise Pedro Janaína
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