A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preservar e Recuperar o Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preservar e Recuperar o Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
POLUIÇÃO

2 Conceito de Poluição e Poluente
Alterações indesejáveis nas características físicas, químicas ou biológicas do ar, água, solo ou alimentos que afeta negativamente a sobrevivência, saúde ou atividades dos seres humanos ou de outros organismos vivos. - Poluente: Substância química ou forma de energia, de origem antrópica, causador de um impacte ambiental negativo.

3 Classificação da Poluição
- Extensão – conforme as dimensões da área atingida a poluição pode ser local, regional ou global. - Natureza – a poluição pode ser química, física, radioativa, biológica entre outras. - Localização – a poluição pode ser atmosférica, aquática ou dos solos.

4 Conceito de Toxicidade
- Os poluentes podem ser avaliados em função da sua toxicidade. - A toxicidade é uma medida dos efeitos adversos que uma substância pode causar a um determinado organismo. - As substâncias tóxicas podem ser ingeridas, inaladas ou absorvidas através da pele. - Os efeitos de uma substância tóxica dependem de diversos fatores:

5 Fatores de Toxicidade - Dose - Solubilidade - Persistência
- Bioacumulação - Bioampliação -Interação com outras substâncias.

6 Dose - Quantidade de substância que é ingerida, inalada ou absorvida através da pele. - A frequência de exposição à substância também deve ser considerada.

7 Dose Letal A dose letal causa a morte de um organismo. No caso do homem depende de fatores como a idade, o sexo, o estado de saúde, a eficiência dos sistemas de eliminação e a sensibilidade individual. A dose letal média – LD50 – é a concentração de uma substância que causa a morte de 50% de uma população-teste, num período de 14 dias.

8 Solubilidade As substâncias tóxicas solúveis na água são facilmente absorvidas pelos organismos, mas são relativamente fáceis de eliminar. As que são solúveis nos lípidos acumulam-se nas células e tecidos e são mais difíceis de eliminar.

9 Persistência As substâncias tóxicas têm efeitos mais prolongados do que as não persistentes.

10 Bioacumulação e Bioampliação
Bioacumulação – quando a substância tóxica é absorvida e armazenada por órgãos ou tecidos específicos, numa concentração superior à esperada. Bioampliação – quando a concentração da substância tóxica aumenta, de nível trófico para nível trófico, ao longo das cadeias alimentares e afeta organismos que não foram diretamente expostos.

11 Sinergismo O efeito da substância tóxica é aumentado pela interação com outras substâncias. O efeito combinado das duas substâncias é superior à soma dos efeitos de cada uma delas quando atuam isoladamente.

12 Tóxicos e seus efeitos Se há uma reação rápida ao tóxico, dizemos que ocorre um efeito agudo. Exemplo: Tonturas, comichões, pruridos, ou até a morte do indivíduo Se as reações ao tóxico persistem ao longo do tempo, dizemos que ocorre um efeito crónico. Exemplo: Problemas renais , hepáticos.

13 Tóxico Mutagénico - Provoca mutações no DNA que afetam células somáticas ou germinativas. Neste caso são transmitidas à descendência e podem originar doenças graves. - Exemplos : radiações ionizantes, raios X, etc.

14 Tóxico Cancerígeno - Causa o aparecimento de cancros, por indução de alterações no DNA, resultado de interações genéticas e ambientais. - Exemplos: substâncias químicas presentes no fumo do cigarro, em alimentos e em poluentes ambientais. Radiações e vírus.

15 Tóxico mutagénico As mutações resultantes das radiações levaram ao aparecimento de cancros – Agentes Cancerígenos Chernobyl (Abril 1986) Ucrânia

16 Tóxico Teratogénico - Causa defeitos no embrião, especialmente durante os primeiros 3 meses de gravidez. Exemplos: talidomida, polifenóis, metais pesados como chumbo e arsénio.

17 Outros efeitos dos tóxicos
Os tóxicos ainda podem ser alergénicos ( como o veneno de insetos), asfixiantas ( como o monóxido de carbono) , neurotóxicos ( como o DDT, chumbo, mercúrio e…) ou irritantes ( como ácidos ou bases fortes).

18 Efeitos dos Tóxicos


Carregar ppt "Preservar e Recuperar o Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google