A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NOS ANIMAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NOS ANIMAIS"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NOS ANIMAIS

2 . MULTICELULARIDADE COM TECIDOS (PARAZOA E EUMETAZOA)
. SIMETRIA BILATERAL: MOVIMENTAÇÃO DIRECIONADA . CEFALIZAÇÃO . CELOMA: DISTRIBUIÇÃO E ELIMINAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS, DESENVOLVIMENTO DE ÓRGÃOS, SUSTENTAÇÃO HIDROSTÁTICA . METAMERIA: EXEMPLO: MUSCULATURA COM CONTRAÇÃO INDEPENDENTE PERMITINDO FLEXIBILIDADE E VARIEDADE DE MOVIMENTOS

3 . ESQUELETO: HIDROSTÁTICO, EXOESQUELETO E ENDOESQUELETO
. DIGESTÃO: INTRACELULAR  EXTRA E INTRACELULAR  EXTRACELULAR SITEMA DIGESTÓRIO: INCOMPLETO  COMPLETO . DIFERENCIAÇÃO DO TUBO DIGESTÓRIO E GLÂNDULAS ACESSÓRIAS . TRANSPORTE: DIFUSÃO, PSEUDOCELOMA, SISTEMA ABERTO E FECHADO . TROCA GASOSA: CUTÂNEA, TRAQUEAL, BRANQUIAL, PULMONAR . EXCREÇÃO: DIFUSÃO, PROTONEFRÍDIOS, METANEFRÍDIOS, GLÂNDULAS ANTENAIS E COXAIS, TUBOS DE MALPIGHI, RINS

4 1. (UEM-MOD) Considerando o esquema a seguir e outros conhecimentos embriológicos, assinale o que for correto.

5 01) O esquema apresenta falhas
01) O esquema apresenta falhas. Sendo os platelmintos triblásticos, não podem ser acelomados e sim pseudocelomados. 02) O terceiro folheto embrionário, ou seja, o endoderma, possibilitou a formação do celoma. 04) O blastóporo, ou abertura do arquêntero, sempre originará a boca. 08) Os deuterostômios são classificados em enterocelomados, ou seja, têm o celoma originado de evaginações do arquêntero. 16) O aparecimento do terceiro folheto germinativo foi um fato importantíssimo na história evolutiva dos animais. É a partir dele que se originam os músculos e os tecidos esqueléticos do corpo. 32) Na organogênese, o ectoderma, presente inclusive nos diblásticos, é responsável também pela formação do sistema nervoso e da epiderme. 64) A presença da cavidade digestiva é uma adaptação fundamental ao modo de vida heterotrófico. Em todos os diblásticos, não foi possível a formação de tal cavidade, pela ausência do terceiro folheto germinativo.

6 2. (UNICAMP-SP) A figura abaixo mostra uma das árvores evolutivas sugeridas para os animais.

7 a) Sabendo-se que os Metazoários Triploblásticos são divididos em protostômios e deuterostômios, dê o nome de dois filos pertencentes a cada um destes grupos. b) Escolha quatro filos representados na figura. Que letra representa cada um dos filos escolhidos por você? c) Dê uma característica dos protostômios triploblásticos. Como essa característica se apresenta nos deuterostômios?

8 GABARITO 1. FALSAS: 01 – 02 – 04 - 64 VERDADEIRAS: 08 – 16 – 32
2. a) Protostômios: anelídeos, moluscos, artrópodes. Deuterostômios: equinodermos e cordados. b) Cnidários (A), platelmintos(J), anelídeos(C), moluscos(E), artrópodes(D), equinodermos(F) e cordados(I). c) A características mais importantes que diferencia os protostômios triblásticos dos deuterostômios é o destino do blastóporo. Nos protostômios o blastóporo origina a boca enquanto que nos deuterostômios, origina o ânus.


Carregar ppt "TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NOS ANIMAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google