A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof: Edson Robert. Embriologia É o período em que o zigoto, a primeira célula do individuo multicelular, transforma-se em um jovem organismo semelhante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof: Edson Robert. Embriologia É o período em que o zigoto, a primeira célula do individuo multicelular, transforma-se em um jovem organismo semelhante."— Transcrição da apresentação:

1 Prof: Edson Robert

2 Embriologia É o período em que o zigoto, a primeira célula do individuo multicelular, transforma-se em um jovem organismo semelhante aos pais. Fases do desenvolvimento: – Segmentação. – Gastrulação. – Organogenese.

3 Embriologia Segmentação – Divisões citoplasmáticas que ocorrem ao final da mitose e leva à formação de duas células filhas. – Blastômeros são as células resultantes da divisão do zigoto. – Mórula é um aglomerado compacto de células.

4 Embriologia Distribuição de vitelo nos diferentes tipos de ovos: – Isolécito – Heterolécito – Telolécito – Centrolécito

5 Embriologia Isolécito – Cordados – Equinodermos – Moluscos – Anelídeos – Platelmintos

6 Embriologia Heterolécito – Polo animal – Polo vegetal – Anfíbios

7 Embriologia Telolécito – Aves – Peixes – Molúsculos cefalópodes

8 Embriologia Centrolécitos – Maioria dos artrópodes.

9 Embriologia Tipos de segmentação – Total ou Holoblástica – Parcial ou Meroblástica

10 Embriologia Total ou Holoblástica

11 Embriologia Parcial ou Meroblástica

12 Embriologia Formação da blástula – Cavidade interna: blastocela – Tecido envoltório: blastoderme Formação da gástrula – Sobre posição de tecidos com formação de novos tecidos. – Formação do arquênteron. – Formação da endoderme e ectoderme.

13

14 Embriologia

15

16 Classificação embrionária: – Quanto ao n° de folhetos embrionarios: Diblásticos: Cnidários. Triblásticos: platelmintos, nematelmintos,moluscos, anelídeos, artropódes, equinodermos e cordados. – Quanto ao destino do blastóporo: Protostômico: origina primeiro a boca, ex: nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes. Deuterostômico: origina primeiro o ânus, ex: equinodermos e cordados.

17 Embriologia

18

19 Anexos embrionários – Saco vitelínico: vitelo, nutriente para o desenvolvimento do embrião. – Âmnio: bolsa que envolve todo o embrião, esta cheia de liquido que ajuda a mantê-lo hidratado e protegê-lo contra choques mecânicos. – Alantóide: bolsa que armazena as substancias nitrogenadas. – Cório: envolve todos os outros anexos, encosta-se na membrana junto à casca; permite a eficiente troca de gases, pois é vascularizado.

20 Embriologia

21

22

23

24

25

26 Augusto Cury

27


Carregar ppt "Prof: Edson Robert. Embriologia É o período em que o zigoto, a primeira célula do individuo multicelular, transforma-se em um jovem organismo semelhante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google