A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMBRIOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMBRIOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 EMBRIOLOGIA

2 ASPECTOS GERAIS Embriogênse – Processo contínuo e dinâmico que inicia com a fecundação e encerra-se com o nascimento. Didaticamente dividido em quatro etapas: Fecundação Segmentação ou clivagem Gastrulação Organogênese

3 (ENCONTRO DOS GAMETAS – Volta a diploidia)
ETAPAS FECUNDAÇÃO (ENCONTRO DOS GAMETAS – Volta a diploidia) Na espécie humana Ocorre no interior da mulher (fecundação interna) Nas tubas uterinas Encontro entre o espermatozóide e o ovócito secundário Monoespérmica Forma o ovo ou zigoto Observação – Na espécie humana, o embrião se fixa no útero (nidação) por volta do sexto dia na segmentação (fase de blástula).

4

5

6 Como é evitada a poliespermia??
Elétrica – Forma inicial e rápida – Alteração do potencial de membrana. Química – Forma permanente e lenta – fusão dos grânulos corticais que impede que os outros espermatozóides reconheçam a membrana do ovócito.

7 CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS
São as células chamadas totipotentes (células capazes de formarem órgãos ou organismos inteiros) Diferente de células multipotentes ou pluripotentes – capazes apenas de se diferenciaram em alguns tipos celulares. (exemplo – alguns tipos de células da medula óssea vermelha).

8 SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
(VOLTA A PLURICELULARIDADE) Mitoses sucessivas Células chamadas de blastômeros Praticamente não há aumento no volume do embrião. Mórula (Embrião maciço) Blástula (Embrião oco) Blastocele (cavidade na blástula)

9

10 TIPOS DE OVOS E TIPOS DE SEGMENTAÇÃO
Alécitos Oligolécitos – Equinodermas e mamíferos. Heterolécitos – moluscos, anelídeos e anfíbios. Megalécitos – Peixes, aves e répteis. Centrolécitos – insetos Tipos de segmentação Holoblástica ou total – Alécitos, oligolécitos e heterolécitos Meroblástica ou parcial – Megalécitos e centrolécitos

11 (Volta a especialização)
GASTRULAÇÃO (Volta a especialização) Aumento do volume embrionário Arquêntero – Intestino primitivo Blastóporo – orifício que faz a comunicação do arquêntero com o meio. Protostômico – Dá origem a boca Deuterostômico – Dá origem ao ânus Folhetos embrionários (“Tecidos” embrionários) Diblásticos (dois folhetos) – Cnidários Triblásticos (três folhetos) – Todos os outros com exceção dos poríferos (eles não possuem folhetos embrionários)

12 Folhetos ou tecidos embrionários
Vão originar Ectoderma Sistema nervoso e epitélios Endoderma Vísceras (sistema respiratório e digestório) Mesoderma Todos os outros sistemas (Sistema muscular, Sistema circulatório, Sistema Esquelético e Sistema urogenital) – Tecido conjuntivo)

13 (VOLTA A DIVISÃO DO TRABALHO)
ORGANOGÊNESE (VOLTA A DIVISÃO DO TRABALHO) NEURULAÇÃO ECTODERME Placa neural (dará origem ao tubo nervoso) MESODERME Notocorda (Bastão de células semi-rígido presente no embrião dos animais cordados. Localiza-se sob o tubo nervoso e constitui o primeiro eixo de sustentação corporal. Nos cordados vertebrados a notocorda desaparece, sendo substituída pela coluna vertebral. celoma (Cavidade interna do corpo de certos animais, totalmente revestida por tecido originário do mesoderma) somitos (Cada um dos blocos de mesoderma que se formam na região dorsal dos embriões de vertebrados, lateralmente ao tubo neural) Nêurula.

14

15 GÊMEOS TIPOS OBSERVAÇÕES Univitelínicos ou Monozigóticos
Um ovócito II é fecundado e, logo nas primeiras divisões, a uma separação entre as células, formando mais de um embrião que são geneticamente idênticos. Divitelínicos ou dizigóticos Mais de um ovócito II são liberado pelos ovários e fecundados, dando origem a mais de um embrião geneticamente diferentes. OBSERVAÇÕES – em casos raros mais de um espermatozóide pode fecundar o ovócito II dando origem a um embrião que poderá chegar no máximo aos primeiros meses de vida.

16 GÊMEOS MONOZIGÓTICOS GÊMEOS MONOAMNIÓTICOS

17 Teratogênese

18

19

20

21

22


Carregar ppt "EMBRIOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google