A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Embriologia. micrômeros macrômeros GÁSTRULA NÊURULA Organogênese – inicia com um achatamento na ectoderme (região dorsal da gástrula) formando a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Embriologia. micrômeros macrômeros GÁSTRULA NÊURULA Organogênese – inicia com um achatamento na ectoderme (região dorsal da gástrula) formando a."— Transcrição da apresentação:

1 Embriologia

2

3 micrômeros macrômeros

4

5 GÁSTRULA NÊURULA Organogênese – inicia com um achatamento na ectoderme (região dorsal da gástrula) formando a placa neural, que se dobra formando o tubo nervoso dorsal, o qual vai originar o sistema nervoso. De cada lado da e placa neural, a ectoderme desenvolve-se, formando duas pregas neurais, que vão cobrir e proteger a placa neural. As células da endoderme, diferenciam-se, originando o terceiro tecido embrionário- mesoderme. A partir da mesoderme, forma-se a notocorda, que dá sustentação ao corpo do embrião e os somitos que originarão ossos e músculos. No interior dos somitos, existe uma cavidade, na qual se localiza os órgãos do embrião chamada Celoma.

6

7

8

9

10 NÊURULA

11 Após a formação da nêurula, os tecidos embrionários se diferenciarão originando outros tecidos, os quais formarão os órgãos nos animais.

12 Cório Alantóide Âmnio Saco vitelino Embrião Casca Albumina Cavidade amniótica com líquido Vitelo (nutrientes) Anexos embrionários são estruturas formadas com tecidos embrionários, mas que não fazem parte do corpo do embrião

13 Saco vitelínico A partir do blastóporo ocorre o crescimento da endoderme e do mesoderme, que envolvem a gema. Permanece ligado ao intestino do embrião. Responsável pela digestão e absorção do vitelo, fornecendo nutrientes para o desenvolvimento embrionário. Âmnio- membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade denominada cavidade amniótica. Essa cavidade contém o líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação. Cório ou serosa - membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários. É o anexo embrionário mais externo ao corpo do embrião, conferindo-o proteção. Alantóide - estrutura ligada à parte posterior do intestino do embrião que armazena excretas. Nos embriões dos répteis e aves, o alantóide apresenta também função respiratória - retira oxigênio do ar, devolvendo gás carbônico - e tem, ainda, a função de extrair o cálcio da casca do ovo, que será utilizado na formação do esqueleto. A descalcificação da casca facilita seu rompimento no momento da eclosão do filhote.intestinoembriãocálcio Nos mamíferosplacentários, os vasos sanguíneos do alantóide auxiliam na formação da placenta e as funções do alantóide e do saco vitelínico passam a ser executadas pela placenta

14 Anexos embrionários em um mamífero A placenta é formada pelos anexos embrionários cório e alantóide e pela mucosa uterina da mãe. Sua função é realizar as trocas gasosas entre o feto e a mãe, nutrição, excreção e defesa.anexos embrionários Alantóide, saco vitelínico e parte do cório, vão formar o cordão umbilical, que liga o intestino do embrião com a placenta. Âmnio e cório continuam fazendo função de protecão.

15

16 Classificação dos animais com base nas estruturas embrionárias Tubo digestório -Parazoário- não apresenta tubo digestório -Enterozoário - apresenta tubo digestório Número de tecidos -Diblásticos- apresentam dois tecidos embrionários: ectoderme e endoderme. São os Cnidários -Triblásticos- apresentam três tecidos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme. São os platelmintos, nematelmintos, anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados. Celoma – cavidade onde estão alojados os órgãos, totalmente revestido pelo mesoderma - Acelomados – não apresentam cavidade geral. Cnidários e platelmintos - Pseudocelomados – apresentam uma cavidade delimitada por dois tecidos diferentes: a mesoderme e a endoderme. - celomados - apresentam uma cavidade toda revestida pela mesoderme. Anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados.

17

18 Destino do blastóporo Blastóporo- abertura da cavidade digestória formada no embrião durante a gastrulação.


Carregar ppt "Embriologia. micrômeros macrômeros GÁSTRULA NÊURULA Organogênese – inicia com um achatamento na ectoderme (região dorsal da gástrula) formando a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google