A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CTI RIPSA NO ESTADO BAHIA MATO GROSSO DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARIANA TOCANTINS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CTI RIPSA NO ESTADO BAHIA MATO GROSSO DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARIANA TOCANTINS."— Transcrição da apresentação:

1 CTI RIPSA NO ESTADO BAHIA MATO GROSSO DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARIANA TOCANTINS

2 Atual composição: CBCD/FSP/USP: Ruy Laurenti CONASS: Nereu Henrique Mansano DATASUS/SGEP/MS: Jacques Levin e Haroldo L.dos Santos ENSP/Fiocruz: Ilara Hämmerli (Coordenação do CTI) FSEADE: Luiz Patricio Ortiz FSP/USP: Maria Helena P. de Mello Jorge IBGE: Celso Simões e Antonio Tadeu de Oliveira OPAS: Neuza Goya e Elizabeth C. Duarte SGEP/MS: André Luis Bonifácio de Carvalho SVS/MS: Otaliba Libânio de Morais e Dacio Rabello João Baptista Risi SCTIE/MS: aguardando nova indicação SEGTS/MS: aguardando nova indicação CONASEMS: aguardando nova indicação CONASS/CO: CONASS/Sul: CONASS/Norte: CONASS/Sudeste: CONASS/Nordeste: CTI ‘RIPSA NO ESTADO’

3 Proposta de Nova Composição: CBCD/FSP/USP: Ruy Laurenti CONASS: Nereu Henrique Mansano DATASUS/SGEP/MS: Jacques Levin e Haroldo Lopes dos Santos ENSP/Fiocruz: Ilara Hämmerli (Coordenação do CTI) FSEADE: Luiz Patricio Ortiz FSP/USP: Maria Helena P. de Mello Jorge IBGE: Celso Simões e Antonio Tadeu de Oliveira OPAS: Neuza Goya e Elizabeth C. Duarte SGEP/MS: André Luis Bonifácio de Carvalho SVS/MS: Otaliba Libânio de Morais e Dacio Rabello João Baptista RISI Jr SCTIE/MS: aguardando nova indicação SEGTS/MS: aguardando nova indicação CONASEMS: aguardando nova indicação Região Centro Oeste: Ângela Marques (Coord Ripsa-SES/MS) Região Sul: Dulce Quevedo (Coord Ripsa-SES/SC) Região Sudeste: Francisco Lemos (Coord Ripsa-SES/MG) Região Nordeste: Márcia Mazzei (Coord Ripsa-SES/BA) Região Norte: Soraia Sant’Ana (Coord Ripsa-SES/TO) CTI ‘RIPSA NO ESTADO’ Proposta do CTI Ripsa no Estado discutida em reunião dias 14 e 15 de junho/2011: Coordenadores da Ripsa dos projetos-piloto integrem o CIT Ripsa no Estado, mantendo a representação regional das Secretarias Estaduais de Saúde, encerrando seu caráter de ‘piloto’, com a expertise acumulada sendo colocada a serviço da expansão e consolidação da estratégia RIPSA no Estado.

4 Em 2008: sensibilização e disseminação pedagógica da 'metodologia ripsa‘. Em 2009: início da caminhada dos estados-piloto na implementação da 'metodologia ripsa'. Em 2010: primeiros frutos... CTI Ripsa no Estado e Ripsa/UF-pilotos: Criatividade e solidariedade no agir AGENDA DE TRABALHO – SÍNTESE: Avançar em todos os produtos do Esquema Básico do CTI Ripsa no Estado. Aprimorar o apoio do CTI Ripsa no Estado às UF, cada vez mais demandado e necessário diante da expansão para outras UF. Implementar mecanismo de monitoramento e avaliação da experiência (projeto piloto) para extrair aprendizagens quer sejam metodológicas, políticas e/ou tecnológicas. Inovar na construção de 'respostas novas‘ a ‘antigos e novos’ problemas. 2011: novos desafios...

5 CTI e UF-pilotos: Criatividade e solidariedade no agir AGENDA DE TRABALHO/2011 Principais encaminhamentos e propostas decorrentes da reunião do CTI Ripsa no Estado, com a participação da Coordenação da Ripsa/UF s -piloto, ocorrida nos dias 14 e 15 de junho de 2011: Dos sete produtos componentes do Esquema Básico do CTI Ripsa no Estado, foram priorizados nesta primeira reunião de 2011, os Produtos 01, 03 e 04:

6 1)Articulação da SGEP junto ao CONASS e CIT: abrir espaço na Assembleia do CONASS (27 de julho) e na CIT (28 de julho) para discutir a expansão da RIPSA. 2)Ofício do coordenador geral da RIPSA para o CONASS, solicitando manifestação formal das SES interessadas na adesão à RIPSA. 3)As SES que aderirem serão convidadas a participarem de Reunião específica para detalhamento da metodologia Ripsa. 4)As SES que mantiverem sua decisão inicial serão incorporadas. 5)Aperfeiçoamento do processo de apoio e acompanhamento do CTI Nacional ‘Ripsa no Estado’ às novas UF que aderirem. 6)Imediata avaliação sistematizada sobre a implantação da ‘Metodologia Ripsa’ nos cinco estados-piloto como etapa fundamental e estratégica para a expansão da RIPSA. Em relação ao Produto 01: Considerando a demanda de implantação da metodologia Ripsa em novos estados, propõe-se:

7 7) Colaboração na elaboração do IDB/UF, garantida sua compatibilização com o IDB/Nacional, para tal, o CTI Ripsa no Estado solicita: À SVS/MS: que permita revisão periódica de entrada de novos dados oriundos do SIM e do SINASC. Aos sete CGI/RIPSA: que definam as especificações, como Recomendação Técnica, que garantam a compatibilização e padronização dos IDB/UF ao IDB/Nacional, indicador por indicador, em um trabalho conjunto com as RIPSA/UF e seus respectivos CGIs estaduais, em reuniões técnicas específicas com o seguinte objetivo: Como elaborar o IDB nos estados com a garantia de sua compatibilização ao IDB/Nacional? Participação dos coordenadores estaduais/Ripsa nos CGI Nacionais: ainda precisa ser melhor definida esta dinâmica, com o convite para as reuniões dos CGI nacionais encaminhados com antecedência para os Coordenadores das Ripsa/UF. Em relação ao Produto 01: Considerando a demanda de implantação da metodologia Ripsa em novos estados, propõe-se (continuação):

8 Em relação ao Produto 03: Organização das Oficinas de Intercâmbio Propõe-se a realização da 3 a. OFICINA DE TRABALHO: “RIPSA NO ESTADO” Data: 21 (abertura), 22 e 23 de setembro, em Brasília. Conferência de Abertura: Exmo Sr. Ministro da Saúde. Já com a participação dos novos estados que aderiram. OBJETIVOS: Analisar avanços e dificuldades encontrados na implementação da Ripsa no Estado, concentrando-se em: Elaboração e implementação do Plano de Trabalho inter- institucional (POP/2010 e 2011) Cumprimento das premissas da Metodologia Ripsa. Construção do IDB-UF. Ações dedicadas à melhoria da qualidade da informação destacando a formação permanente em Informação e Tecnologia da Informação em Saúde. Ações que incluam o tema da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde na agenda das instituições de ensino e pesquisa em articulação com as SES e SMS. Discutir estratégias de expansão da ‘Metodologia Ripsa’. Debater estratégias e mecanismos novos voltados para o aprimoramento do apoio do CTI Nacional Ripsa no Estado aos estados que aderirem.

9 Em relação ao Produto 04: Formação Permanente em Informação e Informática em Saúde Realização de levantamento da atual demanda e oferta de formação (lato e estrito senso) em Informação e Tecnologia de Informação em Saúde existente nas UF que foram os pilotos, incluindo as respectivas grades curriculares ofertadas; e Com o apoio da ABRASCO, articulação com as instituições de ensino e pesquisa das UF que foram os pilotos para o estabelecimento de Agenda conjunta de formação e pesquisa voltada para a qualificação das informações em saúde.

10 Permanecem como desafios da RIPSA NO ESTADO: 1) Alcançar efetiva incorporação da metodologia RIPSA nos processos de trabalho das SES, SMS e instituições de ensino e pesquisa dos estados; 2) Pleno uso da informação em saúde nas decisões e na gestão. 3) Realização de análises de tendências e de alertas da situação de saúde de forma continuada. Ripsa no Estado:

11 Ripsa no Estado Para o enfrentamento desses desafios, além do que já está sendo proposto e realizado em termos operacionais, metodológicos e políticos, é preciso também: Radicalizar no estabelecimento do pacto da solidariedade na implementação da Ripsa, mantendo o compromisso com seus princípios basilares, mesmo os não formalizados, tais como vontade de aprender e produzir conhecimento de forma coletiva, fraterna e generosa.

12 ETERNO APRENDIZ RIPSA NO ESTADO - EIXOS ORIENTADORES: TRANSPARÊNCIA E REGISTRO DE TODOS OS PROCESSOS PARCERIA SOLIDARIEDADE

13 Há homens que lutam um dia, e são bons; Há outros que lutam um ano, e são melhores; Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons; Porém há os que lutam toda a vida Estes são os imprescindíveis. (Bertolt Brecht) Risi - Um dos imprescindíveis... Meus agradecimentos, Ilara


Carregar ppt "CTI RIPSA NO ESTADO BAHIA MATO GROSSO DO SUL MINAS GERAIS SANTA CATARIANA TOCANTINS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google