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Processo Empreendedor (Cenário e Tendências)

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Apresentação em tema: "Processo Empreendedor (Cenário e Tendências)"— Transcrição da apresentação:

1 Processo Empreendedor (Cenário e Tendências)
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel Site: Celular: (81)

3 O Processo Empreendedor
A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Isso pode ser testado fazendo-se uma pergunta básica a qualquer empreendedor que você conheça: O que o levou a criar sua empresa? A maioria das respostas é: Não sei, foi por acaso... Na verdade, essa decisão ocorre devido a: Fatores externos, ambientais e sociais e a aptidões pessoais. Fatores esses que são críticos para o surgimento e crescimento de uma nova empresa. O Processo Empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio.

4 O Processo Empreendedor
O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas O empreendedor revolucionário é aquele que cria novos mercados, ou seja, o indivíduo que cria algo único e inovador, mas não necessariamente inédito em conceito.

5 Fatores que influenciam no Processo Empreendedor
1 º Inovação 2 º Evento Inicial 3 º Implementação 4 º Crescimento

6 Fatores que influenciam no Processo Empreendedor
Realização Pessoal Assumir Riscos Valores Pessoais Educação Experiência Fatores Pessoais 1 º Inovação Oportunidade Criatividade Modelos (pessoais de Sucesso Ambiente

7 Fatores que influenciam no Processo Empreendedor
Realização Pessoal Assumir Riscos Valores Pessoais Educação Experiência Insatisfação c/ o trabalho Ser Demitido Idade Fatores Pessoais Oportunidade Criatividade Modelos (pessoais) de Sucesso Competição Recursos Incubadoras Políticas Públicas 2 º Evento Inicial Ambiente Networking Equipes Influência dos Pais Família Modelos (pessoais) de Sucesso Fatores Sociológicos

8 Fatores que influenciam no Processo Empreendedor
Líder Gerente Visão I m p l e n t a ç ã o Fatores Pessoais Competidores Clientes Fornecedores Investidores Bancos Advogados Competição Recursos Incubadoras Políticas Públicas 3 º Ambiente Networking Equipes Influência dos Pais Família Modelos (pessoais) de Sucesso Fatores Sociológicos

9 Fatores que influenciam no Processo Empreendedor
Líder Gerente Visão Fatores Pessoais Competidores Clientes Fornecedores Investidores Bancos Advogados Recursos Políticas Públicas 4 º Crescimento Ambiente Equipes Estratégia Estrutura Cultura Produtos Fatores Organizacionais

10 Fatores que influenciam Empreendedorismo

11 Fatores críticos para o desenvolvimento econômico
As inovações tecnológicas têm sido o diferencial do desenvolvimento econômico mundial, o qual é dependente de quatro fatores crítico, que devem ser analisados, para então se entender o processo empreendedor: Talento – Pessoas Tecnologia – Ideias Capital – Recursos Know-how – Conhecimento Negócios de sucesso

12 Fatores críticos para o desenvolvimento econômico
O Talento empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho dessas pessoas especiais, que fazem acontecer. Onde existe esse Talento, há a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver novos negócios. 1 – Talento: Talento sem ideias é como uma semente sem água. Quando o talento é somado à tecnologia e as pessoas têm boas ideias viáveis, o processo empreendedor está na iminência de ocorrer. 2 – Tecnologia: Existe ainda um combustível essencial para que finalmente o negócio saia do papel – o capital. Sem recurso financeiro é impossível viabilizar qualquer empreendimento. 3 – Capital: O componente final é o know-how, ou seja, o conhecimento e a habilidade de conseguir convergir em um mesmo ambiente o talento, a tecnologia e o capital que fazem a empresa crescer. 4 – Know-how:

13 Características/Habilidades do Empreendedor
Têm a visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida.Implementam seus sonhos. São Visionários Não se sentem inseguros, tomam decisões corretas na hora certa. Sabem tomar decisões Transforma algo de difícil definição, em algo concreto. Agregam valor aos já existentes. Fazem a diferença É um exímio identificador de oportunidades, curioso e atento a informações. Exploram as oportunidades Implementam suas ações com total comprometimento. Ultrapassam os obstáculos. Determinados e dinâmicos São dedicados São incansáveis e loucos pelo trabalho.

14 Características/Habilidades do Empreendedor
São otimistas e apaixonados pelo que fazem Enxergam sempre o sucesso, em vez de imaginar o fracasso. Querem criar os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos. São independentes e constroem o próprio destino Acreditam que o dinheiro é conseqüência do sucesso do negócio. Ficam ricos Têm um senso de liderança incomum. São respeitados e adorados por seus colaboradores. São líderes e formadores de equipe São bem relacionados Constroem uma rede de contatos que os auxiliam no ambiente externo da empresa.

15 Características/Habilidades do Empreendedor
Sabem obter e colocar os recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros, de forma racional. São organizados Só trabalham com planejamento Planejam cada passo de seu negócio. Possuem Conhecimentos São sedentos pelo saber e aprendem continuamente. Assumem riscos calculados Quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora Criam valor para a sociedade Geram emprego, dinamizam a economia, inovam, sempre buscando soluções para melhorar a vida das pessoas.

16 Comparação entre Gerentes (Administradores) Tradicionais e Empreendedores
TEMAS GERENTES (Trad.) EMPREENDEDORES  Motivação Principal Promoção e outras recompensas tradicionais Independência, oportunidade para criar algo novo, ganhar dinheiro  Referência de Tempo Curto prazo e com horizonte de planejamento anual. Sobreviver e atingir cinco a dez anos de crescimento do negócio  Atividade Delega e supervisiona Envolve-se diretamente  Status Preocupa-se de como é visto na empresa Não se preocupa com o status  Como Vê Riscos Com cautela Assume riscos calculados  Falhas e Erros Tenta evitar erros e surpresas Aprende com erros e falhas  Decisões Geralmente concorda com seus superiores Segue seus sonhos para tomar decisões  A Quem Serve Aos outros (superiores) A si próprio e a seus clientes  Histórico Familiar Membros da família trabalham em grandes empresas Membros da família possuem pequenas empresas ou já criaram algum negócio  Relacionamento Interpessoal A hierarquia é a base do relacionamento As transações e acordos são a base do relacionamento

17 O Processo Empreendedor
Portanto a inovação tecnológica possui quatro pilares : 1. Investimento de capital de risco 2. Infra-estrutura de alta tecnologia 3. Ideias criativas 4. Cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio

18 O processo Empreendedor
Identificar e Desenvolver o Determinar e Captar Gerenciar a avaliar a Plano de Negócios os recursos empresa criada oportunidade 1. Sumário Executivo necessários Estilo de gestão criação e abrangência recursos pessoais 2. O Conceito do Negócio Fatores críticos de da oportunidade sucesso 3. Equipe de Gestão recursos de amigos valores percebidos e e parentes Identificar problemas reais da oportunidade 4. Mercado e Competidores angels atuais e potenciais riscos e retornos da oportunidade 5. Marketing e Vendas governo Implementar um sistema de controle capitalistas de risco oportunidade versus 6. Estrutura e Operação habilidades e metas Profissionalizar a bancos pessoais 7. Análise Estratégica gestão incubadoras Entrar em novos situação dos 8. Plano Financeiro mercados competidores 9. Anexos

19 O Processo Empreendedor

20 O Processo Empreendedor

21 Validação da Ideia (Problema)

22 Razões para o aprendizado do Empreendedorismo na Universidade
† Alta taxa de mortalidade empresarial (pequenas e médias) † A cada 3 abertas 2 morrem † As pequenas empresas morrem em sua maior parte • Mudanças nas relações de trabalho = novas formas de participação no emprego • Exigência de um grau de empreendedorismo aos que vão se empregar (entender o negócio/ diagnosticar e atender ao cliente / identificar oportunidades / gerenciar recursos para viabilizar as oportunidades)

23 Razões para o aprendizado do Empreendedorismo na Universidade
Relações distanciada entre escolas e empresas /governo/associação de classe e financiadores Cultura – Valor do ensino não sinalizam para o empreendedorismo A percepção da importância da pequena e media empresa para o desenvolvimento econômico é insuficiente Metodologia do ensino profissional não é adequada para a formação e desenvolvimento de empreendedores Falta do hábito de falar da pequena empresa Ética – Maior preocupação do estudo do empreendedorismo Cidadania – o empreendedor deve ter alto envolvimento e comprometimento com o meio ambiente e a comunidade

24 O que é importante para Empreender
 Conhecer o setor de atuação (2 a 6 anos )  Discutir as idéias e deixar as críticas fluírem (nada de esconder)  Aprender a definir a partir do indefinido  O empreendedor nunca para de aprender e criar  Visa a formação do empreendedor de sucesso  Aprender com resultados (positivos ou fracassos)  Aproveitamento constante das oportunidades (rotina)

25 O Empreendedor aprende
 Solucionando problemas  Trabalhando e criando sob pressão  Interagindo com as pessoas  Promovendo trocas com o ambiente  Aproveitando oportunidades  Copiando outros empreendedores Aprendendo com os próprios erros

26 É necessário estudo profundo:
Do negócio ( core business ) Do cliente Do fornecedor Do concorrente Das tendências e sinalizações futuras do produto Da gerência Da Administração/Gestão Financeira Do Caixa

27 Lições do Empreendedorismo
“Empreendedores são pessoas com necessidade de realizar, cuja imagem social não está em conflito com as atividades necessárias para iniciar um negócio próprio, com disposição de assumir riscos e cujo capital social é favorável a ser empreendedor. Uma vez atendidos esses requisitos, podemos analisar em que momento da vida o empreendedor está,´por assim dizer, “pronto” para alçar vôo. É necessário também ser suficientemente vivido, em termos de escolaridade e experiência profissional, mas não pode deixar passar tempo demais, senão corre o risco de ficar preso a outros interesses e obrigações.” Robinson Shiba

28 Onde estão as oportunidades
Imitando os sucessos alheios através das oito formulas abaixo: 1. Identificação de Necessidades Essa é a fórmula principal, uma vez que todo produto ou serviço deve atender a uma necessidade, e dela derivam as outras, que têm abordagem mais focalizada. Para identificar necessidades, o principal é manter ouvidos e olhos bem abertos. 2. Observação de Deficiências Uma vez identificada as necessidades, analisar nas já existentes, todos os pontos que poderiam ser melhorados. Esse é o passo inicial da observação de deficiências. Em seguida, deve-se prever se o cliente valorizará as melhorias planejadas e se será possível introduzi-las por um preço que ele, cliente, estará disposto a pagar.

29 Onde estão as oportunidades
3. Observação de Tendências Observação de modo vida, condições de vida, tempo, conveniência, preferências etc. dos possíveis clientes, procurando aproveitar bem todas essas tendências. 4. Derivação da Ocupação Atual Muitos funcionários acreditam que, se fossem donos da empresa em que trabalham, o negócio iria melhor. Assim, consultores de uma multinacional montam sua própria consultoria, cabeleireiros de um grande salão montam seu próprio salão de beleza, o gerente de sistemas de um banco monta sua própria empresa de sofware etc. 5. Procura de Outras Aplicações Observar o que mais você pode acrescentar ao teu negócio que possa suprir possíveis recessões.

30 Onde estão as oportunidades
6. Exploração de Hobbies Se a executiva gosta de mergulhar, a médica é filatelista, ou o psicólogo é mestre-cuca amador, por que não transformar essas paixões de fim de semana em ganhos diário 7. Lançamento de Moda Além de criativo, o empreendedor que se propõe a lançar um modismo deve ser persistente, saber contagiar as pessoas com seu entusiasmo e estar consciente de que o sucesso de uma moda costuma durar pouco. 8. Imitação do Sucesso Alheio Essa é sem dúvida a fórmula mais comum e a menos arriscada de identificar oportunidades.

31 Atividade Empreendedora

32 Identificando oportunidades
O empreendedor utiliza suas ideias de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. É importante que o empreendedor teste sua ideia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial. Diferenciando ideias de oportunidades

33 Identificando oportunidades
Ideia certa no momento errado O timing da ideia. A evolução dos mercados. A experiência no ramo como diferencial Novas ideias de empreendedores num mercado desconhecido por ele tem pequenas chances de sucesso.

34 Identificando oportunidades
Fontes de novas ideias Empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas ideias de negócio e de verdadeiras oportunidades Informação é a base de novas ideias O difícil é selecionar a informação relevante. Brainstorming ou tempestade cerebral, é uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas ideias.

35 Identificando oportunidades
Imaginação Criatividade Inovação Inventividade

36 Identificando oportunidades
Fontes de novas ideias Para se estruturar a braisntorming aconselha-se as seguintes regras: Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo. Quanto mais rodadas entre os participantes melhor. Podem-se dar ideias baseadas em ideias anteriores de outras pessoas. A sessão deve ser divertida, sem que haja uma ou outra pessoa dominando a mesma

37 Identificando oportunidades
Fontes de novas ideias Outras formas técnicas para gerar ideias são: Conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade. Pesquisar novas patentes e licenciamento de produtos. Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população, etc. Visitar institutos de pesquisa. Participar de conferências e congressos.

38 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Qualquer oportunidade deve ser analisada: Qual mercado atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

39 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Análise econômica

40 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Análise econômica Deve-se fazer uma análise das possibilidades de retorno econômico do empreendimento. Quando se analisa o retorno financeiro sobre o investimento, devem-se tomar algumas referências. Atualmente pode-se obter retornos sem muito risco (15% a 25% anuais). Deve-se analisar o lucro final do empreendimento.

41 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Análise econômica Ponto de Equilíbrio, Fluxo de Caixa Positivo, Prazo de retorno de investimentos são a base da tomada de decisão quando se efetua a análise da viabilidade do negócio Deve-se considerar o montante de dinheiro necessário para se iniciar o negócio O Fluxo de caixa positivo só ocorrerá quando a empresa retornar o investimento inicial

42 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Análise econômica A quantidade de investimento inicial pode determinar se o empreendedor tem condições de começar o negócio ou não. A decisão de investir muito dinheiro em negócios que proporcionam pouco retorno pode ser considerada uma decisão errada. Quando se usa a criatividade, pode-se obter um grande negócio, com possibilidades de crescimento e retornos.

43 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Vantagens competitivas Estão ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor Uma empresa líder de mercado, com participações muito acima dos concorrentes (40%, 60% ou mais), consegue determinar as prioridades de seus fornecedores e distribuidores, exercendo pressão sobre eles As barreira de entrada para novos competidores constituem uma grande vantagem competitiva

44 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Vantagens competitivas (Oceano Azul)

45 Identificando oportunidades
Avaliando uma oportunidade Equipe gerencial A experiência prévia no negócio conta muito Outro fator que deve ser considerado é a formação da equipe. Critérios pessoais Procure identificar-se com a ideia e a oportunidade de negócio.

46 Identificando oportunidades
Fonte: Sebrae, GEM, 2013

47 Identificando oportunidades
Fonte: Sebrae, GEM, 2013

48 Fontes de ideias para novos negócios
Experiência prévia no ramo % Aperfeiçoamento de negócio atual % Identif. de oport. de negócios /nec. mercado % Busca sistemática % Brainstorming ou hobby % Fonte: Inc. magazine

49 Fontes de idéias de start-ups de tecnologia
Experiência prévia no ramo % Fonte: Inc. magazine

50 Sorte? Em empreendedorismo sorte é o encontro da preparação com a oportunidade!

51 Identificando Oportunidades
Tendência: Oportunidades de negócio via Internet

52 Identificando Oportunidades
Oportunidades na Internet Atualmente tem-se valorizado a empresa.com no mercado. Os oportunistas, denominados erroneamente empreendedores, começam a ter desafios verdadeiros. Qualquer negócio deve ser criado de forma planejada.

53 Identificando Oportunidades
Oportunidades na Internet As oportunidades na rede mundial de computadores devem ser analisadas de forma criteriosa. Os empreendedores desse tipo de negócio devem ter em mente que só o trabalho árduo e competente lhes trará a recompensa financeira.

54 Identificando Oportunidades
Modelos de Negócios na Web Intermediação de Negócios. Comercialização de Propaganda. Mercado Virtual. Fabricantes.

55 Identificando Oportunidades
Modelos de Negócios na Web Intermediação de Negócios Objetiva aproximar compradores e vendedores Deve ser bem definido o formato de cobrança e em quais transações serão efetuadas Pode ser subdividido em: Portais Verticais B2B Compra coletiva Distribuidor Shopping Virtual Sites de comparação Leilão Leilão Reverso Classificados Sites de permuta

56 Identificando Oportunidades
Modelos de Negócios na Web Comercialização de Propaganda É feito pelos portais e/ou sites especializados. É uma extensão do modelo tradicional de propaganda. A mídia é rica em conteúdo e serviços: , horóscopo, notícias personalizadas, chats, etc. As mensagens de propaganda são inseridas dentro do conteúdo e dos serviços, geralmente no formato de banners O fator crítico de sucesso é a “lata” visitação do site.

57 Identificando Oportunidades
Modelos de Negócios na Web Mercado Virtual Baseia-se na construção de revendas ou de empresas de varejo na Web. Empresas puramente virtuais

58 Identificando Oportunidades
Modelos de Negócios na Web Fabricantes Que passam a expor e comercializar seus produtos na Web. Possuem clientes ativos e bem definidos. Para empresas fabricantes de produtos, existe uma série de tecnologias que podem auxiliar a empresa a melhorar sua performance financeira, tais como: Customer Relationship Manegement (CRM) Enterprise Resource Planning Business Inteligente, Supply Chain Manegement, eProcurement, Marketplace e outros.

59 Identificando Oportunidades
Tendências Uso da internet em 1994 nos Estados Unidos: começa a chamar atenção dos investidores. Yahoo e Amazon são exemplos de modelos de negócios bem sucedidos. O investidor deve analisar e corre o risco de ser iludido. Deve-se avaliar que tanto investidores como empreendedores agiram como especuladores ou oportunistas querendo fazer dinheiro de forma fácil e rápida.

60 Identificando Oportunidades
Tendências O verdadeiro empreendedor tem de estar pronto para assumir o desafio de muitos anos e não só criar oportunidades e passá-la a frente. Muitas incubadoras.com, na realidade queriam criar um negócio com muito baixo investimento. As empresas tradicionais, mesmo de forma não tão ágil quanto às virtuais, estão começando a dar seus passos e a mostrar que vão ocupar seus espaços na Web.

61 Tendências Uso da internet Start-Ups de Tecnologia
Criatividade e Inovação Economia Criativa Fenômeno Fintech Crowdfunding

62 Referências DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço, 2002


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