A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

2 Focos de atenção 1. Novo paradigma para a Rede Municipal 2. Tempo de planejamento para o professor regente 3. Programas, projetos e ações em 2012 4. Reuniões com Diretores 5. Semana de Capacitação 2012

3 1. Novo paradigma da Rede Municipal CAMINHAMOS PARA : Escolas organizadas em etapas de desenvolvimento:  Educação Infantil – creche, maternal e pré-escola  Ensino Fundamental: Casa da Alfabetização – 1°, 2° e 3° Anos Primário – 4°,5° e 6° Anos Ginásio – 7°,8° e 9° Anos Ob.: A Educação Especial, modalidade de ensino, perpassa todos os níveis Escolas em horário integral - turno único de 7horas

4 Casa da Alfabetização Proposta metodológica para o 1°, 2° e 3° Anos Alunos alfabetizados no 1° Ano e consolidação da leitura e escrita no 2° e 3° Anos  Professor com perfil: bom alfabetizador  Ficar com a turma nos 3 anos desta etapa  Material pedagógico específico  Organização do ritmo diário  Ambiente apropriado: tapetes para leitura, círculo pintado no chão  Foco nas atividades de Língua Portuguesa e Matemática Nas Escolas do Amanhã projeto Cientistas do Amanhã, mas sem provas  Uso da Educopédia – “Pé de Vento” na sexta-feira

5 Primário Pontos focais:  Leitura de 1 livro por mês  Prova de redação comparando os livros lidos  Leitura semanal de não ficção (atualidades)  Uso de ‘‘Diário” para anotações todos os dias  Ênfase em solução de problemas  Professores capacitados em polivalência

6 2. Tempo de planejamento do professor O professor regente precisa ter 1/3 da sua carga horária para planejamento -Lei N° 11.738 de 16 de julho de 2008- PI - já tem esse horário há algum tempo PII – vamos organizar a partir deste ano

7 2. Tempo de planejamento do PII Horário Parcial Professor II – carga horária = 22h30  Tempo de planejamento = 7h30 Centro de estudo semanal = 4h30 (a turma é atendida por diversos PI e Sala de Leitura) Recreio de 30min em 4 dias = 2h (participação do agente educador) Assembleia - 1 hora semanal, realizada pelo diretor, com todos os alunos Total: 4h30 + 2h + 1h =7h30min

8 Assembleia com alunos A Assembleia semanal, realizada pelo diretor, deve ocorrer tanto no 1°segmento ( 1 hora) como no 2°segmento ( 50 minutos). O que podemos tratar nas Assembleias:  Projeto Pedagógico e Metas da escola  Informes Gerais  Reflexão sobre direitos e deveres (ouvir os alunos) .............. Importante a participação do Grêmio Escolar

9 2. Tempo de planejamento do PII Centro de Estudo Semanal ORGANIZAÇÃO IDEAL PARA O CENTRO DE ESTUDO PARCIAL Professor de Arte – 1 tempo Professor de Inglês – 1 tempo Professor da Sala de Leitura – 1 tempo (atuação específica para essa proposta) Professor de Educação Física – 2 tempos

10 2. Tempo de planejamento do PII Centro de Estudo Semanal Pontos de atenção na organização do centro de estudo semanal: Pensar primeiro no aluno ao organizar a grade do PI no dia de Centro de Estudo Semanal do PII. A linguagem da Arte será oferecida em função do quantitativo de professor na CRE. Música precisa estar obrigatoriamente no 6º Ano e no 6º Ano Experimental. Os Professores I que cobrem o turno do centro de estudo do PII vão trabalhar tempos de 50 minutos para fechar um turno com 5 tempos, como fazem no 2º segmento. O recreio no dia do centro de estudo semanal será de 20 minutos, para que a grade possa fechar.

11 2. Tempo de planejamento do PII Centro de Estudo Semanal Acordos em relação à organização da grade: Não usaremos a quarta-feira para o centro de estudo semanal do PII, porque é o dia em que o PI atende o 6º Ano Experimental e os demais Projetos Estratégicos do Programa Reforço (Realfabetização e Aceleração). Não utilizaremos a segunda-feira para o centro de estudo semanal das turmas do 1° ano

12 3. Principais Programas, Projetos e Ações 2012 3.1. Escolas de 7 horas 3.2. 6° Ano Experimental 3.3. Ginásio Experimental Carioca – GEC (18) 3.4. Ginásio Experimental Olímpico – GEO (1) 3.5. Escolas do Amanhã 3.6. Projetos Estratégicos do Programa Reforço Escolar

13 PROJETOS ESTRATÉGICOS DO PROGRAMA REFORÇO ESCOLAR Projetos em 2012: 1.Realfabetização 1 – 4° e 5°anos – 2.000 alunos 2. Aceleração 1 – 3°e 4° anos – 8.000 alunos 3. Realfabetização 2B – 6° ano – 5.000 alunos 4. Aceleração 2 – 6° ano ( continuidade de 2011) - 10.000 alunos 5. Aceleração 2 A – 6° ano – 6.000 alunos 6. Aceleração 3 – 7° e 8° anos – 15.000 alunos

14 4. REUNIÕES COM DIRETORES JANEIRO Encontros com os Diretores para apresentação das principais ações e encaminhamentos em 2012 Um representante da Coordenadoria deve acompanhar cada encontro

15 4. REUNIÕES COM DIRETORES 1.Escolas com Educação Infantil - locais nas CREs Ob.: Não há capacitação na semana de fevereiro para Prof. Ed. Infantil dia 16/1 – manhã 8ª e 10ª CRE tarde 6ª e 9ª CRE dia 17/1 – manhã 2ª e 7ª CRE tarde 1ª e 3ª CRE dia 18/1 – manhã 4ª e 5ª CRE 2.Escolas de 7 horas dia 6/1 – manhã e tarde – local sala 350 do CASS 3. Escolas com 6° Ano Experimental dia 23/1 – tarde - local: sala 350 do CASS

16 4. REUNIÕES COM DIRETORES 4. Escolas do Amanhã dia 9/1 – manhã – 4ª CRE tarde – 3ª e 5ª CRE - local: sala 350 dia11/1 – manhã 1ª e 2ª CRE tarde – 6ª e 7ª CRE – local: sala 350 dia 13/1 – manhã 8ª CRE tarde – 9ª e 10ª CRE – local:sala 350 dia 26 - das 8h às 14h - Hotel a definir 5. Ginásio Experimental Carioca e Ginásio Experimental Olímpico dia 11/1 – das 9h às 16h – local: GEC Orsina da Fonseca – Rua São Francisco Xavier, n° 75, Tijuca

17 4. REUNIÕES COM DIRETORES 6. Ensino de Inglês e Arte – locais nas CREs e Cultura Inglesa* dia 23/1 – manhã 1ªCRE* tarde – 2ª CRE* dia 24/1 – manhã 5ª CRE tarde – 3ª CRE dia 25/1 – manhã 10ª CRE tarde – 6ª CRE dia 27/1 – manhã 9ª CRE tarde – 8ª CRE dia 30/1 - manhã 7ª CRE tarde – 4ª CRE 8. Casas de Alfabetização data e local a definir 10 Sala de Leitura Polo dia 17/1 - manhã – local a definir

18 5. SEMANA DE CAPACITAÇÃO  Ocorrerá no período de 6 a 10 de fevereiro de 2012.  As ações serão quase todas em dois turnos: manhã e tarde As ações para o PEJA ocorrerão à noite  Todos os professores inscritos/convocados devem comparecer

19 5. SEMANA DE CAPACITAÇÃO 1.Projetos Estratégicos do Reforço Escolar 2. Escolas de 7 horas 3. 6° Ano Experimental 4. Escolas do Amanhã 5. Ginásio Experimental Carioca 6. Ginásio Experimental Olímpico 7. Projeto Ciência Hoje 8. Projeto Cientistas do Amanhã( PI). O PII terá capacitação posteriormente 9. Projetos com parceiros no contraturno

20 5. SEMANA DE CAPACITAÇÃO 10.Professores alfabetizadores 1° e 2° anos (totalidade) 11. Professores do 3° ano,especialmente turmas com defasados e dificuldades na leitura e escrita (totalidade) 12. Professores do 1° ano do projeto Alfa e Beto 13. Professores do 4° e 5° anos (totalidade) 14. Professores do 6° ao 9° anos, nas áreas específicas de LP, Mat, Geo, Hist e Ciên para uso das apostilas e educopédia 15. Professores das Linguagens da Arte (totalidade) 16. Professores de Inglês (totalidade) 17. Professores de Ed. Física

21 5. SEMANA DE CAPACITAÇÃO 18.Professores dos projetos Gibi e Vôlei em Rede 19. Professores de Sala de Leitura e Bibliotecários 20. Professores do PEJA 21.Professores da Educação Especial 22.Uso específico da Educopédia 23. Dinâmica de sala de aula (“Aula Nota 10”) 24. Temas transversais: – Características das diferentes etapas do desenvolvimento infanto-juvenil – Diversidade e outros 25. Merendeiras Algumas ações serão realizadas em polos nas Coordenadorias, no sistema telepresencial mediado - MULTIRIO

22 DESEMPENHO 3ªCRE (1° seg.) x REDE SÉRIEAVALIADOSAPROVADOSPERCREDE 1º Ano4410417094,90%96,30% 2º Ano5440526196,70%95,50% 3º Ano5506446281,00%81,40% 4º Ano4715417088,40%90,50% 5º Ano4026385595,80%95,20% 1º segmento240972193591,00%91,40%

23 DESEMPENHO 3ªCRE (2° seg.) x REDE SÉRIEAVALIADOSAPROVADOSPERCREDE 6º Ano4489373783,20%83,30% 7º Ano4215361085,60%85,30% 8º Ano3721332189,30%88,90% 9º Ano3165302295,20%93,80% 2º segmento155901369087,80%87,30% 1º + 2º segmento396873562589,80%89,70%

24 DESEMPENHO 3ªCRE (Projetos) x REDE Realfabetização 117112472,50%78,10% Realfabetização 2A16914082,80%78,40% Realfabetização 2B30425884,90%84,60% Aceleração 1A28225088,70%85,40% Aceleração 1B57250588,30%89,60% Aceleração 371669597,10%98,70% Projetos2214197289,10%89,20% TOTAL/MÉDIA419013759789,70% SÉRIEAVALIADOSAPROVADOSPERCREDE

25 DESEMPENHO DA REDE - 2011 S É RIEAVALIADOSAPROVADOSPERCENTUAL 1 º Ano514124949896,3% 2 º Ano595235682595,5% 3 º Ano685715616781,9% 4 º Ano555435025890,5% 5 º Ano537375114195,2% 6 º Ano579504824883,3% 7 º Ano525284482285,3% 8 º Ano474634217688,9% 9 º Ano392593682293,8% Realfabetiza ç ão 13372263378,1% Realfabetiza ç ão 2A1997156678,4% Realfabetiza ç ão 2B3309280084,6% Acelera ç ão 1A4467381785,4% Acelera ç ão 1B3155282689,6% Acelera ç ão 39560943998,7% TOTAL/M É DIA51184645903889,7%


Carregar ppt "PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google