A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Guerra Mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Guerra Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Guerra Mundial

2 MUNDO PRÉ-GUERRA O fim da Primeira Guerra não significou consolidação da paz mundial; afinal, o tratamento dado a alguns países só favoreceu o surgimento de sentimentos nacionalistas revanchistas. Três países merecem destaques nesse contexto: Alemanha, Itália e Japão. Os três se sentiram prejudicados com os resultados da Guerra, pois o primeiro foi humilhado pelo Tratado de Versalhes, e os outros dois, apesar de lutarem ao lado dos vencedores, não receberam o que esperavam e saíram do conflito se sentindo traídos

3 Bomba em Hiroshima e Nagasaki

4

5

6 Política expansionista (Alemanha, Itália e Japão)
O Japão, agindo na frente asiática, invadiu a região da Manchúria (1931), na china, país que chegou a dominar completamente durante a Guerra. Já a Itália, atuando na África, invadiu a Etiópia (1935), que até então se mantinha independente. O caso mais polêmico, no entanto, foi o alemão, pois, desrespeitando o Tratado de Versalhes, a Alemanha reconstruiu sua máquina bélica. Sob o comando do governo nazista, os alemães aumentaram o seu contingente militar e reorganizaram a marinha e aviação de guerra.

7 Liga da Nações A Liga das Nações, órgão criado para garantir a paz mundial no final da Primeira Guerra, consentia com o expansionismo do Eixo, evidenciando o seu fracasso em cumprir seus objetivos. Além disso, Inglaterra e França adotaram a política de apaziguamento, que se caracterizou pela omissão dos dois países diante do avanço nazista com o objetivo de evitar um conflito armado com a Alemanha. Hitler se aproveitou da situação para exigir os Sudetos, região da Tchecoslováquia habitada por maioria germânica.

8 Europa década de 1930

9 Em 1939, Hitler foi além, incorporando toda a Tchecoslováquia sem que a Inglaterra e a França fizessem nada, já que esses dois países também viam o poderio alemão como uma forma de impedir o avanço do socialismo sobre a Europa, ficando tal atitude conhecida como o Cordão Sanitário (impedir avanço Russo). Para esses Estados, era uma questão de tempo até que Hitler atacasse Stálin e, assim, eliminasse a influência da esquerda sobre o continente.

10

11 Resolução


Carregar ppt "Segunda Guerra Mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google