A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:"— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Questões anteriores: economia, crescimento de movimentos políticos de esquerda e direita; Alemanha: penalizada pelos acordos do pós-guerra (vultuosas indenizações às nações vencedoras e desarmamento); Regimes totalitários: expansão territorial; Grandes grupos industriais: interesse em conquistar novos mercados e controlar novas fontes de matérias- primas; Japão: pretensões imperialistas.

2 ALEMANHA: Ascensão de Hitler ao poder;
Desrespeita as determinações de Versalhes, reativa a indústria bélica e produz armamentos em ritmo acelerado; Forte política expansionista; Alianças (eixo Roma-Berlim e Pacto Germano- Soviético); Hitler tinha interesse na posse do “corredor polonês”; 1º de setembro de 1939: a Alemanha invadiu com cinco exércitos a Polônia: começa a II Guerra Mundial.

3 A Europa no início da II Guerra Mundial:

4 Após a invasão da Polônia, a França e a Inglaterra tentaram evitar o confronto com um bloqueio econômico, mas a guerra era inevitável; Inicia-se em território europeu, mas logo espalha-se pelo resto do mundo; Ofensiva alemã inicialmente é vitoriosa, submetendo vários países a seu domínio; França ocupada e dividida pelos alemães em 1940; A Inglaterra resistiu à violenta ofensiva aérea alemã e manteve-se no combate até o fim da guerra.

5 EIXO: ALIADOS: Alemanha Itália Japão. Inglaterra França Estados Unidos URSS Adesão de outros 25 países.

6 A Alemanha ganhara terreno nos primeiros momentos da guerra (guerra relâmpago);
1942: os Aliados começaram a deter seu avanço e passaram para a ofensiva; Os E.U.A. declaram guerra após o ataque do Japão à base naval norte-americana de Pearl Harbor, em dezembro de 1941; O acordo de não agressão feito entre Alemanha e URSS foi rompido quando, em junho de 1941, Hitler invadiu a União Soviética.

7 Frente Oriental – Alemanha e URSS:
Os nazistas tiveram problema na invasão à URSS por conta da política soviética de “terra arrasada”; Entre 1941 e 1942 os combates na frente oriental foram violentos; Os soviéticos são beneficiados pelo inverno rigoroso e a sangrenta Batalha de Stalingrado terminava a invencibilidade alemã.

8 Territórios ocupados pelos alemães na Europa:

9 1944: a França foi libertada;
Os Aliados começaram a penetrar na Itália através da Sicília em junho de 1943, impondo sucessivas derrotas aos fascistas; Mussolini é deposto, o rei Vítor Emanuel rendeu-se; As tropas alemãs sediadas na Itália central continuaram a luta até abril de 1945; A FEB (Força Expedicionária Brasileira) participou dessas batalhas (em território italiano); Abril de 1945: Mussolini morre ao tentar fugir para a Suíça.

10 Hitler refugia-se em seu bunker em Berlim, após ser cercado por todos os lados;
Não se rende, mas suicida-se juntamente com Eva Braun, sua amante (dia 30 de abril); A Alemanha é finalmente vencida; O Japão se rende em agosto de 1945, após os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.

11 Perdas humanas e materiais fizeram da II Guerra mundial um conflito superior à I Guerra;
Milhares de civis foram mortos indiscriminadamente; Extermínio em massa de judeus (além de outros “degenerados”) em campos de concentração nazistas; Lançamento das bombas atômicas.

12 Retomando.... Causas da Guerra: Revanchismo alemão;
Expansionismo alemão – governo nazista; Expansão italiana – governo fascista; Expansão japonesa – monarquia fascista; Crise de 1929 – acelera a ascensão dos regimes nazi- fascistas. Estopim: ataque alemão à Polônia após o pacto germano- soviético ou pacto de não agressão.

13 I GUERRA MUNDIAL: II GUERRA MUNDIAL: 9 milhões de mortos; 22 milhões de feridos; 7 milhões de inválidos; 5 milhões de desaparecidos. 50 milhões de mortos; 35 milhões de feridos; 3 milhões de desaparecidos; 6 milhões de judeus vítimas do genocídio nazista.


Carregar ppt "SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google