A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto."— Transcrição da apresentação:

1 PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Biomédicas. Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica. Maria do Socorro Bezerra Rocha. Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Biomédicas. Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica.

2 ACERVO IMPRESSO: Os documentos da produção científica do ICB/USP são arquivados em pastas A-Z, separados por Departamento, ano e por tipo de material; artigos de periódicos ordenados alfabeticamente pelo título da revista RESUMO: Relato de experiência de preservação do acervo impresso, para ambiente digital da produção científica do corpo docente do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Intenta-se com a conversão, do material bibliográfico impresso para ambiente digital, a preservação deste acervo e permitir assim, resgatá-los de forma rápida e mantê-los sempre em bom estado de conservação. Palavras-chave: digitalização de acervo; preservação de acervo; direitos autorais; biblioteca digital. OBJETIVO: Conservar e preservar, em ambiente digital, a memória intelectual dos docentes e pesquisadores do ICB/USP. Figura 1: armazenamento do produção científica impressa do ICB

3 SUMÁRIO: O acesso ao documento é feito por meio de um sumário, elaborado em formato de referência bibliográfica, normalizado pela Norma ABNT (NBR 6023), no qual se destaca o nome do docente que está linkado com o trabalho. Figura 2: Capa do CD-ROM da produção científica do ICB ACERVO DIGITAL: A produção científica digitalizada é armazenada em CD-ROM e organizada por departamento, como está representado na figura 2: Figura 3: Apresentação do sumário da produção científica do ICB

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS: A digitalização de documentos contribui para conservação e preservação do material original, acesso rápido à informação e otimização do espaço físico do acervo. Nos permite, ainda, problematizar e questionar a durabilidade do suporte no qual o documento é armazenado, bem como o caráter instável dos equipamentos eletrônicos, já que estes, ao passarem, constantemente, por um processo de atualização e modernização tecnológica, requerem do usuário a sua, também, atualização e capacitação, o que acarreta em altos custos. As Universidades disponibilizam modernos equipamentos tecnológicos. No entanto, o público que não dispõe desses recursos, ainda recorre ao material impresso. Desse modo, acreditamos que este tipo de suporte deve ser mantido no acervo, para o que o público tenha o acesso à memória intelectual dos pesquisadores e aos registros da evolução da ciência.


Carregar ppt "PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google