A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Formação de uma Biblioteca Digital, através dos sumários correntes de periódicos da área educacional: procedimentos, metodologia e acesso online de documentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Formação de uma Biblioteca Digital, através dos sumários correntes de periódicos da área educacional: procedimentos, metodologia e acesso online de documentos."— Transcrição da apresentação:

1 A Formação de uma Biblioteca Digital, através dos sumários correntes de periódicos da área educacional: procedimentos, metodologia e acesso online de documentos. Gildenir Carolino Santos Rosemary Passos Rev. Online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.1, out Apresentado por Cristiano Motta Antunes nov. 2004

2 Descrição Relata o resultado de uma experiência realizada na Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, como propósito de disponibilizar via internet, o seu acervo de periódicos, através dos sumários digitalizados.

3 Justificativa Viabilizar o acesso as informações mais atuais disponíveis nos períodicos. Devido ao desenvolvimento científico e tecnológico, o número de informações correntes nas publicações periódicas triplicou, aumentando assim as dificuldades em cercar toda essa documentação e disponibilizá-la em tempo hábil para não se tornarem ultrapassadas.

4 Justificativa Iniciativas de projetos bem sucedidos e que servem como modelos a serem seguidos: – SciELO – Scientific Eletronic Library Online. – ProBE – Consórcio para Desenvolvimento de Biblioteca Eletrônica.

5 Objetivos Criar suporte para apoiar atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estabelecer normas para indexação de materiais bibliográficos. Disponibilizar as informações para o público externo de forma gratuita. Manter um bom funcionamento da rede. Divulgar os sumários online como fonte de informação e obra de referência. Colaborar com o COMUT (Comutação Bibliográfica).

6 Metodologia Formação do sistema de rede. – Utilização da rede instalada em 1998, atualizada em Formação do controle de sumários online. – Escaneamendo dos sumários e utilização de numeração seqüencial nos arquivos (.jpg) criados.

7 Metodologia Estrutura e operacionalização da digitalização Inicialização do software Corel Photo-Paint 6.0 Computador Cliente Captura de imagem dos Sumários Scanner (Hp Scanjet 4L) Salvamento dos arquivos com nº de controle (.jpg) Diretório Sumários Digitação dos títulos escaneados em html Computador Cliente Inserçao de Links – Arquivo + Títulos Computador Cliente Preparação: sumários alfabeticamente + migração Computador Cliente Servidor Arquivos.Jpg

8 Metodologia Treinamento do Pessoal técnico Treinamento dado pela Diretoria Técnica aos auxiliares de bibliotecários para: – Utilizar Scanner; – Aplicação dos programas Corel Photo-Paint para digitalização e FrontPage para elaboração de documento Html – Como construir uma página na Internet

9 Direitos Autorais No caso da digitalização de sumários de periódicos é permitido. – Pois possui a finalidade de divulgar através de suporte eletrônico dos referidos materiais. – A atividade favorece a pesquisa científica. – Não almeja fins lucrativos Caso exista interesse em disponibilizar os artigos completos, a Biblioteca da Faculdade de Educação entrará em contato com os autores/editoras solicitando autorização e/ou convênios para efetivação.

10 Vantagens Acesso gratuito aos títulos do acervo da biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP. Acesso em tempo real; Disponibilidade dos fascículos online dos sumários, além do mês corrente; Links com títulos dos periódicos que já possuem os artigos texto completo acessíveis na Internet, agilizando a busca bibliográfica.

11 Vantagens Armazenamento dos sumários em formato de CD-ROM. Devido a periodicidade, permite o registro com ISSN, como obra de referência, através do IBICT. Funciona como instrumento de apoio, medializado com o software Ariel, agilizando as solicitações do Serviço de comutação Bibliográfica.

12 Considerações Finais Apesar de parecer de pouca utilidade, a digitalização apenas dos sumários reduz o caminho percorrido do usuário para a finalização de sua pesquisa. Após a iniciativa, entidades externas procuram a biblioteca afim de solicitar a inclusão dos sumários de seus títulos, uma vez que, apartir do registro de ISSN junto ao IBICT, tornou-se uma fonte de indexação e obra de referência.

13 Links Exemplo de sumário de periódicos: Biblioteca da Faculdade de Educação Prof. Joel Martins - UNICAMP


Carregar ppt "A Formação de uma Biblioteca Digital, através dos sumários correntes de periódicos da área educacional: procedimentos, metodologia e acesso online de documentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google