A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal da Bahia Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Milton Santos Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia AULA 15 MILTON SANTOS

2 Pesquisa Bibliográfica
Aula 15

3 Objetivos da pesquisa bibliográfica
Fazer uma revisão sobre um dado assunto; Atualizar-se; Encontrar respostas a problemas propostos; Levantar contradições sobre determinado tema; Avaliar o “estado da arte” .

4 Como efetuar uma pesquisa bibliográfica
Definição clara do que se quer pesquisar; Qual o propósito da sua pesquisa? Onde começar a pesquisa de um dado assunto? Como se obter precisamente o que se quer? Como filtrar as informações adquiridas?

5 Tipos de formato da informação
Textos no formato digital (pdf, doc, html, ppt); Slides (ppt, pps, pdf); Vídeos (mpeg, avi, flv, etc); Papel.

6 Etapas de uma Pesquisa Bibliográfica
Determinação de um  "ponto de partida"; Levantamento e cadastramento das citações relevantes; Aprofundamento e expansão da busca. Uso de publicações terciárias; Seleção das fontes a serem obtidas; Localização das fontes/obtenção de conteúdo; Leitura, sumarização e redação.

7 Ponto de partida Lista de citações de trabalhos fundamentais para o tema; Listas de citações de revisões recentes da literatura; Idéias e dicas dadas pelo orientador, colegas, congressos, etc.

8 Ponto de partida Folhear números recentes e sumários de algumas revistas importantes na área; Pesquisa na Internet usando catálogos e mecanismos de busca.

9 Fontes de informação via Web
Mecanismos de busca padrão (Google, Yahoo, Altavista,etc); Wikipedia para artigos variados; Youtube para vídeos; Google Scholar, Scielo, ScienceDirect e CAPES periódicos para artigos acadêmicos; Bibliotecas das IES (UFBA, UNICAMP) Dicionários online (priberam, webster)

10 Avaliação das informações
Leitura de resumos e abstracts; Leitura completa dos texto; Novas pesquisas a partir das referências dos textos; Complementação de conteúdo a partir das referências;

11 Cadastramento de informações
Cadastrar em fichas (papel o forma digital) seu material bibliográfico; A identificação de cada texto deve seguir uma padronização; Criar pasta para armazenamento dos textos e mídias; Classificá-los de acordo com área de conhecimento e assunto.

12 Importância do cadastramento
Assegurar a integridade e correção da referência, para uso posterior no trabalho (citação completa); Reter elementos que permitam sua seleção posterior e fácil localização no momento de necessidade; Sumarizar o trabalho para auxiliar na redação da revisão bibliográfica. 

13 Importância do cadastramento
Uso de fichas sistemáticas, contendo a referência, resumo, comentários, grau de interesse ou localização; Uso de software especializados.

14 Ficha de bibliográfica
A ficha bibliográfica é um instrumento que contém informações de cada referência;  Seu objetivo é facilitar a localização de informações sobre cada referência; As fichas bibliográficas devem ser confeccionadas à medida que os textos são lidos;

15 Ficha de bibliográfica
Atualmente o computador pode facilitar bastante esta fase do trabalho, por permitir a criação de fichas da mesma forma que com papel e cuja consulta é extremamente rápida.  

16 Ficha de bibliográfica
Como geralmente é usado um editor de texto para a redação em todas as suas fases, também é possível a transferência de dados diretamente das fichas para o texto possibilitando uma grande economia de tempo.

17 Exemplo de Ficha Ano Autores Título
Fonte (revista, livro, anais, etc.), com dados completos de referência (volume, ano, páginas, etc.) Palavras-chave Outros dados: tipo de publicação, idioma, autoria do resumo, UID (número de identificação na base de dados), etc. Objetivo Material e métodos Comentários e conclusões. Identificação de localização do original (separata, biblioteca, estante, URL, etc.)

18 Aprofundamento e expansão da pesquisa
Determinar as palavras-chave, autores e instituições mais relevantes; Montar estratégia bem-pensada de busca;  Utilização de bases de dados bibliográficos;  Começar do mais geral e ir ao particular;  Começar do ano mais recente e retroceder;  Examinar listas de citações.

19 Seleção das fontes Consolidar todas as referências em um único local;
Classificar por ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor;  Eliminar duplicações, revistas difíceis de achar, trabalhos muito similares de mesmo autor;  Eliminar as referências pouco relevantes; Marcar importância ou prioridade de leitura.

20 Seleção das fontes – Fator de Impacto
O fator de impacto dos periódicos é uma medida da freqüência com que a "média dos artigos" publicados em um periódico, citados em um determinado ano; O fator de impacto nos ajuda na avaliação da importância relativa do periódico, especialmente quando o comparamos com outros na mesma área.

21 Seleção das fontes – Fator de Impacto
O fator de impacto de um periódico é calculado dividindo, o número total de citações dos artigos publicados nos dois anos anteriores, pelo número total dos artigos presentes no periódico no mesmo período; Índices híbridos.

22 Seleção das fontes – Fator de Impacto
Exemplo: Citações em 1999 de artigos publicados em uma determinado periódico em:  1998 =   7381  1997 = 11226  Número total de citações em = 18807 Número de artigos publicados por este determinado periódico em:  1998 = 278  1997 = 315  Número total de artigos publicados em = 593 Cálculo: Fator de Impacto = Número total de citações/Número total de artigos publicados  Fator de Impacto = 18807/593 = 31,715

23 Localização das fontes e obtenção
Artigo em texto completo online; Revista/livro disponível em biblioteca;  Empréstimo inter-bibliotecas; Separata com colega ou orientador;  Solicitar separata ao autor;  Pedido online;  Analisar tempo vs. custo;  Leitura do resumo vs. texto original;

24 Comutação Bibliográfica (COMUT)
Permite o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento; permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos Permite também cópias de documentos que estão disponíveis em bibliotecas do exterior Maiores informações procurar a Biblioteca Central da UFBA.

25 Leitura, sumarização e redação
Leitura sistemática, por ordem de prioridade e do mais recente para o mais antigo;  Fazer anotações suplementares de leitura, visando a futura redação;  Uso de referências cruzadas;  Adicionar palavras-chave novas. 

26 Leitura, sumarização e redação
Modificar a lista de referências à medida que lê;  Redigir a pesquisa bibliográfica com base numa lista de tópicos;  Usar citações completas no texto (autor, ano).

27 ISBN e DOI International Standard Book Number (ISBN) é um número padrão internacional de 13 caracteres para identificação de um livro ou software; Digital Object Identifier é um padrão de identificação de documentos digitalizados disponível na Web.


Carregar ppt "Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google