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Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado HELENA CELESTE VIEIRA Diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas.

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1 Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado HELENA CELESTE VIEIRA Diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas (SSPES) O papel da informação e da Biblioteca do Senado no Assessoramento Legislativo

2 Biblioteca do Senado Federal OBJETIVOS Apoiar os trabalhos legislativos no uso a informação como subsídio à ação parlamentar. Planejar, coordenar e controlar as atividades de informação inerentes à Biblioteca.

3 Usuário e a necessidade de informação Senador, Consultor, Assessor, Servidores do Senado Federal Informação: para realizar proposições, discursos, discussões sobre temas de interesse nacional e dos Estados Papel do bibliotecário nesse processo: fornecer informações necessárias ao processo legislativo, obedecendo vários critérios.

4 1 – Identificar o TIPO DE INFORMAÇÃO : exaustiva e detalhada; histórica; conceitual / biográfica / dados estatísticos; retrospectiva e/ou atualizada; comparativa com outros países; científica / técnica; atualidades e acontecimentos na mídia. Qualidade no atendimento às pesquisas – critérios :

5 2 – Identificar o TIPO DE SUPORTE: papel: cópias de artigos de revistas e jornais, capítulos de livros ; livros e folhetos ; pesquisas em sites da internet, porém impressas. eletrônico: pesquisas em sites da internet, digitalização do material, gravação em cd-rom ou envio por .

6 Qualidade no atendimento às pesquisas – critérios : 3 – Identificar que PRODUTO FINAL de pesquisa o usuário deseja receber: documentos recuperados sobre o assunto; documentos recuperados sobre o assunto e organizados: por ordem cronológica, por confiabilidade de autorias, pela completeza do conteúdo etc documentos recuperados sobre o assunto e organizados, com análise e estudo de conteúdo

7 ESTUDO E ANÁLISE DE PESQUISAS Etapas: selecionar os documentos recuperados, observando a relevância dos mesmos sob o ponto de vista de interesse do usuário; analisar os documentos e separá-los, observando os aspectos positivos e negativos do tema, preservando a imparcialidade da pesquisa; acompanhar periodicamente o tema em revistas, jornais, livros novos, bases de dados e internet, se for de interesse do usuário, mantendo-o atualizado; gerar um produto para melhor compreensão e visualização dos dados recuperados: tabelas, quadros, clippings etc

8 PRECISÃO CONFIABILIDADE TEMPO DE RESPOSTA Informação para o Assessoramento Legislativo FONTES DE INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS CONTROLE DE QUALIDADE PRIORIDADE CONFIDENCIALIDADE

9 CONFIABILIDADE DA INFORMAÇÃO livros e artigos de autores renomados sites oficiais da internet dados estatísticos de instituições conhecidas indicações da fonte pesquisada com dados completos dos documentos, endereços dos sites utilizados etc

10 PRECISÃO NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO selecionar apenas os documentos relevantes evitar quantidade excessiva de documentos, pois pode não haver tempo hábil para a leitura Preferir a objetividade e se ater à especificidade do tema destacar no texto a parte de interesse para o usuário

11 CONFIDENCIALIDADE DA INFORMAÇÃO Assegurar ao usuário que as informações cedidas serão confidenciais e sigilosas Garantir que o nome do usuário será ocultado, garantindo sua privacidade, se ele assim o desejar

12 PRIORIDADE NO ATENDIMENTO organizar o seu atendimento, realizando pesquisas coordenadamente dar preferência às pesquisas urgentes: senadores em plenário, reuniões em Comissões agendadas, consultores com trabalhos a serem entregues com prazo exíguo

13 TEMPO DE RESPOSTA PARA A PESQUISA SOLICITADA observar a urgência do usuário e acionar todos os recursos possíveis: profissionais, documentais de tecnologia para a pesquisa solicitar um prazo maior para pesquisas mais detalhadas, históricas, retrospectivas a fim de recuperar um maior número de documentos relevantes

14 FONTES DE INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS não se prender apenas ao acervo que a Biblioteca dispõe, mas buscar informações digitais e virtuais solicitar pesquisas em outras instituições que sejam especializadas no tema pesquisado realizar contatos pessoais que possam ajudar, considerando a confidencialidade

15 CONTROLE DE QUALIDADE Revisar a pesquisa para verificar se nada está faltando antes de entregar ao usuário Entrar em contato com o usuário para verificar se as informações fornecidas foram suficientes e satisfatórias

16 Estatística de Pesquisas 2006

17

18 Vantagens da Base de dados RVBI: Acesso ao acervo de 15 bibliotecas simultaneamente Acesso a outras bases de dados nacionais e internacionais que podem disponibilizar o texto completo do documento referenciado Possibilidade de solicitação de pesquisa por

19 Dificuldades Especialização na área de ciências sociais, porém uma biblioteca parlamentar necessita de informações em TODAS as áreas do conhecimento, uma vez que projetos de leis, discursos e problemas nacionais abrangem diversos assuntos Recursos Humanos: necessidade de mais bibliotecários para implantar novos serviços

20 Garantir o acesso à informação aos Parlamentares, Consultores e Assessores, mantendo-os atualizados; Manter o controle de qualidade das informações; Desafios Possibilitar o uso das informações pertinentes e confiáveis para a tomada de decisões no âmbito legislativo.

21 Obrigada Biblioteca do Senado Federal - Helena Celeste R. L. Vieira –


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