A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Base SCOPUS 2012 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.

Cópias: 1
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Base SCOPUS 2012 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP."— Transcrição da apresentação:

1 Base SCOPUS 2012 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP

2 O que é? Base de dados referencial lançada em 2004 pela editora Elsevier. Permite uma visão multidisciplinar da ciência e integra todas as fontes relevantes para a pesquisa básica, aplicada e inovação tecnológica através de patentes, fontes da web de conteúdo científico, periódicos de acesso aberto, memórias de congressos e conferências.

3 O que é? O que está disponível? 18 mil títulos de periódicos, 535 títulos latinoamericanos 263 títulos brasileiros. 5 mil editoras científicas, 265 milhões páginas da Internet, contém os Articles in Press de mais de 3 mil revistas, 18 milhões de patentes, além de outros documentos.

4 O que é? O que está disponível? Diferenciais -Indexa várias áreas do conhecimento; -100% do Medline; -Atualizada diariamente; -Identificador de autores com nível de precisão elevado; -Estudo bibliométrico (Índice H); -Resultado em 4 bases diferentes; -Opções de saída (envio de resultados por , exportar, download PDF, imprimir); -Criação de perfil (alertas, histórico, buscas, bibliografias).

5 O que é? O que está disponível? Diferenciais Regras para pesquisa Não relaciona termos, só busca o que for digitado. As possibilidades são bastante ampliadas com uso dos: -símbolos de truncagem (*, $); -operadores booleanos (and, or, not); -operadores de proximidade (). AB Resposta contém ambos termos A e B. (agrupa os termos). Relaciona AND AB OR Resposta contém A e/ou B. (qualquer um dos dois). Soma AB NOT Resposta contém B e não contém A. Utilizado para excluir um dos termos. Exclui PROXIMIDADE Se você quer pesquisar por uma expressão exata, deverá colocá- la entre aspas. TRUNCAGEM Para recuperar variações de formas no plural ou diferenças na grafia, utilize os operadores de truncagem.

6 O que é? O que está disponível? Diferenciais Regras para pesquisa Como acessar? Acesse a página da Biblioteca Central da FMUSP (http://www.fm.usp.br/biblioteca), clique em bases de Dados, Pesquise, a seguir clique em Scopus. (http://www.fm.usp.br/biblioteca)

7 O que é? O que está disponível? Diferenciais Regras para pesquisa Como acessar? Ou, acessando a página do Portal de Periódicos da CAPES (www. periodicos. capes.gov.br)(www. periodicos. capes.gov.br)

8 O que é? O que está disponível? Diferenciais Regras para pesquisa Como acessar? Como pesquisar?

9 Tela inicial Digite o(s) termo(s) a ser(em) pesquisado(s). Para conectar os diferentes campos podemos utilizar os operadores booleanos, de proximidade ou de truncagem. Também é possível restringir a busca a um determinado período, tipo de documento ou área temática.

10 Tela inicial Se você precisar de mais do que três campos para criar sua pesquisa, clique em Add Another Field, para adicionar novas opções de campos.

11 Nesta pesquisa vamos combinar dois campos. Digitei o termo Epstein barr e selecionei o campo Article title, abstract, keywords. Nesta pesquisa vamos combinar dois campos. Digitei o termo Epstein barr e selecionei o campo Article title, abstract, keywords. Exemplo de Busca Rápida Podemos digitar o nome do autor na segunda caixa de busca e selecionar o campo Authors. Para realizar a busca, clique em Search.

12 Tela de resultados A pesquisa recuperou 187 registros que contém o termo epstein-barr e também contém o nome de autor Nishino H.

13 Tela de resultados Os registros são apresentados em ordem cronológica inversa, do mais recente ao menos recente. Está opção pode ser alterada, através das opções do quadro Sort by. Outras opções de ordenação: Times cited - número de vezes que o artigo foi citado. Relevance - número de vezes que o termo de pesquisa aparece no registro.

14 Tela de resultados Link para o texto completo Opções de filtro

15 Após selecionar os artigos você pode utilizar as opções de saída: download, exportar, imprimir, enviar por , adicionar em uma lista, salvar... Tela de resultados

16 Para realizar download do texto completo de vários artigos simultaneamente, selecione os registros e clique em: Download.

17 Então, selecione onde que salvar e atribua um nome para os arquivos e clique em Begin Download.

18 Exemplo da pasta com os 5 artigos salvos no computador.

19 Selecionando a aba Author Search é possível buscar documentos publicados por um autor. Neste exemplo, vamos buscar o autor: SALDIVA, P.H.N Exemplo de Busca por Autor

20 Tela de resultados A pesquisa recuperou 5 registros que contém variações do nome do autor SALDIVA, P.H.N. Para verificar a página de perfil do autor, clique sobre o nome do autor escolhido:

21 Página do Perfil do Autor Esta página apresenta informações contextualizadas do autor. São disponibilizadas as seguintes informações: variações do nome, afiliação, número de documentos no Scopus, número de documentos que citaram este autor, índice H, número de co-autores, etc... Para analisar o autor clique em: Author Evaluator.

22 O Author Evaluator apresenta uma análise ampla das publicações do autor. Alguns dos dados analisados são: áreas de pesquisa, tipos de documentos publicados, co-autores, número de citações por ano, etc. Apresenta também gráfico das citações de do autor ao longo de determinado período e a lista de documentos com a quantidade de citações de cada um. (Índice H)

23 Exemplo de Busca por Afiliação Nesta pesquisa vamos utilizar como exemplo: Universidade de São Paulo.

24 Tela de resultados A pesquisa recuperou 8 registros que contém a expressão Universidade de São Paulo. A pesquisa recuperou 8 registros que contém a expressão Universidade de São Paulo. Para verificar os trabalhos de autores vinculados a Universidade de São Paulo, clique no número na coluna documents.

25 Tela de resultados Para verificar dados detalhados e análises sobre a Universidade de São Paulo, clique sobre o nome da afiliação.

26 Página do Perfil da Afiliação Esta página apresenta informações detalhadas sobre a instituição. São disponibilizadas as seguintes informações: variações do nome, endereço, número de documentos no Scopus, número de autores vinculados à mesma, gráfico apresentando as áreas que possuem mais trabalhos na base Scopus, etc...

27 Assim, como em outras bases é possível criar uma página personalizada para criação e gerenciamento de alertas e históricos de busca. Para cadastrar-se clique em Register e preencha o formulário. Assim, como em outras bases é possível criar uma página personalizada para criação e gerenciamento de alertas e históricos de busca. Para cadastrar-se clique em Register e preencha o formulário.

28 Boas pesquisas! Créditos Produzido por: Divisão de Biblioteca e Documentação da FMUSP


Carregar ppt "Base SCOPUS 2012 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google