A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Open INPI: O INPI interativo e Virtual do Futuro Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos

2 A Biblioteca do INPI é especializada em Propriedade Intelectual, Inovação e Tecnologia em geral.
Mantém em seu acervo fisico aproximadamente publicações entre livros, periódicos, folhetos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e obras de referência. A Biblioteca também atua como unidade de informação do Mestrado e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação, sendo referência nacional para outros programas nacionais de pós-graduação. É uma das Bibliotecas Depositárias da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

3 Ações 1. Processamento técnico de publicações em formato digital e disponibilização no catálogo eletrônico, especialmente: a) Biblioteca Depositária da OMPI; b) Dissertações do Programa de Mestrado; c) Coleções Memória Técnica e Memória Institucional; d) Materiais de apoio dos cursos presenciais e à distância realizados pelo INPI ; e) Outros documentos do Instituto.

4

5

6 Ações 2. Serviço de Referência, para fins de busca e exame de patentes, contando com os seguintes recursos eletrônicos: a) Programa de Comutação Bibliográfica - MCTI ∕ IBICT, promovendo a recuperação de documentos em mais de 100 unidades de informação em todo o Brasil ; b) Atendimento privilegiando encaminhamento dos documentos recuperados em formato digital;

7 Ações c) Manutenção e ampliação do acesso ao Portal Periódicos CAPES (2006 – 9 bases ∕ 2013 – 12 bases), contendo textos integrais de documentos, pertencentes bases de dados de grande impacto na comunidade científica e tecnológica e com considerável número de títulos apontados pela OMPI, para fins dos procedimentos das Autoridades Internacionais de Busca (ISA) e de Exame Preliminar (IPEA). O INPI possui acesso às seguintes bases de dados: AAAS (Science), Academic Search Premier, American Chemical Society (ACS), Cambridge, JSTOR, Mary Ann Liebert, Nature, Science Direct, Scopus, SAGE, Springer e Web of Science.

8 d)Ações colaborativas, em conjunto com outras unidades de informação que atuam no contexto da Inovação no Brasil (MCTI, FIOCRUZ, EMBRAPA, EMBRAPII, entre outras), para intercâmbio de seus catálogos eletrônicos; e) Oferecimento de produtos e serviços (levantamento bibliográfico digital, buscas especializadas, etc.), bem como, sua expertise, como subsídios para a Inovação para outras Instituições e qualquer cidadão que busque informação no tema.

9 Visão 2022 1. Biblioteca do INPI como unidade de informação para a Inovação: Consolidação de rede nacional e internacional de unidades de informação em PI e Inovação, para intercâmbio de seus catálogos eletrônicos, bem como, disponibilização de produtos e serviços especializados.

10 Visão 2022 2. Biblioteca do INPI como espaço de convivência, comunicação e acesso à informação: a) Redimensionamento do espaço físico, bem como, renovação do mobiliário, visando permitir o conforto e usabilidade aos usuários: - Salas de estudo para grupos (pesquisadores internos e externos, estudantes, servidores e qualquer cidadão); - Arquitetura da Biblioteca, que busque a usabilidade e integração dos usuários ao espaço físico.

11 Visão 2022 3) Novos suportes, novas mídias:
a) Espaços de mídia (para uso de computadores, imagem e som, para pesquisa, etc.); b) Serviços mais ágeis e interativos: - Mínima intervenção dos bibliotecários nos atendimentos pontuais; - Auto-atendimento para circulação de materiais; - Acesso ao acervo digital em tablets, celulares ou outras mídias.

12 Visão 2022 4) Biblioteca Digital Internacional de PI
Atuar como referência internacional em termos de informação em PI, Inovação e Tecnologia, contando com um dos mais completos acervos especializados no mundo e privilegiando o acesso deste, através das modernas tecnologias de comunicação e informação.

13 Obrigado !


Carregar ppt "Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google