A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro."— Transcrição da apresentação:

1 O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro

2 O Portal de Periódicos da Capes Novidades do Portal de Periódicos para 2009 O novo Portal de Periódicos

3 O que é o Portal de Periódicos? Biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alta qualidade, assinado junto a editores e sociedades científicas internacionais e disponibilizado à comunidade acadêmica brasileira ; Conteúdo é assinado pelo governo brasileiro e acessado gratuitamente por um conjunto de instituições de ensino superior que atendem aos critérios estabelecidos pela Capes

4 O que é o Portal de Periódicos Maior portal de bibliotecas do mundo em termos de capilaridade, cobrindo todo o território brasileiro; Desde a criação do Portal de Periódicos, em 2000, observa-se um aumento expressivo no acervo disponível, no número de acessos e de instituições participantes.

5 Evolução do Número de Títulos Disponíveis no Portal – 2001 a 2009

6 Percentual de Títulos Ativos por área do conhecimento - 2009

7 Evolução do Número de Instituições 2001 a 2009

8 Evolução do Uso do Portal de Periódicos 2001 a Julho/2009

9 Principais ações desenvolvidas pela equipe do Portal Análise de novo conteúdo e trials; Diversificação do acervo do Portal: livros, normas, estatísticas, audiovisuais, cursos on-line, etc.; Consulta permanente à comunidade acadêmica. Desenvolvimento de Coleções:

10 Principais ações desenvolvidas pela equipe do Portal negociação com editores e representantes,Assinatura de novos títulos e bases referenciais, Relacionamento constante com as instituições participantes do Portal. Gestão de Contratos e Convênios:

11 Principais ações desenvolvidas pela equipe do Portal Outras ações Realização de treinamentos e eventos. Dados estatísticos. Divulgação e marketing do Portal de Periódicos.

12 Alguns benefícios do Portal de Periódicos para a produção científica brasileira

13 Democratização da informação O Portal de Periódicos faz parte da política de democratização ao acesso à informação científica que vem sendo desenvolvida pelo governo brasileiro: o Pesquisadores brasileiros podem acessar trabalhos acadêmicos no mesmo instante que os seus pares nos Estados Unidos e Europa. o Por meio do Portal, um aluno ou professor vinculado a uma instituição na Amazônica, por exemplo, tem acesso ao mesmo conteúdo que um colega que trabalha em universidades e institutos de pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo.

14 Qualidade no ensino e pesquisa o Portal de Periódicos reúne em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo; o Isso garante densidade à produção acadêmica brasileira e permite que o professor, pesquisador ou aluno fique sempre atualizado e produza trabalhos em sintonia com o melhor da produção científica mundial.

15 Novidades do Portal de Periódicos em 2009

16 Ampliação do Acervo Atingiu-se a meta de 15 mil títulos de periódicos com artigos em texto completo (full text). E, mais....

17 o Assinatura com a editora Wiley- Blackwell (1243 títulos). o Assinatura da base Academic Search Premier da Ebsco (4.777 títulos). o Assinatura da base Dentistry & Oral Sciences Source da Ebsco (130 títulos). Ampliação do Acervo

18 Aquisição de novos títulos que em breve estarão disponíveis aos usuários do Portal de Periódicos : –Optical Society of America (OSA); –Project Muse. (áreas de Ciências Humanas e Aplicadas).

19 Ampliação do Acervo Parceria OCLC – Banco de teses da Capes – Acesso a base referencial Worldcat da OCLC (Online Computer Library Center)

20 Diversificação do público do Portal de Periódicos Atuação em outras áreas: formação de alunos de graduação nas universidades, e; de professores e estudantes do ensino do Ensino Fundamental e Médio.

21 Enciclopédia Britânica para Crianças; Curso de Idiomas Inglês. Diversificação do conteúdo do Portal de Periódicos

22 Inovação no formato de treinamento e divulgação do Portal Programa de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos (Pró-Multiplicar) Bolsistas de doutorado da Capes passam a atuar na multiplicação do treinamento do Portal em suas instituições.

23 Inovação no formato de treinamento e divulgação do Portal WEBTVdivulgação de treinamentos em pontos de aglomeração nas universidades e centros de pesquisa; treinamentos para o acesso às bases de dados do Portal de Periódicos;

24 Inovação no formato de treinamento e divulgação do Portal WEBTV divulgação de informações de interesse da comunidade acadêmica; programação personalizada para cada instituição; funcionamento durante todo o ano, 24 horas por dia.

25

26

27

28 Iniciativas para promoção ao acesso livre do conhecimento científico Parceria entre a Capes e a Elsevier: –Artigos científicos escritos por pesquisadores brasileiros em periódicos da editora holandesa poderão ser consultados livremente no mundo inteiro; –Forma de garantir maior visibilidade internacional à produção científica brasileira.

29 Iniciativas para promoção ao acesso livre do conhecimento científico Biomed Central Negociação com a Biomed Central para financiamento da publicação de artigos científicos redigidos por autores brasileiros.

30 Iniciativas para promoção e incentivo à pesquisa Prêmios Elesevier (prêmio Scopus ao pesquisador brasileiro c/ significativa produção e citação) Systems Link (programa Pró-Multiplicar – ações de divulgação e treinamento) Thomson Reuters (pesquisadores – impacto científico; bibliotecários - ações de divulgação e treinamento) Emerald (pesquisadores nas áreas de Administração e Gestão e Ciência da Informação )

31 Novo Portal de Periódicos

32 Breve histórico: 2006 - estudo de modernização do Portal. 2007 - desenvolvimento do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos (CAPES/RNP) 2008 – aquisição de softwares e máquinas 2009 - implantação e desenvolvimento

33 Novo Portal de Periódicos Atualização Funcional e Tecnológica do Por tal Novo layout e arquitetura de informação Mudança de paradigma do uso portal, permitindo também pesquisas por assunto Possibilidade de acesso simultâneo à informações de todas as bases que integram o Portal de Periódicos por meio de uma única consulta por assunto ou palavra-chave

34 Novo Portal de Periódicos Implantação da ferramenta de Metabusca: Desenvolvimento de ferramentas que possam potencializar o uso das coleções e a interação da comunidade acadêmica com as informações disponíveis no Portal de Periódicos; Facilitar tanto a gestão dos contratos quanto o acesso ao acervo do Portal de Periódicos.

35 Novo Portal de Periódicos Implantação da ferramenta de Metabusca: o Busca integrada a várias bases de dados e acesso ao texto completo de artigos recuperados que sejam assinados pela Capes; o Possibilidade de criação e utilização de conjuntos de buscas contendo uma ou mais bases de dados escolhidas pelos usuários

36 36 Novo Portal de Periódicos Instrumentos MetaLib © e SFX © A partir do resultado da busca no MetaLib ©, o SFX © permite o acesso ao texto completo, caso o periódico seja assinado pela Capes.

37 37 Busca e apresentação dos resultados Integrada (completa): A busca é realizada e o resultado é visualizado no MetaLib ©. O editor utiliza o padrão z39.50

38 38 Busca e apresentação dos resultados Busca e link : A busca é realizada no MetaLib © mas os resultados são visualizados na base selecionada. O editor utiliza outro padrão que permite a busca e o MetaLib © apresenta a quantidade de resultados recuperados. Para sua visualização é necessário o acesso ao site do editor.

39 39 Busca e apresentação dos resultados Apenas link: Existem bases que não permitem busca através do MetaLib ©. A busca deve ser feita diretamente no site do editor.

40 Novo Portal de Periódicos Outras funcionalidades:

41 Novo Portal de Periódicos Criação de um espaço virtual (Meu Espaço): Criação de alertas para pesquisas já realizadas no acervo do Portal de Periódicos; Criação de uma lista com os periódicos e bases de dados de interesse do usuário ;

42 Novo Portal de Periódicos Novo Layout; Conteúdo personalizado conforme a área de interesse do usuário; Produção de estatísticas em tempo real; Implementação de infra-estrutura e de sistemas tecnológicos de última geração.

43

44

45

46 Novo Portal de Periódicos Teaser do Novo Portal


Carregar ppt "O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google