A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES O Portal Brasileiro da Informação Científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES O Portal Brasileiro da Informação Científica."— Transcrição da apresentação:

1 O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES O Portal Brasileiro da Informação Científica

2 Estão disponíveis no Portal: Mais de 23 mil periódicos com texto completo; 130 bases referenciais; 8 bases de patentes; Mais de 150 mil e-books; Teses e dissertações; Bases de estatísticas, normas técnicas, obras de referência e conteúdo audiovisual.

3 Evolução dos periódicos com texto completo ( )

4 Distribuição dos títulos por área do conhecimento

5 Evolução das bases referenciais ( )

6 TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS

7 Busca Integrada Sistema de busca integrada no acervo assinado pela Capes; Lançado no final do ano passado, esse sistema utiliza as ferramentas Metalib e SFX para pesquisar simultaneamente em várias bases e permite chegar diretamente ao artigo; A Busca integrada utiliza o protocolo Z.3950, um protocolo cliente- servidor de padrão internacional que permite pesquisa e recuperação de informação em redes de computadores; O Z.3950 se encontra implementado em uma parte expressiva das bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos. E esperamos que, em pouco tempo, seja utilizado por todos os editores parceiros da Capes.

8 Busca Integrada

9 CAFe Em breve, o acesso remoto ao Portal de Periódicos estará disponível às instituições que aderirem à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); A CAFe reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras em uma rede de confiança, na qual cada instituição é responsável por autenticar e prover informações de seus usuários para provedores de serviços autorizados; Ao se tornar um provedor de serviço, o Portal de Periódicos poderá ser acessado de qualquer lugar do Brasil por meio de login e senha institucional.

10 Counter/SUSHI A Capes também está adotando o protocolo Counter para geração de estatísticas de uso do Portal de Periódicos; –O Portal de Periódicos utiliza os relatórios Consortium Report 1 e Consortium Report 2 Os arquivos Counter são disponibilizados por meio de serviços Web pelos editores por meio do SUSHI; Nesse sentido, é importante que todos os editores adotem as tecnologias Counter/SUSHI, de forma a prover dados de acesso e uso das suas coleções.

11 PORTICO A Capes já é participante do PORTICO, um serviço de preservação digital que desenvolve tecnologias de armazenamento e recuperação de informações científicas; Para a Capes é importante que todas as editoras se tornem participantes do PORTICO facilitando o acesso a dados já pagos, em caso de cancelamento (PCA – post cancellation access).

12 Quem acessa? Podem acessar: –Alunos; –Professores; –Pesquisadores; –Servidores (bibliotecários, laboratoristas e técnicos). Acesso pode ser feito em qualquer computador conectado à rede da instituição.

13 Critérios de acesso Podem acessar o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios: –Instituições federais de ensino superior; –Instituições de pesquisa que possuam pós-graduação avaliada pela Capes com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior; –Instituições públicas de ensino superior estaduais e municipais que possuam pós-graduação avaliada pela Capes com pelo menos um programa que tenha obtido nota 4 ou superior; –Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado avaliado pela Capes que tenha obtido nota 5 cinco ou superior; –Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela Capes e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação. Esses usuários acessam parcialmente o conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos; –Usuários Colaboradores, ou seja, instituições que pagam pelo acesso a determinadas bases do Portal de Periódicos.

14 Evolução do número de instituições ( )

15 Evolução do número de acessos ( )

16 Maiores usuárias do Portal em 2009

17 O que esses números significam 65 milhões de acessos representam: –Um crescimento de mais de 2.100% desde que o Portal foi criado; –A cada segundo, duas pessoas acessam o Portal de Periódicos em algum lugar do Brasil.

18 Criação e participação em Prêmios Feitos em parcerias com os editores, buscam estimular o desenvolvimento de ações de divulgação, acesso e uso do Portal de Periódicos; No ano passado foram entregues prêmios em parceria com a Scopus, Thomson Reuters, Emerald e Systems Link; Direcionados a pesquisadores, alunos e bibliotecários de todo o País.

19 Publicação do banner do Portal de Periódicos A Capes incentiva que as instituições usuárias publiquem o banner do Portal de Periódicos na home dos seus sítios; É uma forma simples de divulgar o Portal; E permitir que o pesquisador tenha acesso rápido à página do Portal de Periódicos.

20 Publicação do banner do Portal de Periódicos

21

22 Participação no Pró-Multiplicar O Programação de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos é direcionado a estudantes de pós- graduação das instituições participantes; Os alunos recebem um treinamento exclusivo no uso do Portal; E se comprometem a multiplicar essa informação aos colegas nas suas instituições.

23 Rede de Comunicadores do Portal Proposta de sensibilização e articulação dos assessores de comunicação das instituições para a divulgação do Portal de Periódicos; Objetivo é trabalhar em ações e produtos de comunicação para divulgação nas instituições, adaptando-se aos diferentes públicos-alvos e contextos regionais; Em fase de discussão, já contou com duas reuniões em Brasília. Cerca de 20 instituições já demonstraram o interesse em participar da Rede.

24 Benefícios trazidos pelo Portal Facilidade de acesso à informação científica; Acesso a conhecimento atualizado; Democratização do acesso à informação; Inserção internacional do conhecimento científico produzido no Brasil; Resultados que se refletem no aumento da produtividade brasileira no cenário internacional.

25 Participação do Brasil na produção científica mundial (Fonte NSI – Standard 2010)

26 Maiores produtores de Ciência em 2009 (Fonte NSI Standard 2010)

27 O que dizem os pesquisadores? A vinda do Portal de Periódicos traz três grandes mudanças: o acesso rápido e imediato a quase toda produção científica mundial, a democratização do acesso a essa informação e uma mudança na forma como nós nos relacionamentos com o mundo. – Prof. Jairton Dupont, UFRGS. A entrada do Portal foi uma revolução em termos de acesso à informação. O Portal é a biblioteca da minha instituição – Prof. João Batista Teixeira da Rocha, UFSM.

28 O que dizem os pesquisadores? O ponto mais importante do Portal de Periódicos é a democratização do acesso para todos. Isso significa que grupos pequenos, universidades pequenas, escolas técnicas têm acesso à literatura científica. Onde tem Internet, você pode acessar o Portal. – Prof. Fernando Zawislack, UFRGS. A ciência brasileira mudou depois do Portal. Ela era uma antes e é outra depois do Portal. É um marco na pesquisa. Perdemos o romantismo das longas buscas em bibliotecas, mas ganhamos muito em agilidade – Profa. Carla Denise Bonan, PUC-RS.

29 O que dizem os pesquisadores? Nossas pesquisas na área de Física Quântica estão em um grau de especificidade bastante alto, e é muito importante conhecer os trabalhos desenvolvidos por outros grupos em áreas de pesquisas correlatas. As pesquisas avançam com grande velocidade. Ao optarmos por desenvolver um trabalho de pesquisa, é importante saber se algum outro grupo no mundo já realizou tal estudo, para que o ineditismo dos resultados da pesquisa não fique comprometido – Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino, UFPA. O Portal de Periódicos põe a Ciência, a cultura internacional na tela, na sua frente. Não dá para fazer Ciência no Brasil sem o Portal, seria voltar à Idade da Pedra.. – Prof. Diogo Onofre, UFRGS.

30 O que dizem os pesquisadores? Os próprios docentes vêm no Portal um instrumento de trabalho muito significativo. E nossos alunos são mais inquietos, são interessados em pesquisa. Não estão aqui apenas para conseguir um emprego. Querem saber para onde o mundo está indo e participar dessa transformação – Prof. Roberto Bartholo, UFRJ.

31 O que dizem os pesquisadores? Arriscaria dizer que a pesquisa brasileira pode ser descrita como antes e depois do Portal. Antes do Portal a produção científica era retardada pela dificuldade de acesso à informação. E, se tem uma área em que a informação é essencial, é em pesquisa, porque não há nada mais frustrante do que se fazer uma pesquisa e descobrir que alguém já faz isso antes porque você não tinha comunicação a esse respeito. - Prof. Raul Opperman, UFRGS.

32 OBRIGADA


Carregar ppt "O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES O Portal Brasileiro da Informação Científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google