A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos Adriana B.S. Maçaneiro Amyres Kayro Silveira Milena Stroparo Naila R. Moro Vera Patricia Beatriz Fabris Renata dos S. Milanese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos Adriana B.S. Maçaneiro Amyres Kayro Silveira Milena Stroparo Naila R. Moro Vera Patricia Beatriz Fabris Renata dos S. Milanese."— Transcrição da apresentação:

1 Alunos Adriana B.S. Maçaneiro Amyres Kayro Silveira Milena Stroparo Naila R. Moro Vera Patricia Beatriz Fabris Renata dos S. Milanese

2 ISBN nternational Standard Book Number International Standard Book Number

3 Significado É o número identificador aceito internacionalmente que coordena e normaliza um livro segundo o título e a edição de um editor específico. É o número identificador aceito internacionalmente que coordena e normaliza um livro segundo o título e a edição de um editor específico.

4 Origem Em 1970 o Comitê Técnico de Documentação da ISO criou o ISBN tornando-se a norma padrão ISO Em 1970 o Comitê Técnico de Documentação da ISO criou o ISBN tornando-se a norma padrão ISO Criado para padronizar o número de referência dos livros. Criado para padronizar o número de referência dos livros.

5 Objetivo Identificar numericamente um livro segundo seu título, autor, país e editora. Identificar numericamente um livro segundo seu título, autor, país e editora. Identificar software, eliminar barreiras lingüísticas e facilitar a sua circulação e comercialização. Identificar software, eliminar barreiras lingüísticas e facilitar a sua circulação e comercialização. Facilitar a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. Facilitar a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente.

6 Composição Representado por 13 dígitos Representado por 13 dígitos Prefixo EAN Prefixo EAN Identificador do Grupo Identificador do Grupo Prefixo de Editor Prefixo de Editor Identificador do Título Identificador do Título Dígito de Verificação Dígito de Verificação

7 Exemplo

8 Órgão Regulador O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada na Alemanha. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada na Alemanha. A Fundação Biblioteca Nacional é a representante oficial no Brasil. A Fundação Biblioteca Nacional é a representante oficial no Brasil.

9 Como obter Solicitação à Biblioteca Central Solicitação à Biblioteca Central Preenchimento de formulário Preenchimento de formulário Pagamento de taxas administrativas. Pagamento de taxas administrativas.

10 Publicações que recebem ISBN Livros impressos; Livros impressos; Publicações em braile; Publicações em braile; Mapas com escala; Mapas com escala; Filmes, vídeos e transparências educacionais e instrutivos; Filmes, vídeos e transparências educacionais e instrutivos; Livros em fita cassete, CD, DVD; Livros em fita cassete, CD, DVD; Publicações eletrônicas, na Internet ou em suportes físicos; Publicações eletrônicas, na Internet ou em suportes físicos; Software educacional ou instrutivo; Software educacional ou instrutivo; Guias, capítulos separados e disponibilizados pelo editor; Guias, capítulos separados e disponibilizados pelo editor; Artigos de uma publicação em série específica; Artigos de uma publicação em série específica; Álbum de figurinhas e agendas com texto. Álbum de figurinhas e agendas com texto.

11 Vantagens e benefícios Precisão Precisão Transparência Transparência Facilita o controle empresarial das empresas que atuam com publicações de suas produções. Facilita o controle empresarial das empresas que atuam com publicações de suas produções. Facilita o controle de estoque

12 ISSN Internacional Standard Serial Number

13 Significado É o número identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. É o número identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo.

14 Origem Desenvolvido pela Internacional Standards Organization (ISO) Desenvolvido pela Internacional Standards Organization (ISO) A Rede ISSN é uma organização intergovernamental, criada em 1971.

15 Por que foi criado ? Necessidade de identificação de publicações seriadas. Necessidade de identificação de publicações seriadas. Exemplos: Jornais Revistas Anuários Relatórios

16 Objetivo Identificar o título de uma publicação seriada em circulação Identificar excepcionalmente séries e outros recursos de continuação.

17 Composição Nº padrão composto de oito dígitos Nº padrão composto de oito dígitos É representado em dois grupos de quatro dígitos, ligados por hífen O oitavo caráter é um dígito do controle – Evita alguma ambiguidade É ligado a um formulário estandardizado do título da série identificada Os números são precedidos por um espaço e a sigla ISSN.

18 Exemplo

19 Impressão Em publicações seriadas impressas Em publicações seriadas impressas Em publicações em CD-ROM Em publicações em CD-ROM Em publicações na Internet. Em publicações na Internet.

20 Órgão Regulador Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ( IBICT ). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ( IBICT ).

21 Como obter Solicitação ao INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO em CIÊNCIA e TECNOLOGIA – IBICT Solicitação ao INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO em CIÊNCIA e TECNOLOGIA – IBICT Dever ser obtido antes da publicação do primeiro fascículo Dever ser obtido antes da publicação do primeiro fascículo Preenchimento do formulário de solicitação Preenchimento do formulário de solicitação Pagamento de taxas administrativas. Pagamento de taxas administrativas.

22 Uso, alcance e restrições É intransferível Quaisquer mudanças devem ser informadas Versões em meios físicos e de idiomas deverão ter seu próprio ISSN.

23 Vantagens e benefícios Identificar uma publicação seriada independentemente de seu idioma ou país de origem Identificar uma publicação seriada independentemente de seu idioma ou país de origem Informar sobre publicações seriadas com precisão Informar sobre publicações seriadas com precisão É um método eficiente e econômico de comunicação entre editores e etc. É um método eficiente e econômico de comunicação entre editores e etc. Ponto de acesso útil aos catálogos de editores Ponto de acesso útil aos catálogos de editores Facilita serviços e interações na corrente da publicação Facilita serviços e interações na corrente da publicação É um sistema público e sua atribuição é gratuita. É um sistema público e sua atribuição é gratuita.

24 Curiosidades Número de registros total em 2007: Número de registros total em 2007: ,77% a mais do que em ,77% a mais do que em 2006.

25 Curiosidades


Carregar ppt "Alunos Adriana B.S. Maçaneiro Amyres Kayro Silveira Milena Stroparo Naila R. Moro Vera Patricia Beatriz Fabris Renata dos S. Milanese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google