A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto recriado pelos alunos do 5.º C da EB 2/3 Fernando Caldeira de Águeda “Trevo de quatro folhas”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto recriado pelos alunos do 5.º C da EB 2/3 Fernando Caldeira de Águeda “Trevo de quatro folhas”"— Transcrição da apresentação:

1 Texto recriado pelos alunos do 5.º C da EB 2/3 Fernando Caldeira de Águeda “Trevo de quatro folhas”

2 Somos os alunos do 5.º ano, turma C. Gostamos de palavras, letras, histórias e de viajar pelos textos… Um dia chegou à nossa sala, um livro diferente e especial. Chamava-se: “Rimar e Cantarolar”. Vinha repleto de rimas, que falavam de meninos, meninas, insetos, bichos, flores, surpresas… Gostámos da capa e da ilustração! Lemos, interpretámos e cantarolámos! Gostámos de todas as rimas, mas para escrever, escolhemos o “Trevo de quatro folhas”. Aqui está o nosso trabalho!

3 Eu sou a Joana e não a Maria. Apanhar o trevo é uma alegria! Corri pelos campos,procurei no chão.Colhi este trevo,que trago na mão. JOANA Eu sou o Rodrigo e procurei o trevo no caminho, na rua... E não tive medo! Contei as folhinhas e vi que eram três; queria um de quatro, procurei outra vez!... RODRIGO

4 ANA LUÍSA “Apanha o trevo!” – disse eu à Maria. – “Não vês que dá sorte, de noite e de dia?” “Não apanho, não!”– responde zangada. – “Já tenho um na mão de folha cortada.” DANIEL Aqui está o meu trevo! Foi este que achei. É todo verdinho o que eu encontrei! Chamei-lhe “Trevinho” por ser bonitinho; e vai dar-me sorte, sempre que eu o corte.

5 ANA MATOS “Porque é que um trevo dá sorte? – perguntei a muita gente. E agora vim questionar a autora, Conceição Vicente. Quatro folhas que dão sorte? Não faz lá muito sentido! Se eu disser “Não acredito!”, sou um rapaz atrevido? LEONARDO Procurei a sorte no trevo, nas folhinhas, nas ervas que cresciam rentinhas, rentinhas… E só encontrei flores e florinhas; nem trevo nem folhas, só ervas daninhas.

6 SARA Não achei o trevo e muito procurei… Nem amarelo, nem verde. O que é o trevo?Eu não sei!... Depois fui ao dicionário a palavra procurar… E só a encontrei no Rimar e Cantarolar! O que é um trevo? Agora eu já sei! RICARDO Já que estamos co’a escritora, atrevo-me a perguntar: Onde vai buscar imaginação para as palavras rimar? Gostei do trevo, da Lua, do vento, dos remoinhos; andei bem rentinho ao chão buscando trevos verdinhos. Trevos, sorte nos dão. Nos livros, na natureza, mesmo rentinho ao chão!


Carregar ppt "Texto recriado pelos alunos do 5.º C da EB 2/3 Fernando Caldeira de Águeda “Trevo de quatro folhas”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google