A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prova: Correção e Resultados Aula 9 Glauco Arbix Depto de Sociologia – USP Optativa – 1º sem. 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prova: Correção e Resultados Aula 9 Glauco Arbix Depto de Sociologia – USP Optativa – 1º sem. 2016."— Transcrição da apresentação:

1 Prova: Correção e Resultados Aula 9 Glauco Arbix Depto de Sociologia – USP Optativa – 1º sem. 2016

2 20% apresentação & participação 30%: Prova Intermediária 50% trabalho final Avaliação

3 Solicitado 11.04.2016  Escolha uma das duas questões  Identifique as palavras-chave e explique-as  Responda em 20-30 linhas  Seja objetivo, claro, conciso  Construa uma questão, relacione conceitos Lembre-se: escrita legível

4 Prova Diurno 1.As economias são cada vez mais moldadas pelos avanços do conhecimento. Os processos inovadores, científicos e tecnológicos abrem novas oportunidades e colocam novos desafios para todos os países.  Conhecimento sempre foi importante. Mas a complexidade do mundo atual dá peso diferente ao conhecimento. Este passou a puxar sistemas de fabricação e de serviços. CT&I passaram a assumir papel chave no desenvolvimento dos países 2.A maneira mais simples e eficiente de fortalecer a pesquisa industrial é levar o Governo a apoiar a pesquisa básica e o desenvolvimento de talentos científicos  Questão chave é dicotomia estabelecida por Bush entre ciência bãsica e aplicada. O modelo linear marcou países. Stokes questionou, assim como cada aula de nosso curso.

5 Prova Noturno 1.De onde surgem os novos produtos? Como encontrar caminhos para produzir novos produtos com um custo menor? A resposta é clara. É necessário uma onda de conhecimento científico novo para girar as engrenagens das empresas públicas e privadas.  A frase expressa posição tradicional, inaugurada por Bush, que afirma a primazia da ciência básica em relação à tecnologia e inovação. Tema central do nosso curso 2.Sendo a ciência um empreendimento social e não individual, a colaboração internacional em ciência acelera o progresso do conhecimento ao promover a interação com os melhores cientistas.  Empreendimento social porque chave para desenvolvimento das sociedades (por isso os Estados cada vez intervêm mais nesse campo). E porque é construção social, não apenas fruto de mentes brilhantes. Interação, porque nenhuma disciplina isoladamente consegue dar conta da complexidade da CT&I

6 Respostas  Em geral, boa expressão. Mas há descuidos imperdoáveis de ortografia e de condordância  Problemas recorrentes:  Dificuldade de identificar conceitos chave e de tratar das questões importantes  Há problema de compreensão do texto, fruto do distanciamento das aulas  Tentativa de reescrever o trecho a ser analisado  Tentativa de substituir a análise de texto por uma dissertação genérica, fruto de conhecimento não sistematizado  Redação fragmentada, com ideias que não se completam

7 Resultados e %  Média Diurno: 2,1 – Média Noturno: 1,9  10% de notas 3,0  0% de nota 0,0  Elevei em 0,5 o padrão de correção (1ª prova)


Carregar ppt "Prova: Correção e Resultados Aula 9 Glauco Arbix Depto de Sociologia – USP Optativa – 1º sem. 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google