A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESSONÂNCIA MAGNÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Profº Augusto

2 TOMÓGRAFO DE RM

3 CONCEITO: É usada para produzir imagens de grande resolução das estruturas do corpo sem o uso de radiação ionizante. A técnica foi desenvolvida na década de 60, baseando-se nas propriedades magnéticas dos núcleos atômicos a partir da observação de que a relaxação magnética dos núcleos diferiam entre os tecidos biológicos.

4 CONCEITO: A imagem obtida em RM se baseia no registro da localização da densidade de núcleos atômicos existentes em cada ponto da amostra estudada. Os núcleos mais usados para a geração de imagens por RM são o ¹H, ²³Na, ³¹P e o ¹³C.

5 CONCEITO: A produção de imagens das estruturas biológicas por RM normalmente utiliza campos magnéticos entre 0,02 e 3 T (aproximadamente vezes maior que o campo magnético terrestre).

6 CONCEITO: A partir da aplicação de um pulso de radiofreqüência (bobinas), os prótons alinhados pelo campo magnético entram em ressonância e ganham energia. O tempo necessário para que o estado energético do objeto volte à linha de base é conhecido como tempo de relaxamento.

7 DESVANTAGENS: A maior desvantagem da RM é o tempo de aquisição das imagens, onde qualquer movimento pode deteriorar as imagens. Há possibilidade de causar claustrofobia nos pacientes, devido ao longo tempo dentro do túnel.

8 DESVANTAGENS: Há contra – indicação a pacientes portadores de marca passo cardíaco, ou clipe intracraniano. Todo objeto metálico como, respiradores, cilindros de oxigênio, e equipamentos de suporte não podem ficar dentro da sala de exames, devido ao intenso campo magnético.

9 RESSONÂNCIA: O fenômeno da ressonância ocorre quando um objeto é exposto a um ambiente no qual ocorre uma perturbação oscilatória de freqüência próxima à freqüência natural de oscilação deste objeto. Em se tratando de núcleos de qualquer tipo de átomos, quando estes são colocados em um meio que apresenta uma oscilação semelhante à sua própria freqüência, estes ganham energia e, se a freqüência desta oscilação for exatamente igual à sua freqüência de precessão (Wo) eles entram em ressonância.

10 RESSONÂNCIA: O fenômeno da ressonância não ocorre se a energia é aplicada a uma freqüência diferente da freqüência de precessão do núcleo exposto a esta energia. Portanto, no caso do hidrogênio, para que ocorra o fenômeno da ressonância, quando examinamos um paciente, é preciso aplicar-se ao meio magnético no qual ele se encontra um pulso de radiofreqüência exatamente igual à freqüência de Larmor do VME do hidrogênio. Os outros núcleos ativos do corpo do paciente alinhados com o campo magnético não entram em ressonância porque sua freqüência de precessão difere da freqüência de precessão do hidrogênio (63,85 MHz , no caso de um magneto de 1.5 T).

11 1º TOMÓGRAFO DE RM

12 PROCEDIMENTO: A- O paciente é colocado em um grande magneto, o que provoca a polarização dos seus prótons de hidrogênio que se alinham em um determinado eixo (paralelo ou anti-paralelo), pois os prótons de hidrogênio funcionam na natureza como minúsculos ímãs.

13 PROCEDIMENTO: B- Os prótons de hidrogênio, ainda, executam um movimento em torno do seu eixo longitudinal e outro circular, simultaneamente, como se imitassem um pião. Este fenômeno chama-se precessão e tem uma freqüência própria para cada campo magnético específico e depende da intensidade do campo magnético (por isso que, quanto maior a potência do magneto, melhor a qualidade da imagem e mais rápido o exame).

14 PROCEDIMENTO: C- O alinhamento dos prótons se rompe com a aplicação de pulsos de radiofreqüência aplicados ao paciente, fazendo com que os prótons de hidrogênio precessem em sincronia, em fase. Isto cria um novo vetor magnético.

15 PROCEDIMENTO: D- Quando o pulso de rádiofreqüência é subitamente desligado, os prótons de hidrogênio voltam à sua posição normal, se realinham, e nessa circunstância eles emitem um sinal que é captado por uma bobina localizada ao redor da área a ser examinada (por exemplo, bobina de crânio, de coluna, de joelho, de mama, da ATM, etc).

16 PROCEDIMENTO: E- O sinal emitido e captado pela bobina é utilizado pelo computador que, através de complexos princípios matemáticos, o transforma em imagens.

17 Hidrogênio Abundante na natureza Usado para imagem em RM Núcleo
1 próton 1 elétron

18 O movimento de precessão
O próton fica alinhado girando como um pião, num movimento chamado PRECESSÃO SPIN spin

19 O comportamento de um próton em um campo magnético externo
Alinham-se como uma bússola, porém com uma importante diferença: a bússola aponta apenas em uma direção; os prótons alinham-se em posições paralelas (que exige menos energia) ou anti-paralelas ao campo magnético externo.

20 Componentes Console(computadores) Sala de Armários(armários de RF)
Magneto Bobinas de gradiente Bobinas receptoras Blindagem de RF Blindagem Magnética

21 MAGNETO Existem três tipos de magnetos: de ímã permanente, resistivos e supercondutores, este último são os mais usados, por apresentar características superiores. Atualmente podemos encontrar magnetos de 0,01T a 4Tesla (na rotina médica). Obs: Em RM utilizamos apenas os magnetos do tipo ímã permanente e supercondutores.

22 MAGNETO

23 BOBINAS DE GRADIENTE São utilizadas p/ criar um gradiente de campo magnético p/ gerar uma diferenciação espacial nos sinais emitidos da região de interesse do paciente. As bobinas de gradiente são em três direções X,Y e Z formada por três conjuntos de bobinas posicionadas ortogonalmente. Obs.: O plano axial é formado pelas bob. Z O Plano sagital é formado pelas bob. X O Plano coronal é formado pelas bob. Y

24 BOBINAS DE GRADIENTE

25 BOBINAS RECEPTORAS OU RF
Tipos: 1.Bobina de corpo (Body) 2.Torso(abd.,tórax,pelve,coxa,perna,quadril) 3.Nvarray(pescoço,plexo braq.,carótida...) 4.Head (crânio em geral,angio de crânio) 5.Joelho (joelho,tornozelo,mão,ante pé...)

26 BOBINAS RECEPTORAS OU RF
6.Colunas (cervical,dorsal e lombar) 7.Mumia (angio de aorta total e memb. Inf.) 8.Gpflex (cotovelo, quadril infantil...) 9.Coração 10.Mama 11.Punho 12.Próstata 13.Ombro

27 TIPOS DE BOBINAS DE RF

28 SINAL As imagens em RM podem apresentar: Hipersinal Isosinal Hiposinal

29 PLANOS DE CORTES

30 CARACTERISTICAS DAS IMAGENS
T1 – O líquido se apresenta na cor preta; T2 – O líquido se apresenta na cor branca.

31 SEQUENCIAS DE PULSO spin eco são utilizadas para se adquirir imagens ponderadas em 1T, T2 e PD
DP

32 OUTRAS SEQUENCIAS DE PULSO
FLAIR – obtém imagens em T2 com supressão do sinal do liquor; STIR- T1; SPIR – saturação da gordura.


Carregar ppt "RESSONÂNCIA MAGNÉTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google