A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar."— Transcrição da apresentação:

1 ONDAS IVAN SANTOS

2 Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar sinais ou energia de um lugar para outro. Energia em movimento. Objetos com movimento periódico são geradores de ondas. ONDA

3 Mecânica: Precisa de um meio material para se propagar Ondas Mecânicas SomOnda em cordaOnda em molaOndas na água

4 ELETROMAGNÉTICA: Não precisam de um meio material para se propagar Ondas eletromagnéticas luzRaio xMicro-ondasOndas de rádioUltra-violetaoutras

5 LONGITUDINAL: ONDA SE PROPAGA NA MESMA DIREÇÃO DO PULSO Direção da perturbação Direção da propagação

6 Propagação Longitudinal

7 TRANSVERSAL: ONDA SE PROPAGA NÃO PARALELAMENTE AO PULSO Direção da propagação Direção da perturbação

8 CRISTA Nó COMPRIMENTO DE ONDA Vale

9 Período (T) O período de uma onda é o tempo que se demora para que uma onda seja criada, ou seja, para que um comprimento de onda, ou um, seja criado. O período é representado pela letra T. Freqüência (f) A freqüência representa quantas oscilações completas* uma onda dá a cada segundo. * Uma oscilação completa representa a passagem de um comprimento de onda -.

10 Propriedades de ondas harmônicas (senoidas) Descrição do movimento Velocidade da onda ONDAS TRANSVERSAIS NUMA CORDA: T = tensão, =densidade linear

11 Velocidade da onda vs velocidade do meio v parícula v onda

12 Princípio de superposição Quando duas ondas estão no mesmo lugar, o distúrbio resultante é a soma dos dois distúrbios individuais Princípio de superposição Quando duas ondas estão no mesmo lugar, o distúrbio resultante é a soma dos dois distúrbios individuais onda 1 Onda 2 Onda resultante

13 PROPRIEDADES DA PROPAGAÇÃO:BATIMENTO: É o fenômeno resultante da sobreposição de dois trens de ondas com freqüências muito próximas, se propagando na mesma direção. O trem de onda resultante assume, periodicamente, amplitudes máximas e mínimas, podendo estas serem nulas quando a amplitude dos dois movimentos forem iguais.

14 REFLEXÃO Na reflexão, a onda mantém suas características. REFRAÇÃO Na refração, a onda mantém sua frequência.

15 LEI DE SNELL- DESCARTES DIFRAÇÃO: Propriedade da onda contornar obstáculos Condição: abertura ~ comprimento de onda A difração caracteriza-se por uma dispersão do fenômeno ondulatório para regiões além da sua linha de propagação original.

16 DIFRAÇÃO:

17 INTERFERÊNCIA Isto não significa que tomando-se as medidas técnicas necessárias não se possa obter figuras de interferência partindo de uma fonte incoerente de luz.A coerência de uma fonte pode ser do tipo temporal ou espacial. Quando consideramos uma parte muito pequena de um feixe de luz a coerência espacial e temporal tende a prevalecer mesmo no caso de uma fonte incoerente. Na cuba de ondas é fácil obter figuras de interferência assim como num feixe de luz laser.

18 Ondas podem ser geradas coerentemente i.é. mesmo quando temos uma grande quantidade de ondas provenientes de uma fonte elas não se interferem porque suas fases e comprimentos de onda são iguais. Um exemplo simples de uma fonte coerente de oscilações é a cuba de ondas.O melhor exemplo de uma fonte coerente é a luz Laser.

19 INTERFERÊNCIA A = A1 + A2 A = A1 – A2

20 POLARIZAÇÃO Ondas transversais exibem o fenômeno de polarização linear que quando combinadas podem gerar ondas circularmente polarizadas. Duas ondas transversais com eixos de polarização formando um certo ângulo e diferentes fases, quando combinadas, exibem o fenômeno de polarização circular:

21 Somente as ondas transversais podem ser polarizadas

22 RESSONÂNCIA Qualquer sistema físico que é posto a oscilar livremente possueam a tendência de oscilar com uma freqüência específica de oscilação denominada freqüência preferencial de vibração, que pode ser única ou não, dependendo do sistema físico considerado. Assim, por exemplo, um pêndulo simples, de comprimento "L", imerso num planeta de gravidade "g", Outra demostração da existência da ressonância é a existência de ondas estacionárias, que pode ser facilmente demonstrada através de um tubo fechado que recebe água em sua extremidade superior. A água adicionada cria um som de borbulhamento no tubo. Devido ao fato da coluna de ar dentro do tubo está diminuindo, as freqüências de ressonância podem ser ouvidas.

23 A velocidade de propagação das ondas depende da natureza do meio em que ela se propaga e da sua freqüência. O prisma é o melhor exemplo. A decomposição da luz branca em suas componentes é resultado das características do ângulo de incidência e da velocidade da luz no prisma em função da sua respectiva côr.

24 Ondas eletromagnéticas, luz Cargas paradas geram campos elétricos (estáticos) campos elétricos Cargas em movimento geram ondas eletromagnéticas ondas eletromagnéticas

25 EFEITO FOTOELÉTRICO FIM DA AULA LUZ: DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA


Carregar ppt "ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google