A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos de ondulatória: classificação, princípios e fenômenos. Capítulo 20 Professor Dante Deon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos de ondulatória: classificação, princípios e fenômenos. Capítulo 20 Professor Dante Deon."— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos de ondulatória: classificação, princípios e fenômenos. Capítulo 20 Professor Dante Deon

2 Onda é uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.

3 Natureza das ondas Ondas mecânicas Ex: som. Obs: não se propagam no vácuo Ondas eletromagnéticas Ex: luz.

4 Tipos de ondas Ondas transversais Ex: ondas eletromagnéticas. Ondas longitudinais Ex: som no ar. Ondas mistas Ex: ondas na superfície dos líquidos.

5 Tipos de ondas Ondas unidimensionais Ex: ondas em uma corda. Ondas bidimensionais Ex: onda na superfície de um lago. Ondas tridimensionais Ex: ondas sonoras.

6 Elementos das ondas Período (T): tempo de uma oscilação completa. Frequência (f): número de oscilações por tempo. Comprimento de onda (λ): distância medida entre dois vales ou duas cristas consecutivas.

7 Elementos das ondas Elongação: distância dos ponto em relação à posição de equilíbrio. Amplitude: elongação máxima. Velocidade de propagação da onda (v)

8 Elementos das ondas Velocidade de um pulso numa corda tensa T = intensidade da força de tração na corda μ = densidade linear (massa/comprimento)

9 Reflexão de pulsos Em extremidade fixa: ocorre reflexão com inversão de fase.

10 Reflexão de pulsos Em extremidade livre: ocorre reflexão sem inversão de fase.

11 Página 23

12 Princípio de Huygens De acordo com o princípio de Huygens, num movimento ondulatório progressivo, cada ponto de uma frente de onda se comporta como centro emissor de novas ondas com igual período. Frente de onda: é o lugar geométrico dos pontos atingidos pela onda em um determinado instante.

13 Reflexão de ondas r = i f, v e λ não variam

14 Refração de ondas

15 Princípio da superposição A perturbação da onda resultante em cada ponto do meio, durante a superposição, é a adição das perturbações que seriam causadas por cada uma da ondas, separadamente.

16 Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas.

17 Difração É o fenômeno pelo qual as ondas conseguem contornar obstáculos. É tanto mais acentuado quanto maior o comprimento de onda. Por isso, a difração sonora é mais acentuada e mais facilmente perceptível que a difração luminosa.

18 Polarização A polarização é um fenômeno ondulatório característico das ondas transversais, como as ondas luminosas. Por esse fenômeno, a luz natural, cujas ondas vibram em todas as direções, pode ser transformada numa onda plano-polarizada, na qual as ondas apresentam um único plano de vibração.


Carregar ppt "Tópicos de ondulatória: classificação, princípios e fenômenos. Capítulo 20 Professor Dante Deon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google