A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplo 1 - Fonte: mão - Meio: dominós - Perturbação: pulso - Movimento do pulso: onda ONDA: Qualquer perturbação que se propaga através de um meio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplo 1 - Fonte: mão - Meio: dominós - Perturbação: pulso - Movimento do pulso: onda ONDA: Qualquer perturbação que se propaga através de um meio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Exemplo 1 - Fonte: mão - Meio: dominós - Perturbação: pulso - Movimento do pulso: onda ONDA: Qualquer perturbação que se propaga através de um meio.

3 Exemplo 2 - Fonte: mão - Meio: corda - Perturbação: pulso - Movimento do pulso: onda

4 Atenção ao movimento do onda: v

5 PROPRIEDADE FUNDAMENTAL DA ONDULATÓRIA: Onda transporta energia sem transportar matéria! Exemplo 1

6 Exemplo 2: Rolha sobre onda na água.

7 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS 1) QUANTO À NATUREZA - Ondas Mecânicas: Aquelas que necessitam de meio material para se propagar. Ex: onda sonora, onda na água, onda nas cordas... - Ondas Eletromagnéticas: Aquelas que não necessitam de meio material para se propagar. Ex: ondas luminosas, ondas de rádio, ondas de TV, ondas de celular, R-X, microondas... Obs: Todas ondas eletromagnéticas, no vácuo, viajam com velocidade c 3 x 10 8 m/s.

8 2) QUANTO À DIREÇÃO DE VIBRAÇÃO E DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO - Ondas Transversais: A direção de vibração é perpendicular à direção de propagação. - Ondas Longitudinais: A direção de vibração é a mesma que a direção de propagação.

9 3) QUANTO A DIMENSÃO - Ondas Unidimensionais: se propagam em apenas uma direção (uma linha). - Ondas Bidimensionais: se propagam em duas direções (superfícies). - Ondas Tridimensionais: se propagam em três direções.

10 PARÂMETROS MATEMÁTICOS DAS ONDAS Ex: Onda na corda 1 oscilação completa

11 REPETINDO VÁRIAS VEZES 1 OSCILAÇÃO COMPLETA OBTEMOS UM TREM DE ONDAS

12 1) Comprimento de onda ( λ ): distância entre dois pontos que se repetem consecutivamente. 2) Período (T): tempo de uma oscilação completa, tempo para gerar um comprimento de onda ( λ ). No SI:

13 3) Frequência (f):número de oscilações realizadas em uma unidade de tempo. Se pensarmos em apenas 1 oscilação: Exemplo: a influência da frequência no formato da onda. No SI:

14 4) Amplitude (A): - É proporcional à energia transportada por um comprimento de onda. Quanto maior a A, mais energia é transportada e vice-versa. - Corresponde a distância do centro da onda ao ponto de máxima (crista), ou do centro da onda ao ponto de mínimo (vale). 5) Velocidade (v): Em meios homogêneos e uniformes as ondas apresentam velocidade constante (M.U.).

15 Se pensarmos em apenas 1 oscilação: Ou ainda, para onda em corda esticada: F => força que mantém a corda esticada onde

16


Carregar ppt "Exemplo 1 - Fonte: mão - Meio: dominós - Perturbação: pulso - Movimento do pulso: onda ONDA: Qualquer perturbação que se propaga através de um meio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google