A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O n d u l a t ó r i a Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O n d u l a t ó r i a Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz."— Transcrição da apresentação:

1 O n d u l a t ó r i a Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz

2 Cotidiano e ondas...

3 Quando se fala em ondas, de imediato, pensamos nas ondas do mar. O n d a s

4 Mas existem muitas outras ondas na natureza. O som, por exemplo, é transmitido de um lugar para outro por ondas sonoras.

5 A luz também viaja como uma onda.

6 As ondas do mar viajam milhares de quiômetros, mas moléculas de água não vão muito longe. Como isso é possível? Ondas e Energia

7 Outro tipo interessante de onda é a que se verifica com a energia transmitida ao longo do estádio, apesar de as pessoas permanecem nos mesmos lugares (elas se levantam e em seguida voltam a sentar). É a chamada ola, a qual produz belo espetáculo. Ondas e Energia

8 Quando o baterista percute o prato, este vibra. A energia é transferida para as moléculas de ar ao redor. O som chega às suas orelhas porque as moléculas de ar também vibram. Mas as moléculas de ar não se movem do prato para as orelhas. Elas apenas vibram e transmitem essa vibração às moléculas vizinhas.

9 A luz de uma lâmpada, por exemplo, também se propaga (no meio físico ou no vácuo), sem, contudo, haver transporte de matéria, apenas a energia é transportada.

10 Com base nos exemplos e nas informações apresentadas, podems dizer que onda: 1.É uma perturbação do espaço (vácuo) ou do meio 2. Essa perturbação transporta energia, mas não a matéria O que é uma onda?

11 Classificação das ONDAS (critério : natureza) Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio para se propagar. São exemplos: pulso em uma corda, ondas sonoras. O som não se propaga no vácuo.

12 A propagação da onda se dá porque existe um meio material, no caso, a corda.

13 Classificação das ONDAS (critério : natureza) Ondas eletromagnéticas* são aquelas que se propagam tanto no vazio (vácuo) como no meio São exemplos: ondas de rádio, TV, celulares, luz,... * Propagam-se, no vácuo, à incrível velocidade de km/s!

14 Classificação das ONDAS (critério : direção de vibração) Uma onda é transversal quando a perturbação é perpendicular à propagação. São exemplos: ondas em uma corda Uma onda é longitudinal quando a perturbação é a mesma da propagação. São exemplos: ondas em uma mola

15

16 O som é uma onda longitudinal. As molélulas de ar se deslocam, para frente e para trás, na mesma direção de propagação da onda.

17 Desafio E as ondas na água? Transversais ou longitudinais? Como o surfista aproveita esse fenômeno em uma manobra radical?

18 Características das ondas Uma onda é descrita pelas seguintes características físicas: 1. Amplitude, A 2. Frequência, f 3. Comprimento de onda, 4. Velocidade, v

19 Amplitude (A) é o valor máximo de afastamento em relação à posição de equilíbrio. No caso do som, representa a intensidade do mesmo.

20 A frequência (f) representa o número de oscilações por unidade de tempo (no SI é o segundo). Daí vem, 1/s ou hertz (Hz).

21 Um som (onda sonora) de alta frequência é agudo (alto) e de baixa frequência, grave (baixo).

22 A forma da onda sonora está relacionada ao timbre. É por isso que, apesar da mesma intensidade e mesma frequência, temos sons de qualidades diferentes.

23 Relacionando comprimento de onda - frequência e energia

24 O comprimento de onda (λ = lambda) é a distância entre dois pontos consecutivos denominados cristas.

25 A velocidade (v) de propagação de uma onda pode ser obtida de duas maneiras...

26 Encerrando... É muito importante, a partir de agora, realizar as atividades propostas (exercícios) da apostila. Prof. Luiz Antônio.


Carregar ppt "O n d u l a t ó r i a Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google