A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondulatória Prof. M e. Márcio Marques O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondulatória Prof. M e. Márcio Marques O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ondulatória Prof. M e. Márcio Marques

3 O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA.

4 Chamaremos então de onda: "Perturbação do meio caracterizada pelo transporte de energia e quantidade de movimento, sem o transporte de matéria."

5 Lembre sempre na sua vida ONDAS TRANSPORTAM ENERGIA!!! NADA DE MATÉRIA.

6 Tipos de Ondas Ondas têm dois tipos de classificação: *quanto a natureza *quanto o tipo de vibração.

7 Classificação da natureza Existem ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas.

8 Quanto à natureza, nós classificamos as ondas em: Ondas mecânicas - oscilações de um meio elástico, portanto necessitam de meio material para existir. Ondas eletromagnéticas - produzidas pela vibração de cargas elétricas (não necessita de meio material para se propagar); Ex.: a luz ou as ondas de rádio e TV, que podem propagar- se no vácuo, ar, água etc.

9 Ondas podem ser longitudinais: Ondas sonoras são longitudinais: Onda Mecânica – é uma perturbação que se propaga em um meio elástico; - há transporte de energia cinética e potencial; - depende da inércia e elasticidade do meio.

10 Longitudinal - vibração ocorre na mesma direção de propagação da onda. Perceba que a vibração de cada ponto ocorre na mesma direção de propagação da onda.

11 Classificação quanto a propagação Basicamente, uma onda pode se propagar de duas formas. Uma onda que se propaga na mesma direção da vibração é chamada de Longitudinal. Uma onda que se propaga perpendicular a direção da vibração é chamada de Transversal.

12 Uma onda também é classificada segundo o meio onde ocorre, podendo ser: unidimensional (como a onda em uma corda), bidimensional (onda em um lago) ou tridimensional (o som). Onda na superfície de um lago Visão lateral da onda na superfície de um lago unidimensional bidimensional

13 Exemplos As onda mecânica podem ser longitudinais ou transversais.

14 Ondas podem ser transversais: Ondas eletromagnéticas são transversais: São geradas por cargas elétricas oscilantes; Não necessitam de um meio material para se propagar; Podem se propagar no vácuo. As ondas luminosas são constituídas por campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si e à direção de propagação.

15 Exemplos As ondas eletromagnéticas só se propagam de forma transversal.

16 Estudo matemático das ondas periódicas A Crista Vale Nó

17 Comprimento de onda λ λ

18 É bom lembrar.... Período (T) O período é o tempo que se demora para uma repetição de movimento, ou seja, nessa caso, é o tempo para que um comprimento de onda seja criado. O período é representado pela letra T. Freqüência (f) A freqüência representa quantas vezes um movimento se repete em um intervalo de tempo, nesse caso, representa quantas oscilações completas* uma onda dá a cada segundo. * Uma oscilação completa representa a passagem de um comprimento de onda.

19 Equação como

20

21

22

23 Ondas, propagam-se, e se há vinculo imposto na sua parte terminal o seu comportamento é assim: Extremo Livre. Sem inversão da fase da onda refletida. Extremo Fixo. Observa-se a inversão da fase da onda refletida. Se não há vinculo imposto na sua parte terminal o seu comportamento é assim:

24 Reflexão em cordas V μ 1 = μ 2 V μ 1 < μ 2 V V V μ 1 > μ 2 VV V

25 Quando há mudança na propriedade do meio de propagação de uma onda também temos fenômenos de reflexão mas com inversão de fase. Meio de densidade A.Meio de densidade B. Observa-se INVERSÃO da fase da onda refletida. Densidade de A < Densidade de B

26


Carregar ppt "Ondulatória Prof. M e. Márcio Marques O que são ondas? Onda é uma perturbação do meio. Onda só propaga energia, sendo assim, ONDA NÃO PROPAGA MATÉRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google