A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO ONDULATÓRIA. Conceitos Iniciais Uma onda é uma sucessão periódica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso (fonte de onda) o faz continuamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO ONDULATÓRIA. Conceitos Iniciais Uma onda é uma sucessão periódica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso (fonte de onda) o faz continuamente."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO ONDULATÓRIA

2 Conceitos Iniciais Uma onda é uma sucessão periódica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso (fonte de onda) o faz continuamente e no mesmo ritmo. Atenção: As ondas transportam energia, sem envolver transporte de matéria. O ponto destacado não movimenta-se para a esquerda ou direita. Ele executa um MHS sobre o eixo. ENERGIA

3 Classificação: quanto à natureza Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, onde as partículas vibram. Exemplos: ondas no mar, ondas sonoras, cordas. Ondas Eletromagnéticas: são ondas que não necessitam de um meio material para propagação. São originadas por cargas elétricas que oscilam. Elas podem propagar-se em meios materiais, desde que transparentes. Exemplos: luz, raio-x, sinais de rádio.

4 Classificação: quanto à direção Ondas Transversais: a vibração é perpendicular à propagação da energia. Ondas Longitudinais: a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. Ondas Mistas: a vibração é perpendicular e paralela, alternadamente, à propagação da energia.

5 Classificação: quanto à dimensão Ondas unidimensionais: se propagam em uma direção (uma dimensão), como a onda em uma corda. Ondas bidimensionais: se propagam em duas direções (x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água. Ondas tridimensionais: se propagam em todas as direções possíveis, como ondas de luz, por exemplo.

6 Particularidades As ondas eletromagnéticas, inclusive a luz visível, são sempre transversais, por sua própria natureza. Já o som, que é uma onda mecânica, é sempre longitudinal.

7 Espectro eletromagnético

8 Exercício V V V V V V F F V F V Transparente

9 Exercício X X

10 Se, quanto maior a freqüência, menor o comprimento de onda. Curiosidades As velocidades das ondas eletromagnéticas são as mesmas no vácuo,. Em outros meios, a velocidade depende da freqüência. Ondas com maior vibração, têm velocidade menor e vice-versa. Para luz visível, a freqüência é a cor da luz. Dica: pense sempre nas palavras: Ultravioleta e Infravermelho.

11 Dica

12 Exercício X

13 X

14 X


Carregar ppt "INTRODUÇÃO ONDULATÓRIA. Conceitos Iniciais Uma onda é uma sucessão periódica de pulsos, ou seja, quem produz o pulso (fonte de onda) o faz continuamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google