A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES. O QUE É UMA ONDA? Denomina-se ONDA o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES. O QUE É UMA ONDA? Denomina-se ONDA o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio."— Transcrição da apresentação:

1 ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES

2 O QUE É UMA ONDA? Denomina-se ONDA o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

3 PROPRIEDADE IMPORTANTE! Na onda há propagação de energia de um ponto para a outro, sem que haja transporte de matéria.

4 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS QUANTO À NATUREZA 1) Mecânica 2) Eletromagnética

5 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS QUANTO À DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO 1) UNIDIMENSIONAIS 2) BIDIMENSIONAIS 3) TRIDIMENSIONAIS

6 CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS QUANTO À DIREÇÃO DE VIBRAÇÃO 1) TRANSVERSAL 2) LONGITUDINAL

7 CAIU NO VESTIBULAR! São exemplos de ondas os raios X, os raios gama, as ondas de rádio, as ondas sonoras e as ondas de luz. Cada um desses cinco tipos de onda difere, de algum modo, dos demais. Qual das alternativas apresenta uma afirmação que diferencia corretamente o tipo de onda referido das demais ondas acima citadas? a) Raios X são as únicas ondas que não são visíveis. b) Raios gama são as únicas ondas transversais. c) Ondas de rádio são as únicas ondas que transportam energia. d) Ondas sonoras são as únicas ondas longitudinais.

8 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) É um movimento oscilatório,periódico e conservativo. Exemplo: Pêndulo Simples e sistema massa-mola.

9 PÊNDULO SIMPLES L g=10 m/s 2

10 SISTEMA MASSA MOLA

11 ONDAS PERÍODICAS PERÍODO (T): tempo de uma oscilação completa; FREQUÊNCIA (f): número de oscilações completas por segundo (Hz);

12 ONDAS PERÍODICAS ELEMENTOS DE UMA ONDA: COMPRIMENTO DE ONDA: Distância percorrida durante 1 oscilação completa!

13 ESTUDO MATEMÁTICO DAS ONDAS VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE UMA ONDA PERIÓDICA Depende das condições do meio onda a Onda se propaga! V = λ.f

14 CAIU NO VESTIBULAR! Uma onda harmônica propaga-se em uma corda longa de densidade constante com velocidade igual a 400 m/s. A figura a seguir mostra, em um dado instante, o perfil da corda ao longo da direção x.Calcule a freqüência dessa onda

15 CAIU NO VESTIBULAR! A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da seqüência dos gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo Analisando os gráficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de a) 1,5. b) 2,0. c) 4,0. d) 4,5. e) 5,0.


Carregar ppt "ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES. O QUE É UMA ONDA? Denomina-se ONDA o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google