A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA.

3

4 Na 1.ª Leitura, JEREMIAS descreve a sua experiência de Cruz. (Jer 20,7-9) "Seduzido" pelo Senhor, colocou toda a sua vida ao serviço de Deus. No caminho conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Teve a tentação de largar tudo, mas não desistiu: "Senti dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me!" A Liturgia convida os seguidores do Senhor a descobrirem a "loucura da CRUZ" e apresenta dois exemplos: JEREMIAS e PEDRO.

5 * É o grito de um coração dolorido, marcado pela incompreensão e pelo aparente fracasso na Missão... Diante do sofrimento desanima, mas logo se reanima, movido por uma grande paixão por Deus. Na 2.ª Leitura, S. Paulo convida os cristãos a oferecerem a Deus a própria vida. Este é o verdadeiro Culto que agrada a Deus. (Rom 12,1-2)

6 No Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos a sua Paixão e Cruz e avisa que o caminho dos discípulos é semelhante. (Mt 16,21-27) - PEDRO não concorda e começa a "repreendê-lo". - Jesus rejeita energicamente as insinuações de Pedro e diz: "Afasta-se de mim, Satanás... não pensas as coisas de Deus.” E acrescenta: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua CRUZ e siga-me". Aceitamos com facilidade a Cruz de Jesus, mas nem sempre a nossa!

7 A Experiência dos CATEQUISTAS Como Jeremias e Pedro, eles se deixam "seduzir" por Deus e aceitam cumprir essa grande missão. São inevitáveis dificuldades, sofrimentos e perseguições. Não obstante tudo isso, no final estão convencidos que valeu a pena. Vamos aprofundar o tema: - Como devem ser os CATEQUISTAS PARA OS NOVOS TEMPOS? O grande desafio é conseguir chegar ao coração dos catequizandos de hoje.

8 A pessoa quer razões para crer, não apenas doutrinas para repetir. A catequese deve responder aos desafios do mundo presente. Não apenas conhecimentos, mas vivência de Deus... Daí a importância da FORMAÇÃO dos Catequistas. É preciso haver maior atenção na formação de catequistas, da paróquia em oferecer meios actualizados e locais adequados, dos catequistas em buscar métodos novos e mais eficientes. Não basta treinar. Deve ser um processo progressivo e permanente de formação.

9 deve estar presente na Catequese, descobrindo o modo de pensar e de agir da criança e do jovem de hoje. É a porta de entrada para um começo de conversa... + A presença da FAMÍLIA na Catequese é fundamental. A catequese familiar seria o ideal... - E as crianças que não têm família? - E as que têm, todas estariam dispostas ou em condições? + E a INCULTURAÇÃO

10 + E a COMUNIDADE deve ser um lugar privilegiado dessa experiência de Deus. Os Catequistas não substituem os pais, apenas os complementam. Mas, a Catequese, sem o apoio dos pais, fica prejudicada... A melhor lição de catequese é a alegria e o entusiasmo, com que os pais vivem a fé e os ensinamentos de Cristo e a experiência de Deus dos Catequistas.

11 + Catequistas, vós sois importantes, num mundo onde todos estão meio angustiados, até mesmo as crianças. Deveis ser sinal de salvação, que é uma coisa acolhedora. Salvação não é um código de leis, mas um acto de amor de Deus, que abraça as pessoas. E o Catequista deve ter essa cara de salvação. O mundo precisa de vós. Vós sois fantásticos, porque fazeis uma coisa rara hoje: sois gratuitos, não só porque não cobrais pelo vosso trabalho, mas também porque gostais de vos dar.

12 Catequista, deves ser feliz por seres o que és, e ajudares a própria Igreja a perceber que ela também deve ser assim. Catequistas, OBRIGADO, porque vós também vos deixastes "SEDUZIR" pelo Senhor... O Autor sagrado vos garante: "Felizes os pés que andam para anunciar boas novas". Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 31.08.2008


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google