A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Paz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Paz."— Transcrição da apresentação:

1 A Paz

2 A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova,
que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.

3 A 1ª Leitura - É uma Comunidade formada por pessoas diversas,
mostra a Comunidade cristã de Jerusalém. (At 4, 32-35) É um dos sumários dos Atos dos Apóstolos. Lucas descreve uma comunidade ideal como modelo à Igreja e às igrejas de todas as épocas: - É uma Comunidade formada por pessoas diversas, mas que vivem a mesma fé "num só coração e numa só alma". Da adesão a Jesus resulta, obrigatoriamente, a comunhão e a união de todos os "irmãos" da comunidade.

4 - É uma Comunidade que partilha os bens.
Da comunhão com Cristo e dos cristãos entre si, resultam implicações práticas: a renúncia a qualquer tipo de egoísmo, de auto-suficiência e uma abertura de coração para a partilha, para o dom, para o amor. "Tudo entre eles era posto em comum, entre eles ninguém passava necessidade".

5 que testemunha o Senhor Ressuscitado.
- Uma Comunidade que testemunha o Senhor Ressuscitado. Viver de acordo com os valores de Jesus é a melhor forma de anunciar e de testemunhar que Jesus está vivo. "O fiéis eram estimados por todos… e crescia cada dia" * Podemos dizer o mesmo de nossas comunidades?

6 A 2ª Leitura recorda os critérios que definem a vida cristã autêntica: amar a Deus e por em prática os seus Mandamentos. (1Jo 5, 1-6) O Evangelho apresenta DOIS ENCONTROS da nova Comunidade com o Cristo Ressuscitado. (Jo 20,19-31) É uma Catequese sobre a presença de Jesus, que continua vivo e ressuscitado, acompanhando a sua Igreja:

7 Os Apóstolos "A PAZ esteja com vocês" (3x).
estão reunidos, mas "trancados" e dominados pela incredulidade, pela tristeza e pelo medo. TOMÉ incrédulo na promessa de Cristo e na palavra dos colegas é protótipo dos que não valorizam o testemunho comunitário e querem ser cristãos sem Igreja. A fé nos chega pela comunidade eclesial. * Hoje muitos vivem de "portas trancadas". O Ressuscitado derruba as trancas e restaura a PAZ e a alegria: "A PAZ esteja com vocês" (3x). HOJE, ele nos torna também protagonistas da Paz, que é conquistada e construída pelo empenho de todos.

8 + No 1º Dia da Semana, após a Morte e Ressurreição.
Começa então o "Dia do Senhor", o DOMINGO… * O Domingo é de fato o "Dia do Senhor" para você? + Jesus está no "Centro" da Comunidade, onde todos vão beber essa vida que lhes permite vencer o "medo" e a hostilidade do mundo. É a videira ao redor da qual se enxertam os ramos.

9 + Confia a Missão: "Como o Pai me enviou, assim eu vos envio."
Continua acreditando neles… conta com eles… apesar de tudo... * Na MISSÃO, Ele conta também conosco, apesar de tudo...

10 uma nova Criação: + Inicia Com o dom do Espírito Santo,
"Jesus soprou sobre eles", como Deus na criação do homem e acrescentou: "Recebei o Espírito Santo". Com o dom do Espírito Santo, o Senhor ressuscitado inicia um mundo novo e com o envio dos discípulos se inaugura um novo Israel, que crê em Cristo e testemunha a verdade da Ressurreição.

11 * Uma vez perdoados... são enviados a perdoar em nome de Deus.
+ Institui a Penitência: "Aos que perdoardes os pecados, serão perdoados; aos retiverdes, ficarão retidos". * Uma vez perdoados... são enviados a perdoar em nome de Deus. + Chega à fé em Cristo Ressuscitado na Comunidade Longe da Comunidade, Tomé não acreditou na palavra de Jesus, nem dos colegas.

12 sua fé se reacendeu, e fez um belo ato de fé: "Meu Deus e meu Senhor".
Voltando à Comunidade no "Dia do Senhor" sua fé se reacendeu, e fez um belo ato de fé: "Meu Deus e meu Senhor". - E Cristo acrescentou: "Felizes os que acreditam sem ter visto…" * Tomé representa os que vivem afastados da comunidade, sem perceber os sinais de vida que nela se manifestam. - O episódio é uma alusão clara ao Domingo... Lembra nossa experiência pascal que se renova cada domingo...

13 A DIVINA MISERICÓRDIA, que hoje celebramos
A experiência de Tomé é possível para os homens de todos os tempos... * O que significa para você a Eucaristia Dominical? - É um encontro pessoal com o Cristo Ressuscitado, que continua presente "no meio de nós" na comunidade cristã? A DIVINA MISERICÓRDIA, que hoje celebramos é garantia e força para o desempenho de nossa missão. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Hoje: domingo, 2 de abril de 2017 as 02:43:23 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço:


Carregar ppt "A Paz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google