A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo"— Transcrição da apresentação:

1 A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Bárbara da Silva Praxedes Greta Évelin da Silva Mota Marcelo de Souza Corrêia Raissa Nauar de Sousa

2 Introdução O secretário executivo frente a necessidade de existir uma gestão intercultural que integre as diversidades culturais em um ambientes cada vez mais inter-relacionado. Ao pesquisar a necessidade de gerir diferentes culturas dentro de um mesmo espaço global enfrenta-se a necessidade de entender, primeiramente, os conceitos de cultura sob o ponto de vista antropológico, além de estudar profundamente a ocorrência de um novo fenômeno global: a interculturalidade. Como o conhecimento em interculturalidade pode interferir no trabalho do Secretário Executivo?

3 Secretariado Histórico
A origem do Secretariado já é bem antiga. Desde o Antigo Egito, já existiam os Escribas (profissionais dotados de amplas habilidades, principalmente a escrita. A Revolução Industrial e a transformação da profissão secretarial. 2. Com base na lei que complementa a regulamentação da profissão de secretariado no Brasil, a 9.261/96 dispõe em seu artigo 4° algumas atribuições do Secretário Executivo que estão mais voltadas à experiência internacional e intercultal deste profissional.

4 Interculturalidade O prefixo “inter” quer dizer entre, no meio, e combinado a palavra cultura significa “entre culturas”, “no meio de várias culturas” e “interação de culturas” (LOPES, 2003) O trabalho tem como objetivo principal verificar a relevância da interculturalidade para a formação profissional do Secretário Executivo e como secundários: verificar como o reconhecimento intercultural interfere no trabalho secretária e também identificar as habilidades de gestão intercultural no secretário executivo mediante aos conflitos e diversidades culturais dentro de um ambiente organizacional.

5 Material e Métodos Abordagem qualitativa
Pesquisa em livros e artigos científicos nos acervos da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Pará Dados serão obtidos através de entrevistas a profissionais de Secretariado Executivo e professores universitários do curso.

6 Resultados e Discussões
A investigação Qualitativa – Métodos Indutivos Pesquisa Bibliográfica Coleta de Dados: Entrevistas Semi-Estruturadas Análise dos Dados Obtidos na Entrevista e dos Questionários – Empregando A.D (Michel Pê Cheur)

7 Considerações finais A pesquisa busca elucidar para o campo de pesquisas secretárias o papel da formação acadêmica profissional, ao buscar através da interculturalidade, como está contribui para o desenvolvimento profissional do secretariado executivo e a forma como este rege os problemas interculturais enfrentados nos seus ambientes de atuação.

8 Referências CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença*. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr Disponível em < acessado em 24 fev. 2016 COLL, A. N. Propostas Para Uma Diversidade Cultural Intercultural Na Era Da Globalização. ed. São Paulo: Instituto Pólis, NETTO, Ismael Sá. Os escribas. Site O Fascínio do Egito. Disponível em: < Acesso em: 15 fev NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009. ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 2ª Edição. Campinas, SP: Pontes, 2000. RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. FAETEC/IST. Paracambi, 2007. SANTOS, E. B. M. A Importância Da Inserção de Aspectos Interculturais No Ensino De Línguas Estrangeiras Para Profissionais de Secretariado. Passo Fundo: Revista do Secretariado Executivo, n. 8, 2012. THOMAS, D. C. INKSON, K. Inteligência Cultural: Instrumentos Para Negócios Globais. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

9


Carregar ppt "A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google