A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO E SAÚDE (TRANS)FORMAÇAO ATRAVÉS DO DIÁLOGO Contribuições da Educaçao Popular em Saúde na Atenção Primária à Saúde DAILTON A. L. DE LACERDA Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO E SAÚDE (TRANS)FORMAÇAO ATRAVÉS DO DIÁLOGO Contribuições da Educaçao Popular em Saúde na Atenção Primária à Saúde DAILTON A. L. DE LACERDA Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO E SAÚDE (TRANS)FORMAÇAO ATRAVÉS DO DIÁLOGO Contribuições da Educaçao Popular em Saúde na Atenção Primária à Saúde DAILTON A. L. DE LACERDA Saúde Coletiva da UFPB

2 transmissão do saber memorização E & S Tradicional hierarquiza ção da relação merito cracia competi ção erudição

3 saber imposto verticalizado técnico instrumentalizado um ensina o outro aprende Sujeitos subalternos “bancário”

4 diálogo saber anterior antiauto ritária autono mia alte rida de participação popular

5 Educação Popular é… Estratégia política e metodológica, que rompe com a tradição autoritária e distanciada da educação em saúde Mudanças sociais e políticas Instrumento de gestão participativa A participação popular é implícita O saber é construído a partir e para o saber popular Valoriza a subjetividade Atua na microcapilaridade para interferir nas estruturas macro, gerando mudanças sociais/políticas

6 Educação Popular é, portanto, um modo comprometido e participativo de conduzir o trabalho educativo orientado pela perspectiva de realização de todos os direitos do povo - dos excluídos-, bem como dos seus parceiros e aliados. Nela investem os que crêem na força transformadora das palavras e dos gestos, não só na vida dos indivíduos, mas na organização global da sociedade.

7 Educação Popular na APS 1970-1980: experiências pioneiras Movimento Reforma Sanitária SUS ESF

8 Pode-se afirmar que hoje uma grande parte das experiências da Educação Popular e Saúde está voltada para a superação do fosso cultural existente entre os serviços de saúde, as organizações não governamentais, o saber sanitário e as entidades representativas dos movimentos sociais e populares.

9 Trabalho na ABS/APS Inovações brasileiras participação popular práticas integrativas e complementares Interdisciplinaridade População brasileira: criatividade, emoção, solidariedade, vitalidade

10 Educação Popular na ABS/APS Relação da população com os serviços de APS complexa, com conflitos demandas que extrapolam a capacidade gestão vertical mídia, política, narcotráfico, organizações comunitárias, religião, cultura, valores familiares.

11 Uma importante contribuição do Brasil à Saúde Pública mundial pode ser: a reorientação da APS pela criatividade inovadora da participação popular e da perspectiva de associar o trabalho em saúde com a luta por uma sociedade mais justa e igualitária, superando a abordagem restrita do modelo biomédico e da medicina baseada em evidências, bem como do olhar para o social centrado apenas na epidemiologia quantitativa.

12 Potencialidades para a EPS na ABS/APS Extensão Universitária Movimento Estudantil Experiências Comunitárias Saber popular

13 Potencialidades para a EPS na APS Política Nacional de Ed. Popular em Saúde Implementar a Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, contribuindo com a participação popular, com a gestão participativa, o controle social, o cuidado, a formação e as práticas educativas em saúde. COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE - CNEPS

14 Pois, o concreto, em contato com as barras de ferro retorcidas da estrutura de nossos ALEIJOS EDUCACIONAIS, “[...] JAMAIS TENTE MOBILIAR VOSSO ESPÍRITO COM CONCRETO!...CHEGARÁ! a um MOMENTO DO TEMPO, em que, NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO PARA REMOVÊLO! (Cabruêra)

15 Reflitamos e Respondamos! Nossa formação em saúde permiti-nos instrumentarlizarmo-nos com uma ES problematizadora, crítica e comprometidada com um cuidado integral de saúde? Que estratégias de ES podemos desenvolver para mudar a concepção hegemônica “bancária” da nossa formação? Que experiências podemos usar durante nossa formação para (trans)formar nossas práticas de saúde, através da ES, em ações verdadeiramente promotoras de saúde, inclusive, como futuros trabalhadores de saúde?

16 Referências BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: SEGEP, 2007. DIERCKS, M. e PEKELMAN, R. Manual para equipes de saúde: o trabalho educativo nos grupos. In: Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. LACERDA, D.A.L. (Org), et al. Reorientando a atenção à saúde do trabalhador a partir da educação popular. In: Cruz PJSC, Vasconcelos EM. (Org.). Educação Popular na Formação Universitária – reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; 2011. p.318-32. LACERDA, D.A.L. e RIBEIRO, K.S.Q.S. (Orgs) Fisioterapia na Comunidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO E SAÚDE (TRANS)FORMAÇAO ATRAVÉS DO DIÁLOGO Contribuições da Educaçao Popular em Saúde na Atenção Primária à Saúde DAILTON A. L. DE LACERDA Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google