Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenato Gustavo Aldeia Pinho Alterado mais de 8 anos atrás
1
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM
2
GRITOS DA REALIDADE EMERGÊNCIA NOS POVOS DA AMAZÔNIA. EMERGÊNCIA NA BIOMASSA AMAZÓNICA, NA MÃE NATUREZA, NA CASA COMUM. A VONTADE DE RENOVAR A NOSSA IGREJA, DE RENOVAR O JEITO DE SER CRISTÃO. A URGÊNCIA DE ATUAR AGORA. O PAPEL FUNDAMENTAL DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO EM REDE
3
“QUE A IMAGEM DO BOM SAMARITANO ENFAIXANDO AS FERIDAS DO HOMEM ESPANCADO, PONDO NELAS AZEITE E VINHO, NOS SIRVA COMO GUIA. A NOSSA COMUNICAÇÃO SEJA AZEITE PERFUMADO PARA A DOR E VINHO BOM PARA A ALEGRIA. A NOSSA LUMINOSIDADE NÃO PROVENHA DE TRUQUES OU EFEITOS ESPECIAIS, MAS DE NÓS FAZERMOS PRÓXIMOS, COM AMOR, COM TERNURA, POR QUEM ENCONTRAMOS FERIDO PELO CAMINHO”. (PAPA FRANCISCO, JANEIRO 2014)
4
DIVULGAR MENSAGENS NÃO É SUFICIENTE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DA REPAM ORIENTADA A SABER IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DESTINADAS A MUDAR A REALIDADE, PARTE DA METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR QUE SE CONCENTRA NA AÇÃO CIDADÃ: PARTICIPAÇÃO SOCIAL, ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO, COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS DE QUALQUER PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. "CONTINUEM FAZENDO BAGUNÇA... MÁS AJUDEM A ORGANIZAR A BAGUNÇA...” PAPA FRANCISCO, PARA OS JOVENS DO PARAGUAI, 2015
5
INOVAR NOSSA COMUNICAÇÃO HOJE, A COMUNICAÇÃO PASSA POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES: NOVAS LINGUAGENS, NOVAS MÍDIAS, NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS TÉCNICAS, NOVAS NARRATIVAS, NOVOS CONCEITOS E NOVAS METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. NESTE CONTEXTO, OS AGENTES PASTORAIS, JORNALISTAS, COMUNICADORES, LÍDERES COMUNITÁRIOS, EDUCADORES E PROMOTORES TÊM A URGÊNCIA E A OBRIGAÇÃO DE AVALIAR, REPENSAR E MELHORAR AS NOSSAS IDEIAS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO.
6
O NOSSO PROCESSO DE FORMAÇÃO TEM COMO OBJETIVO QUE OS PARTICIPANTES DESENVOLVEM SUAS HABILIDADES PARA OLHAR COM NOVOS OLHOS. PARA OUVIR AS PESSOAS MAIS DE PERTO, PARA USAR NOVAS ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO PARA COMUNICAR A PARTIR DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS PRESENTES NAS COMUNIDADES, PARA CONSTRUIR NARRATIVAS PÚBLICAS QUE PERMITAM A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA POLÍTICA E SOCIAL. A comunicação não é apenas falar
7
OBJETIVOS OBJETIVO GERAL DESENVOLVER ATITUDES E HABILIDADES PARA UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA, BASEADA EM VALORES HUMANOS E CRISTÃOS. UMA COMUNICAÇÃO QUE AJUDE A FORTALECER AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E A INCIDÊNCIA PÚBLICA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORTALECER O TRABALHO DAS EQUIPES DE COMUNICAÇÃO, LOCAIS E NACIONAIS, LIGADAS À REPAM. CONSTRUIR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA PROMOVER UMA CIDADANIA ECOLÓGICA ATIVA. FORMAR EQUIPES NACIONAIS PARA FACILITAR A FORMAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM TEMAS AMAZÔNICOS.
8
METODOLOGÍA Processo de formação em 2 módulos, desenvolvido em oficinas de cinco dias por cada módulo. Metodologia "aprender fazendo", com base nos princípios da educação popular. Começaremos com um diagnóstico social e comunicacional. Nesta base, faremos a construção de cada estratégia local. A comunicação será abordada nas suas várias dimensões e não apenas a partir de um olhar mediático ou instrumental. Após a conclusão do curso os participantes vão ter construído um plano de trabalho para a Incidência pública. Nos tempos intermédios entre cada oficina, brindaremos apoio na implementação de estratégias de comunicação no território.
9
MÓDULO 1 DIAGNÓSTICO LOCAL E CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PARA A MUDANÇA DESEJÁVEL E POSSÍVEL DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE E DA COMUNICAÇÃO. DIAGNÓSTICO DA NOSSA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NARRATIVAS CIDADÃS E MOBILIZADORAS IDENTIFICAÇÃO DOS DESAFIOS QUE EXIGEM UMA MUDANÇA SOCIAL COMUNICAÇÃO DESDE OS VALORES PESSOAIS E OS VALORES COMPARTILHADOS COMUNICAÇÃO DA URGÊNCIA PARA AGIR AGORA
10
MÓDULO 2 ESTRATÉGIAS PARA MUDAR O FUTURO AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A INCIDÊNCIA PLANO DE COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL ENCÍCLICA LAUDATO SI: DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO E AÇÃO PASTORAL. COMO IMPLEMENTAR E GERIR A MUDANÇA. GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA. ESTRATÉGIA COMO ATITUDE E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO.
11
CONTATO ESTAMOS ATENTOS ÀS SUAS DEMANDAS, SUGESTÕES E PROPOSTAS PANAMAZÓNICAMENTE, PEDRO SÁNCHEZ, PSANCHEZ@CARITASECUADOR.ORG DANIELA ANDRADE, DANDRADE@CARITASECUADOR.ORG
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.