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I NICIATIVA - A VALIAÇÃO DA E DUCAÇÃO B ÁSICA Junho 2016 Devolutiva do GT.

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1 I NICIATIVA - A VALIAÇÃO DA E DUCAÇÃO B ÁSICA Junho 2016 Devolutiva do GT

2 2 O sistema de avaliação brasileiro foi se ampliando e complexificando desde o fim da década de 1980 até o atual modelo. Atualmente, todas as etapas e níveis de ensino são objetos de avaliação padronizada organizada pelo INEP, exceto Educação Infantil. O Ensino Fundamental é avaliado, a cada dois anos, de forma censitária por meio da Prova Brasil no 5º e 9º ano. Para o Ensino Médio, a avaliação é amostral, via Saeb, também a cada dois anos. O cenário atual da gestão pública educacional trouxe novas temáticas que precisarão estar refletidas nas Avaliações Nacionais: Base Nacional Comum, novo modelo de Ensino Médio, ENEM, etc. Há, também, a necessidade de avaliação de outras habilidades não contempladas nos exames atuais, que se restringem à matemática e Língua Portuguesa: ciências da natureza, ciências sociais, habilidades socioemocionais, etc. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | DECLARAÇÃO DE ESCOPO Revisar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, indicando melhorias relativas à periodicidade, conteúdo, etc. Inclusão de outras habilidades e competências no SAEB: Inclusão de outras áreas de conhecimento no SAEB, em consonância com aquelas indicadas na BNCC; Inclusão de outras áreas de conhecimento no SAEB, em consonância com o novo modelo de Ensino Médio (Educação Profissional, por exemplo) Inclusão da avaliação de componentes Socioemocionais; Prospectar oportunidades de integração entre as avaliações realizadas pelos sistemas estaduais e as avaliações nacionais com o objetivo de evitar duplicidade de gastos para construção de medidas de desempenho Realizar análise propositiva dos custos relativos à Avaliação assumidos pelos estados em suas avaliações específicas. CONTEXTO E NECESSIDADE OBJETIVO DA INICIATIVA Entendimento do contexto e proposta da iniciativa :

3 3 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | DECLARAÇÃO DE ESCOPO As outras três iniciativas prioritárias do Consed tratam de temas paralelos que tem impacto na Avaliação da Educação Básica: Base Comum Nacional: objetivo de promover uma nova fundamentação técnica e uma metodologia de construção de consenso que embase a proposta de uma nova base curricular nacional; Ensino Médio: objetivo de promover um modelo de novo Ensino Médio (PL6840/2013); Financiamento da Educação: objetivo de discutir modelos de Financiamento da Educação. Estas iniciativas devem caminhar de forma independente, mas com alinhamentos periódicos entre os Secretários Patrocinadores. INTERFACES COM OUTRAS INICIATIVAS DO CONSED Entendimento do contexto e proposta da iniciativa:

4 4 Composição Patrocinadores: Frederico Amâncio, PE; Idilvan Alencar, CE. Grupo de Coordenação: Severino Andrade/PE Subgrupos: Conteúdo: Coordenadores: Amanda (DF) e Jonyele (DF) Usos e Arquitetura: Coordenadores: Fátima (BA) e Afonso (RN) Custos e Financiamento: Coordenadores: Eduardo (ES) e Cosme (PI) Apoio Técnico: Instituto Ayrton Senna Mozart Neves Ramos; Ricardo Paes de Barros; Gabriela Pluciennik Cumprimento dos prazos definidos Realização de Avaliação Piloto de habilidades socioemocionais em uma rede estadual de Ensino. Métricas de sucesso Públicos Impactados e Influenciadores Foram mapeados os seguintes públicos impactados e influenciadores: MEC/INEP Undime Governos dos Estados Agencias avaliadoras (CAED< CESPE< CESGRANRIO) e comunidade de especialistas em avaliação (ABAVE) É preciso definir uma estratégia de alinhamento e envolvimento de cada um destes públicos. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | COMPOSIÇÃO DO GT

5 5 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | ATIVIDADES

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7 7 Conteúdo: Avaliar o que? Usos e arquitetura: Para que e como fazer? Custo e financiamento: Quanto custa, quem paga? AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | TRABALHO DOS GRUPOS

8 8 NOVO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO Conteúdo Áreas de Conhecimento Compreensão dos Resultados Custo e FinanciamentoUsos e Arquitetura Classificação dos Custos Fixos X Variáveis Comparabilidade de Escalas das Avaliações dos Estados Compatibilidade com o ENEM Proposta Tema Subtema Análise Comparativa dos Custos Possibilidades para Redução dos Custos, Especialmente via Consórcios Escala dos Custos Clima Escolar X Competências Socioemocionais Avaliações e sua Relação com Metas do Sistema, das Regionais e das Escolas Avaliações como Insumo para Gestão da Educação Utilidades Atuais e Potencialidades das Avaliações Devolutiva dos Resultados e Aplicações Pedagógicas Formações dos Educadores e das Comunidades para Compreensão e Utilização das Avaliações Dificuldades na Realização de Avaliações Público Alvo das Avaliações Estimativa de Custo por Aluno Formas de Financiamento

9 9 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | ATIVIDADES LINHA DO TEMPO OUT/2015 START MAR/2016 Formação do GT Definição do Parceiro MAI/2016 Reunião GT (online) Apresentação do projeto e questionário JUN/2016 1º Reunião Técnica GT Criação dos Subgrupos Definição de diretrizes para o desenho de sistemas de monitoramento AGO/2016 2º Reunião Técnica GT Definição dos Cenários para a avaliação SET/2016 Reunião do Fórum dos Secretários Validação das diretrizes com o Fórum de Secretários FEV/2017 SEMINÁRIO NACIONAL DEZ/2017 Finalização do Piloto de Avaliações NOV/2016 3º Reunião Técnica GT Proposta do desenho do Sistema de Avaliação

10 10 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | ATIVIDADES ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PROJETO Elaboração do Plano de Trabalho 100% Elaboração e sistematização dos diagnósticos 20% Validação dos diagnósticos 0% Elaboração dos Cenários e sistematização das propostas 0% Validação das Propostas 0% Elaboração final das propostas do CONSED 0% Elaboração do Piloto de Avaliação de Novas Competências e Habilidades 0% Validação do Piloto 0%

11 11 I NICIATIVA - A VALIAÇÃO DA E DUCAÇÃO B ÁSICA Junho 2016 Devolutiva do GT


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