A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP."— Transcrição da apresentação:

1 A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP

2 De onde vem aquilo que ensinamos aos alunos?

3 A Transposição Didática “tomar distância, interrogar as evidências, por em questão as idéias simples, desprender-se da familiaridade enganosa de seu objeto de estudo”. (Chevallard) Saber de referência – saber a ensinar – saber ensinado

4 As Esferas de Saberes Saber de referência (sábio) T.D. externa Saber a ensinar (programas) T.D. interna Saber ensinado (sala de aula)

5 “o saber produzido pela transposição didática será, portanto, um saber exilado de suas origens e separado de sua produção histórica”. (Chevallard) Os saberes sofrem modificações e são reorganizados.

6 T D – violência contra a integridade do ato de ensinar!

7 Transformações do novo saber: Desincretização Descontextualização Despersonalização Programabilidade e Publicidade

8

9

10 Noosfera Onde “se encontram todos aqueles que, por ocuparem os postos principais do funcionamento didático, enfrentam-se com os problemas que surgem do encontro com a sociedade e suas exigências” (Chevallard, 1991, p.28).

11 T D - vigilância epistemológica sobre o que se está ensinando em relação àquilo que se tinha assumido como projeto de ensino e ilumina as diferenças entre as instâncias dos saberes.

12 A Vigilância Epistemológica O diabo está nos detalhes! Na interação entre o material didático e o professor, este dará nova vida à inovação. Como os conceitos são apresentados? Como as atividades estão estruturadas? Como a experimentação é pensada? Que palavras são usadas? Que analogias são estabelecidas?

13 Vigilância Epistemológica “esses saberes escolares, dos quais se diz que são descontextualizados, desarticulados e separados da prática social que lhes fundou historicamente, são funcionais ainda hoje em uma prática exterior à escola e à qual preço?” (Martinand e Durey, 1994, p.77).

14 O que ensinamos corresponde ao que gostaríamos que os alunos aprendessem?

15

16 A sobrevivência dos saberes Atualidade Moral – adequado à sociedade atual Atualidade Biológica – atualidade em relação à ciência Operacionalidade Criatividade Didática Terapêutica – submeter-se às imposições dos sistemas de ensino


Carregar ppt "A Didatização dos Saberes Escolares Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google