Download presentation
Презентация загружается. Пожалуйста, подождите
PublicouBárbara Paiva Castelhano Alterado mais de 8 anos atrás
1
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares
2
A QUEM COMPETE A SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES? 2
3
O QUE SÃO CONTEÚDOS ESCOLARES? 3
4
COMO DEVEM SER TRATADOS NO ESPAÇO DE SALA DE AULA VIRTUAL OU PRESENCIAL? 4
5
"Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado [...] conteúdos que são retalhos da realidade [...]" são palavras de Paulo Freire, um dos maiores educadores do século XX. O que o autor quis dizer com a seguinte expressão: "conteúdos que são retalhos da realidade"? 5
6
Fragmentação e isolamento do conteúdo X conhecimento significativo: 6
7
A neutralidade dos conteúdos não existe. 7
8
Na visão de Moreira e Santos (1995), os conteúdos têm de ser vistos como algo a ser questionado, analisado e negociado e não divorciado do significado humano. “Os conteúdos devem ser selecionados e organizados de modo a fortalecer o poder e a autonomia de grupos que estejam submetidos a qualquer forma de exploração, opressão e discriminação” (MOREIRA; SANTOS, 1995, p. 63). 8
9
RELAÇÃO DO SUJEITO COM O CONHECIMENTO: EXEMPLO DE DESARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, DE CONHECIMENTO VAZIO E SEM SIGNIFICADO, ESTÉRIL, ISOLADO DO CONTEXTO E FRAGMENTADO. 9
10
Os conteúdos não devem ter características de terminalidade e devem servir como ponto de partida para novos conhecimentos. Entretanto, quando o professor respalda a prática no modelo tradicional de ensino, no modelo tecnicista, o conteúdo estudado tem caráter de terminalização, isto é, como se o assunto subsequente não tivesse nenhuma relação com o assunto anterior. Além disso, é trabalhado de forma fragmentada e isolada de um contexto. É muito comum nos depararmos com situações em que os alunos perguntam após receberem o resultado de uma prova: “professor, hoje vai ter matéria nova?” 10
11
Didática Profa. Therezinha Conde Atividade
12
Refletindo sobre a relevância dos conteúdos de ensino pesquisados nos livros didáticos. 12
13
Didática DSTs – Doenças sexualmente transmissíveis: Tipos de DSTs Características Formas de prevenção Formas de tratamento Profa. Therezinha Conde 13
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.