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PublicouMaria Fernanda Antas Fragoso Alterado mais de 7 anos atrás
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E os personagens dos grupos? UNIDADE IV Profª Jacqueline Moreira
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L Í D E R E S
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expectativas, necessidades e crenças irracionais de cada um e que compõem a fantasia básica inconsciente comum ao grupo todo”. ZIMERMAN, 2000, p. 136 “Podemos dizer que em cada papel se condensam
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PAPÉIS Porta-Voz Bode expiatório Líder
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Características importantes... Segundo KERNBERG (2000), “a personalidade do líder deveria incluir uma cota moderada de tendências narcisistas, algum potencial paranóide, inteligência e senso de moralidade bem desenvolvido”. (p. 117)
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Segundo ZIMERMAN (2000): - Gostar e acreditar em grupos - Ser verdadeiro - Ter coerência - Ter senso de ética Características importantes...
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-Ter respeito ao outro - Ter paciência - Ser continente - Capacidade negativa - Função de ego auxiliar - Função de pensar
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- Discriminação - Comunicação - Auto-conhecimento - Ser modelo de identificação - Ter empatia - Promover síntese de integração
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Um grupo especial: a sala de aula e seus atores
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Intervenções facilitadoras do professor em sala de aula Oferecimento de estrutura Absorver agressão Conter o comportamento regressivo e canalizá-lo construtivamente
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Apoio à coesão do grupo Manejo da culpa e responsabilidade
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Quem cuida do cuidador? Pais e família Professores
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Pais e família Professor Orientador educacional Psicólogo Escolar Escutar as queixas e necessidades dos pais e orientá-los. Aliança com a família para a execução de um plano comum.
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Professores Assessoria
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ASSESSORIA ESCOLAR É um processo colaborativo de resolução de problemas entre um especialista em saúde mental e uma ou mais pessoas responsáveis por algum tipo de ajuda/trabalho a outras
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Por que assessorar professores? Muitas das dificuldades dos alunos podem estar estreitamente vinculadas a dificuldades do próprio professor.
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ASSESSORIA INSTITUCIONAL Abordagem - Toda instituição é formada por sujeitos que se fundam nas práticas, sujeitos que constituem e são constituídos pelo cotidiano institucional
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-Intervenção nas relações interpessoais Com quem? 1- Direção 2- Serviços Apoio 3 - Funcionários 4 - Professores
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A instituição como paciente - A doença institucional é função basicamente da estereotipação das relações interpessoais e da concentração de poder de uns sobre outros.
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As relações na instituição - A estratégia de atuação adotada pelo assessor deve focalizar todas as relações da instituição e não apenas segmentos da mesma
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