Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
Publicoucarol modesto carol Alterado mais de 8 anos atrás
1
Significações sobre a Atuação do Psicólogo Escolar TÂNIA MARIA DE FREITAS ROSSI DIVANEIDE LIRA LIMA PAIXÃO
2
Rápidas transformações da sociedade de conhecimento (globalização) Demandas mais elevadas e sofisticadas à Escola e aos profissionais Cada mudança no modelo econômico coloca estes profissionais na berlinda Atuação multifacetada (agente de transformação de pessoas, contextos e do sistema escolar) Ações preventivas e de intervenção ligadas ao desenvolvimento e à aprendizagem humana
3
A formação e a atuação do profissional que lida na escola refratam aspectos dinâmicos que interagem, sinergicamente: Estrutura e a conjuntura Expectativas sociais Construção de um identidade profissional Qual a relação entre a identidade profissional e a atuação profissional do psicólogo Escolar?
4
IDENTIDADE PROFISSIONAL Percebida como imagem social de uma profissão Construída intersubjetivamente, entre profissionais, locus no qual adquire respeitabilidade, autoridade, confiança, acesso a novos espaços de trabalho e de desenvolvimento da área de atuação; Refere-se a uma forma de conhecimento individual que só ocorre na interação com o outro social, no momento mesmo em que esta interação se dá; Diz respeito ao universo de opiniões construídas e apoiadas em ideários, encontros de intersubjetividades, fazeres concretos, por tanto diz respeito à atuação profissional.
5
Vamos ao trabalho de pesquisa????
6
Foram colhidas representações sociais de 2 grupos Psicólogos (em atuação no ambiente escolar e em sala de aula/universitários) Professores (ensino médio, ensino fundamental e ensino primário)
7
Entrevista semi-estruturada, dividida em 3 partes: Variáveis demográficas (idade, sexo e renda) Caracterizar a formação profissional do entrevistado (Escolaridade - formação acadêmica e ano de conclusão – área de atuação na escola e se é publica ou particular, Carga horárias semanal de trabalho na escola) Técnica de associação livre de palavras ( Educação, Escola, Psicólogo, Psicólogo escolar) Verificar o tempo para resposta e o tempo total da entrevista)
8
Benzi (1996) – Afirmou que a atuação do psi na escola apresenta significativas diferenças ao longo do tempo, distingui 3: O modelo clínico : o aluno problema Soluçao de problema: atuação de maneira remediativa e o foco torna-se a família, o professor ou a instituição Modelo de prevenção/promoção: abordagem multidisciplinar
9
Crianças de 6 a 10 anos: Socialização; Construção de relação histórica. Crianças a partir de 10 anos: Psicoeducação e adaptação Caráter humano; Orientação profissional.
10
Professor: Saúde mental (burnout) Exaustão emocional; Despersonalização; Falta de envolvimento no trabalho.
11
Interação + cooperação + participação + prevenção = atuação. (CARVALHO, 2008) Modificar o contexto escolar, sem abandonar referenciais clínicos e acadêmicos. (ANDALÓ, 1984)
12
CONCLUSÃO O PSICÓLOGO ESCOLAR AGENTE DE MUDANÇAS O psicólogo escolar como agente de mudanças dentro da instituição-escola, onde funcionaria como um elemento catalizador de reflexões, um conscientizador dos papéis representados pelos vários grupos que compõem a instituição. Começar por um diagnóstico da realidade da escola e, a partir daí, planejar as ações. ANDALÓ, 1984
13
MARTINS, João Batista. A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicologia em Estudo, vol. 8, no. 2, Maringá. 2003. Disponível em:. Acesso em 18/11/2016 OLIVEIRA, C. B. E. MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia Escolar: cenários atuais. Disponível em:. Acesso em: 18/11/2016 Carmem Silvia de Arruda Andaló - p rofessora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - sicol. cienc. rof. vol.4 no.1 Brasília 1984 http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98931984000100009 - O papel do psicólogo escolar
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.