A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELACIONAMENTO INTERPESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Aline Emanuele Bispo dos Santos PSICÓLOGA Escolar e Clínica

2 DEFINIÇÃO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O relacionamento interpessoal está associado, primeiramente com a própria pessoa, com o seu “eu”. O conhecimento dos próprios sentimentos, da formação profunda e verdadeira de si mesmo, proporciona um bom nível de autoconhecimento. Como resultado prático desse autoconhecimento desenvolvemos habilidades para se relacionar com outras pessoas.

3 O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL É DESENVOLVIDO COM MAIS EFICIÊNCIA QUANDO:
OUÇO INFORMO ELOGIO DIÁLOGO AVALIO

4 ATITUDE S QUE IMPULSIONAM
EMPATIA MOTIVAÇÃO INICIATIVA COMPETÊNCIA APOIO ATITUDES QUE RESTRINGEM VAIDADE APATIA DEPENDÊNCIA TIMIDEZ MANIPULAÇÃO

5 DICAS PARA DESENVOLVER SUAS HABILIDADES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
BUSQUE IDÉIAS. DEBATA PROPOSTAS. NÃO COMBATA PESSOAS. EVITE QUESTÕES PESSOAIS. LEVE EM CONSIDERAÇÃO APENAS AS IDEIAS E AS INFORMAÇÕES, JAMAIS OS ASPECTOS PESSOAIS DE QUEM OS EXPÕE.

6 COMO O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PODE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL?
QUANDO UMA PESSOA CONHECE SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES, OCORRE UM AUMENTO NA PRODUTIVIDADE, POIS SUA ATENÇÃO É DIREDIONADA AO QUE ESTÁ FAZENDO NÃO A SEUS SENTIMENTOS OU PROBLEMAS PESSOAIS.

7 A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
FEEDBACK É UM PROCESSO DE AJUDA PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, É COMUNICAR A UMA PESSOA OU GRUPO, NO SENTIDO DE FORNECER-LHES INFORMAÇÕES SOBRE COMO SUA ATUAÇÃO ESTÁ AFETANDO OUTRAS PESSOAS.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelas outras pessoas, do que em dois anos, tentando conseguir o interesse dos outros sobre você”. ( Dale Carnegie )

9 MENSAGEM Ser Professor Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
DRUCKER, P. O Gerente Eficaz. Zahar,1971. DUTRA, J, Competências – Conceitos e Instrumentos para a Gestão de pessoas na empresa Moderna, 6 ed. Atlas, 2000. FLEURY, A. e FLEURY, M. T. L. Estratégias Empresariais e Formação de competências, 3 ed. Atlas, 2008. FRIEDMAN, T. O mundo é plano, uma breve história do século 21. Objetiva,2005.

11 GREEN, P. Desenvolvendo Competências Consistentes.
Qualitymark, MAXIMIANO, A. C. A.,Introdução a Administração. Atlas, 2006. GREEN, P. Desenvolvendo Competências Consistentes. GRAMIGNA, M. R.ModelodeCompetências e Gestão dos Talentos.Pearson, 2006. LEME, R. Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por competências. Quallitymark, STEWART, T. A. Capital Intelectual. Elsevier, 1998.


Carregar ppt "RELACIONAMENTO INTERPESSOAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google