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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

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Apresentação em tema: "RELACIONAMENTO INTERPESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1

2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
INTRAPESSOAL

3 O que é Relacionamento Interpessoal?
É o relacionamento entre os indivíduos de um grupo, seja profissional, familiar ou social cujos membros estejam constantemente integrados em torno de um objetivo em comum. Envolve competências e habilidades utilizadas, não só na inteligência lógica e raciocínio, mas na inteligência emocional predominante nas ações e atitudes.

4 Relacionamento Interpessoal
As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO (S).

5 Relacionamento Interpessoal
O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma, a sinergia. Ou então tende a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando à desintegração de esforços e final dissolução do grupo.

6 Relacionamento Interpessoal
O desenvolvimento de aptidões para um relacionamento com mais eficiência com os outros nos leva a trabalhar: Como ouvir Como disciplinar Como informar Como avaliar Como dialogar Como elogiar

7 Relacionamento Interpessoal
Forçam que impulsionam: Competência Empatia Motivação Iniciativa Apoio

8 Relacionamento Interpessoal
Forças que restringem: Timidez Vaidade Dependência Apatia Manipulação

9 Dicas para desenvolver suas habilidades nas relações interpessoais
Relacionamento Interpessoal Dicas para desenvolver suas habilidades nas relações interpessoais Busque ideias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as ideias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.

10 Relacionamento Interpessoal
Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia. Muitos fatores dificultam a empatia entre o emissor e o receptor, entre elas: Julgar os outros a partir de nossos valores; Postura hostil; Diferenças pessoais.

11 O que fazer para melhorar a Comunicação Interpessoal:
Relacionamento Interpessoal O que fazer para melhorar a Comunicação Interpessoal: Formular perguntas; Escutar atenta e ativamente o outro, mas lembrando-se de que escutar é mais que ouvir; Demonstrar respeito e aceitação; Tentar estabelecer empatia com o seu interlocutor; Fazer comentários descritivos e não avaliativos.

12 Como gerenciar Relações de Conflito:
Relacionamento Interpessoal Como gerenciar Relações de Conflito: A partir de divergências de percepção e idéias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva; O Conflito pode ter consequências funcionais e disfuncionais dependendo da sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

13 Relacionamento Interpessoal
O Conflito previne a estagnação decorrente do equilíbrio constante de concordância; Estimula o interesse e curiosidade pelo desafio da oposição; Descobre os problemas e demanda sua resolução; Funciona, verdadeiramente, como a raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais.

14 A importância do Feedback nas Relações Interpessoais:
Relacionamento Interpessoal A importância do Feedback nas Relações Interpessoais: Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento, é comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.

15 O Feedback precisa ser:
Relacionamento Interpessoal O Feedback precisa ser: Descritivo ao invés de avaliativo; Específico ao invés de geral; Solicitado ao invés de imposto; Oportuno; Claro para assegurar comunicação precisa.

16 Relacionamento Intrapessoal
O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível.

17 Relacionamento Intrapessoal
Numa organização, lidamos com diversos tipos de pessoas de temperamentos diferentes e capacidades diferentes. Quando conhecemos nossos limites, nossas reações e nossas motivações, a forma de encarar situações turbulentas é vista de uma maneira mais racional e menos exposta a nossas emoções, diminuindo assim, o risco de tomarmos decisões impulsivas e até mesmo errôneas.

18 Relacionamento Intrapessoal
Identificar as características de nossa personalidade é um caminho para um relacionamento saudável conosco, garantindo um pouco mais de tranquilidade ao colocarmos a cabeça sobre o travesseiro. Conhecer-nos é mais importante do que possa à primeira vista parecer, pois nosso externo é apenas um simples reflexo do que somos internamente.

19 Relacionamento Intrapessoal
Vamos fazer um exercício para avaliar em que grau está o seu relacionamento intrapessoal? Você conhece a visão, missão e valores da sua empresa, certo?

20 Você consegue identificar qual é sua visão, missão e valores?
Relacionamento Intrapessoal Você consegue identificar qual é sua visão, missão e valores? Faça esse exercício e fortaleça a relação com o seu principal público alvo: você!

21 Obrigada pela presença!
Sucesso!!! Obrigada pela presença!


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