A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS"— Transcrição da apresentação:

1 A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Def. família “ é um pequeno grupo social composto por indivíduos relacionados uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos, ocupando um lar ou um conjunto de lares que persiste por anos ou décadas. Entra-se na família através do nascimento,adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte (Terkesen,1980)

2 DEFINIÇÃO DE FAMÍLIA Def. família ponto de vista legal: é determinada por laços consanguíneos ou moradia sob o mesmo teto Def de família ponto de vista psicológico funções desempenhadas pelos membros Podendo ter vários arranjos

3 Quais as finalidades da família ?
Sobrevivência e desempenho de seus membros. Famílias saudáveis: ambiente acolhedor, relações amorosas, carinhosas e leias Famílias disfuncionais: o ambiente é disjuntivo e o relacionamento assume característica de ódio, culpa e vingança.

4 Necessidades atendidas
Necessidades relativas a sobrevivência: segurança física, alimento e moradia Necessidades relativas ao desenvolvimento cognitivo e emocional através de transmissão de um senso de valor, de ser aceito como é e de um senso de ligação afetiva permanente

5 ESQUEMA PARA ANALISAR A FAMÍLIA
DIFÍCIL PORQUE: Visão idealizada de família de que normal é aquela em que os indivíduos vivem em harmonia, sem brigas, cooperando sempre e sem estresse. SUGESTÃO Pensar em família funcional : promovem crescimento dos membros e disfuncional: bloqueiam o crescimento, entendendo funcionalidade como um contínuo que vai até a disfuncionalidade.

6 ESQUEMA DE ANÁLISE Regras que governam o sistema de relações e definem a organização da família. Regras claras, diferença de poder entre pais e filhos. Funcionamento dos subsistemas: por idade, sexo, gênero, pais, filhos. As relações entre subsistemas apresentam fronteiras( permitir a diferenciação entre os grupos familiares para que os membros possam se desenvolver). Fronteira é rígida: comunicação é pobre e autoritário. Fronteiras muito tênues: família aglutinada, pouco diferenciada, dificultando o crescimento e o desenvolvimento da autonomia de seus membros.

7 ESQUEMA DE ANÁLISE Ciclo vital da família: nascimento do primeiro filho, chegada dos demais filhos, crescimento dos filhos e contato com outros sistemas (amigos, clube , escola), idade adulta dos filhos, novos membros da família, síndrome do ninho vazio.

8 Família e escola Espera-se que a escola cumpra a função socializadora e preparação para a complexidade da vida. Escola assume uma preponderância na vida de pais e filhos. Como se o sucesso escolar indicasse o sucesso dos pais: como foram bons e competentes.

9 Função da escola : criar um contexto entre seus membros (administradores, orientadores, professores e alunos) onde aconteçam interações instrutivas cujo resultado é o aumento da competência dos estudantes junto com seu desenvolvimento.

10 As dificuldades de aprendizagem e a família
Dificuldades específicas: capacidade intelectual, linguagem, atividade motora, desenvolvimento neurológico e outros. Dificuldades referentes a atitudes e comportamentos. A produção da criança é o resultado de toda a rede criança, família e escola. O diagnóstico deve ser cauteloso, deve visar os pontos fortes da criança, suas habilidades e sua capacidade de cooperar.

11 As dificuldades de aprendizagem e a família
Como a família lida com as dificuldades de aprendizagem? Aceita a sua existência? Negam a existência “ o pai dele também era assim...” Postergam o tratamento : falta de tempo, dificuldade de pagamento ou preocupação que o filho que impressionado com as demais pessoas que freqüentam o consultório.


Carregar ppt "A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google