A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA

2 COMO VOCÊ VÊ? [ ] Família [ ] Adolescente [ ] Sociedade

3 Família na Pré-História Se organizavam a partir da força para a sobrevivência do grupo.

4 Família Romana Modelo Paternalista e Patriarcal

5 Família Aristocrata Papéis impostos por rígidas tradições. (Amas de criação)

6 Família da Classe Trabalhadora Com a revolução industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria. Os filhos perambulavam pelas ruas. O papel da ama de criação (babá) ressurge posteriormente.

7 Família Moderna Valorização da mulher no mercado de trabalho, filhos na responsabilidade de avós ou babás. Papéis se organizam a partir da dinânica relacional. Sustento da casa é compartilhado. Surgimento de novos modelos familiares.

8 8 CERVENY, (1999) “A Família ainda é como era... E a família não é mais a mesma” (CERVENY, 1999)

9 Família na Contemporaneidade Uma sociedade constituída de pessoas que formam laços afetivos entre si: pai, mãe, filhos, os quais se associam porque compartilham do mesmo ambiente, cultura, valores éticos que norteiam a historicidade desta sociedade. Não confunda parentesco com família: o primeiro é um sistema de normas que define as linhas de consangüinidade, enquanto a família diz respeito aos laços identitários e afetivos que se constroem em um grupo social.

10 Infância e Família A idéia de Infância está vinculada com a família: Um olhar diferenciado sobre a criança teria começado a se formar com o fim da Idade Média; As meninas, desde o início excluídas do convívio escolar, eram tratadas, até o século XVII, como mulheres adultas a partir dos doze anos (de maneira geral); o sentimento de família também começa a se desenvolver a partir dos séculos XV e XVI;

11 “A criança tornou-se um elemento indispensável da vida cotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro” (ARIÉS, p.270)

12 Família Contemporânea e relações Individuais As mudanças da família têm sido irregulares tanto no tempo quanto no espaço. Os lares contemporâneos abrigam famílias muito diferentes daquelas de dois ou três séculos atrás. Apesar das mudanças sofridas, não é possível condicionar a família a simples grupo que ocupa o mesmo espaço físico ou o mesmo domicilio.

13

14 Dinâmica Familiar No aporte de Mioto (1998, p. 24): A dinâmica familiar diz respeito, mais especificamente, às relações que vão se estabelecendo entre os membros da família no decorrer do tempo. Ela é construída a partir da relação conjugal, que representa o início da nova família e o centro de sua identidade.

15 Há de se considerar na dinâmica familiar A chegada de filhos re-configura a dinâmica familiar; Reestrutura a identidade do homem e da mulher; Regressão a vivências infantis*; Conhecimento por meio de experiências*. Modelo cultural que receberam dos seus próprios progenitores. (MIOTO, 1998)

16 À GUISA DE CONSIDERAÇÕES FINAIS Lutar pelo direito do adolescente na convivência familiar e comunitária; Fortalecimento do Vínculo Familiar e Comunitário; Ações pautadas nos instrumentos legais; Processo de Trabalho; Qualificação no Trabalho.

17  Família ideal?  Instituição social que deve zelar pela proteção, cuidado, afeto, educação, socialização e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

18 Pesquisa realizada em dezembro de 2011 nas Unidades de Internação Provisória e Semiliberdade em MS Sujeitos pesquisados: 214 adolescentes Unidades: 10 Equipe: Ana Lúcia, Edilza, Maria Alice, Ramona, Maria Tereza e Nathya.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37 Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. (Antoine de Saint-Exupéry)

38


Carregar ppt "Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google