A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Chafic. com.br Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili www.chafic.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Chafic. com.br Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili www.chafic.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 1 Chafic. com.br Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili

2 2 Família, escola e sociedade Um diálogo possível

3 3 [ ] Sociedade [ ] Família [ ] Escola

4 4 [ ] Sociedade [ ] Família [ ] Escola

5 5 [ ] Sociedade [ ] Família [ ] Escola

6 6 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal e a propriedade privada. Família na Antiguidade

7 7 A família existente na idade média, séculos XIV e XV, está impregnada de ações públicas. Há uma exteriorização das atividades e da vida. Família na Idade Média

8 8 Segundo ATKINSON e MURRAY (cit. por VARA, 1996), a família é um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo.

9 9 O conceito de família, ao ser abordado, evoca obrigatoriamente, os conceitos de papéis e funções, como se têm vindo a verificar. Em todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determinada posição ou tem determinado estatuto, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão, sendo orientados por papéis.

10 10 Papéis estes, que não são mais do que, as expectativas de comportamento, de obrigações e de direitos que estão associados a uma dada posição na família ou no grupo social (DUVALL ; MILLER cit. por STANHOPE, 1999; p. 502).

11 11 No fim do século XVI e durante o século XVII vai surgir um novo sentimento de família que vem acompanhado de mudanças significativas em relação às crianças. A criança tornou-se um elemento indispensável da vida cotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro (Arié, p. História social da criança e da família, p.270)

12 12 A Europa como civilização mais avançada, promove/sofre guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já.

13 13 Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo.

14 14 DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS FAMÍLIA HOJE

15 15 Família na pré-história: papéis muito bem definidos (pela capacidade e força de cada um)

16 16 Família romana: modelo paternalista / patriarcal. Papéis estabelecidos pelo pater.

17 17 Família Aristocrata: Papéis impostos por rígidas tradições. (Amas de criação)

18 18 Família camponesa: Mulheres cuidam das crianças e da casa, tecem e cozinham. Os homens cuidavam das plantações, das construções e do comércio.

19 19 Família classe trabalhadora: Com a revolução industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria. Os filhos perambulavam pelas ruas. O papel da ama de criação (babá) ressurge posteriormente.

20 20 Família moderna: Valorização da mulher no mercado de trabalho, filhos na responsabilidade de avós ou amas modernas. Papéis confusos. Sustento da casa é compartilhado. Surgimento de novos modelos familiares.

21 21 E os papéis?

22 22 Não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais. Independente de sua configuração, a família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças pequenas, ou seja, é o primeiro e importante canal de iniciação dos afetos, da socialização, das relações de aprendizagem.

23 23 A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO. (C.F capítulo VII, Art, )

24 24 REGULAÇÃO SEXUAL REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO FORMAL FUNÇÕES DA FAMÍLIA

25 25 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA EDUCAÇÃO REGULAR SOCIALIZAR E PRODUZIR CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA QUALIFICAR A VIDA CIDADÃ

26 26 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA RELAÇÕESSÓCIOS-CULTURAISRELAÇÕESSÓCIOS-CULTURAIS TEMPOTEMPO RELAÇÕES C/ NATUREZA ESPAÇOESPAÇO CONCEITOS CIENTÍFICOS Os conceitos científicos são produções histórico-culturais que estabelecem relações entre si e com os conceitos cotidianos Os conteúdos das disciplinas são meios para a apropriação de conceitos DISCIPLINAS DO CURRÍCULO

27 27 EDUCAÇÃO FORMAL EDUCAÇÃO REGULAR ASPECTOS COMPLEMENTARES FAMÍLIA ESCOLA ASPECTOS COMPLEMENTARES FAMÍLIA ESCOLA Bom dia, boa tarde, boa noite, Obrigado(a), licença, desculpe, Bons modos, higiene, princípios e valores tradicionais da família Direitos e deveres pessoais Gramática, história, geografia, ciências, matemática, filosofia Sociabilidade, coletividade, regras sociais, direitos e deveres sociais (cidadania)

28 28 A educação é um dos requisitos fundamentais para que os indivíduos tenham acesso ao conjunto de bens e serviços disponíveis na sociedade. Ela é um direito de todo ser humano como condição necessária para ele usufruir de outros direitos constituídos numa sociedade democrática. Por isso, o direito à educação é reconhecido e consagrado na legislação de praticamente todos os países e, particularmente, pela Convenção dos Direitos da Infância das Nações Unidas (particularmente os artigos 28 e 29).

29 29 Para que sejais útil a pátria deveis manter comportamento semelhante ao que mantiveste como militar (membro familiar e aluno) Espírito de corpo X Espírito de porco Compromisso com sigo e com o outro; Deixar as coisas (e as pessoas) melhores do que as encontrou; A vivência social é reflexo da vivência familiar; Princípios como ética, respeito, presença e participação nas decisões coletivas, zelar pelo bem alheio e comum.

30 30 Chafic. com.br Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili Solicite esta palestra em sua escola!


Carregar ppt "1 Chafic. com.br Suporte e formação continuada para educadores Palestra de Chafic Jbeili www.chafic.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google