A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação."— Transcrição da apresentação:

1 S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação

2 O QUE É SOCIEDADE ? Do Latim societas - associação amistosa com outros. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo de cidadãos de um país, governados por instituições nacionais que aspiram ao bem-estar dessa coletividade. Além de pessoas que vivem determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.

3 O QUE É E CONOMIA ? Do grego Oikos (eco), que significa casa, riqueza, e Nomos (nomia),cujo significado é lei, regra, administração Os economistas contemporâneos definiram a economia como a ciência que procedia a análise daprosperidade e das recessões, o exame dos problemas decorrentes da escassez econômica face àsnecessidades ilimitadas, e, principalmente, a investigação das condições necessárias para auniversalização do bem-estar da sociedade.

4 O QUE É POLÍTICA ? O termo política é derivado do grego πολιτεία ( politeía ), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, cidade-Estado ou outras definições referentes à vida urbana.

5 O QUE É EDUCAÇÃO ? Do latim e – ducere: conduzir para fora. Ou educare: ação de formar ou instruir. 1) A educação sempre expressa uma doutrina pedagógica, a qual implícita ou explicitamente se baseia em uma filosofia de vida, concepção do homem e sociedade; 2) Numa realidade social concreta, o processo educacional se dá através de instituições específicas (família, igreja, escola, comunidade) que se tornam porta-vozes de uma determinada doutrina pedagógica ”.

6 R ELAÇÕES R ECÍPROCAS Sociedade Economia Política Educação


Carregar ppt "S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google