A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008."— Transcrição da apresentação:

1 PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008

2 A metáfora do texto proposto.

3 A pergunta que se faz necessária e central... Fazer trabalhar ou circular a pergunta para a construção da nossa teoria e pratica.( Alicia Fernández)

4 Afinal: O que é Psicopedagogia?

5 O que é Psicopedagogia?  Qual seu objeto de pesquisa?  Qual seu objetivo?  Qual é o seu sujeito ?  Qual o seu conceito de aprendizagem?  Quais seus fundamentos teóricos?  Qual é a sua historia? O contexto de sua etiologia?  Qual seu campo de atuação?  Quem pode atuar nesta área?  Seu publico? Tem faixa etária definida?  Posição Ética?

6 Psicopedagogia  Psicopedagogia substantivo feminino Rubrica: pedagogia. -ciência aplicada que consiste em aliar a psicologia, esp. a experimental, à pedagogia; psicologia da educação (Dicionário eletrônico da língua portuguesa Houaiss)

7 Pedagogia: substantivo feminino Rubrica: pedagogia.  ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo  Derivação: por extensão de sentido.  conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar  tratamento de crianças ou adolescentes com dificuldades escolares  ciência que trata da educação e da instrução das crianças e adolescentes inadaptados  método pedagógico utilizado esp. na reeducação, educação especializada e na educação de adultos  profissão ou exercício do ensino  qualidade de bom pedagogo (Dicionário eletrônico da língua portuguesa Houaiss)

8 Psicologia: Rubrica: psicologia.  ciência que trata dos estados e processos mentais  Rubrica: psicologia.  estudo do comportamento humano ou animal  conjunto dos traços psicológicos uma geração etc.  curso universitário onde se ensinam característicos de um indivíduo ou de um povo, uma comunidade, os principais ramos da psicologia, bem como ciências afins, e que forma o psicólogo  atividade psicológica ou mental característica de uma pessoa ou situação  capacidade inata ou aprendida para lidar com outras pessoas, levando em conta suas características psicológicas; tato, compreensão, jeito  análise ou estudo psicológico de um livro, uma obra de arte, um fato, um fenômeno, uma característica de algo etc. (Dicionário eletrônico da língua portuguesa Houaiss)

9 Conceitos e seus autores:  Para SISTO (1996) é uma área de estudos que trata da aprendizagem escolar, quer seja no curso normal ou nas dificuldades.  CAMPOS (1996), considera que os problemas de aprendizagem constituem- se no campo da Psicopedagogia.  Por SOUSA (1996), a Psicopedagogia é vista como área que investiga a relação da criança com o conhecimento.

10 Conceitos e seus autores:  BOSSA (1994), a Psicopedagogia nasce com o objetivo de atender a demanda – dificuldades de aprendizagem.  FERREIRA (1982, P.1412) Psicopedagogia “é o estudo da atividade psíquica da criança e dos princípios que daí decorrem, para regular a ação educativa do indivíduo”.

11 Conceitos e seus autores:  Segundo MULLER, a Psicopedagogia liga- se as características da aprendizagem humana, como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por outros fatores; como e porque se produzem as alterações da aprendizagem, como reconhecê-las e tratá-las, que fazer para prevení-las, e para promover processos de aprendizagem que tenham sentido para os participantes.

12 Conceitos e seus autores:  Para Kiguel, "o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência de meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento" (1991, p. 24).  De acordo com Neves, "a psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. E, mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos" (1991, p. 12).

13 Conceitos e seus autores:  Segundo Scoz, "a psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e numa ação profissional deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando- os"(1992,p.2).  Para Golbert: (...) o objeto de estudo da Psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento enquanto educável. O enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem (1985, p. 13).

14 Conceitos e seus autores:  Do ponto de vista de Weiss, "a psicopedagogia busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores" (1991, P. 6).

15 História:  Teoria e pratica em função da demanda  Herança da nomeação  Fundada a partir do Fracasso Escolar (déficit, DCM, orgânico, reeducação, remediação, dinâmica/diferenciação, transdisciplinar, “clinica”, modalidades de aprendizagem)

16 Dimensão:  Clinica-Olhar e escuta clinica da Psicanálise-Postura, modo de fazer a intervenção  Institucional/consultório  Individual/grupal  Terapia  Inteligência,corpo/organismo, desejo.  Construção teórica, pratica clinica e tratamento psicopedagógico-didático  Interdisciplinar  Modalidade de aprendizagem

17 Demissão ética da Psicanálise: “Decir que el sujeito em la clínica no es um sujeito de hecho sino um sujeito de derecho, equivale a dicer que no se puede separar la clínica analítica de la ética, de la ética del psicoanálisis.Es la ética del psicoanálisis la que constituye, em la experiencia analítica, al sujeito...La primeira incidencia clínica de la ética del psicoanálisis es el próprio sujeito.” Jacques-Alain Miller

18 Etimologicamente, o termo Terapia vem do grego Thaerapia que significa “Servir a Deus“.


Carregar ppt "PONTUAÇÕES PSICOPEDAGOGICAS Sandra L. Guimarães Florianópolis, Maio/ 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google