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PublicouAlice Diegues Morais Alterado mais de 8 anos atrás
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Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação
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SME, SE, CME e Fórum Naturezas distintas, uma só finalidade Sistema: Organização do todo Secretaria: executivo - governa Conselho: Normativo/consultivo (do SME) Fórum: Propositivo, mobilizador da participação As mediações necessárias
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Posição do CME no SME Mediação governo/sociedade nem oposição, nem submissão Espaços de autonomia Nossa lei: (autós (por si) e nomós (lei) Pessoal: o ser sujeito, autor, autorizado Institucional: espaço de poder (função de Estado)
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Articulações necessárias Objetivo comum: a qualidade da educação Situação jurídica do CME A questão da autonomia Condições materiais e financeiras Os mandatos: significado da representação A presidência O instituto da homologação Significado (função executiva) A decisão singular e a plural
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Papel do Conselho no Sistema Na criação do sistema Significado e importância do SME O papel articulador e mobilizador do CME No desenvolvimento do Sistema Normas complementares (instituinte) PME: Elaboração e acompanhamento Diálogo/assessoramento c/ Secretaria Análises (estudos, audiências) Mobilização (as aspirações sociais)
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Atribuições do CME no SME A definição na lei e no Regimento Normativo do sistema Consultivo: formulação de políticas Orientações (doutrinárias) Mobilização e controle social Competências tradicionalmente exercidas Normas do sistema: elaboração e interpretação Foco no credenciamento das instituições Poucas consultas do executivo
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Articulações necessárias: unidade na multiplicidade O local e o nacional SNE: articulador do Regime de Colaboração PNE: articulador do SNE políticas e diretrizes, objetivos e metas nacionais Sistemas: federal, estaduais e municipais Diretrizes, objetivos e metas próprios Leis, normas e planos próprios (PEEs, PMEs) A dimensão escolar: PPP
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A formação do conselheiro A sintonia com: Concepção e fins da educação Natureza e papéis do CME Razões da participação/gestão democrática O papel do conselheiro Significado da representação Valorização dos diferentes saberes O ouvir e ser ouvido
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Processos de formação Conhecimento: Leis educacionais (CF, LDB, FUNDEB, ECA...) Planos: PNE, PME, PAR, PPP Normas do sistema municipal Regimento e atribuições do CME Processos: Pautar formações nas reuniões Dias de formação Atendimento personalizado a conselheiros
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Desafios atuais dos CMEs Planos de educação Fóruns de educação Conferências de educação Novos papéis no contexto atual Resgate do protagonismo (pró-ativo) Formulação/orientações doutrinárias Os riscos de entropia
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Qualidade social da educação Educação para que pessoa? Educação para que sociedade? inclusiva, solidária e justa As diferentes concepções de educação: Tradicional/técnica/liberal: formação do indivíduo (poiésis – objeto fabricado) Emancipadora: formação do cidadão (práxis, sujeito)
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Gestão Democrática Razão originária e razões derivadas Razão originária e razões derivadas Gestão para que educação? Escola cidadã – a árvore e seus frutos Escola cidadã – a árvore e seus frutos Foco no aluno: sujeito e objetivo Relação entre sujeitos Professor mediador e educador Coerência entre o dizer, o fazer e o ser Cultura do querer fazer (no lugar do dever) Colocar-se no lugar do outro
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