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Organização dos sistemas de ensino
Papel dos Conselhos
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Sistemas de ensino Conceito de sistema: um todo organizado em vista de sua finalidade Pioneiros: Unidade na multiplicidade
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Articulações necessárias
Sistema nacional de educação: Ente organizacional ou estrutura legal? Articulador do Regime de Colaboração Políticas, diretrizes, objetivos e metas nacionais (CF, LDB, PNE)
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Articulações necessárias
Sistemas federal, estaduais e municipais: Diretrizes, objetivos e metas próprios Normas e planos próprios (PEEs, PMEs) A dimensão escolar: PPP
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Sistema Nacional de Educação
Normas Sistema Federal Sistemas Estaduais Educando Normas Sistemas Municipais
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Sistema municipal de ensino
Fundamentos do sistema municipal: Bases e diretrizes nacionais Responsabilidades do Município Autonomia de organização nos limites da lei Regime de colaboração
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Sistema municipal de ensino
Abrangência do sistema: Não um novo ente, mas a organização sistêmica do projeto local de educação Visão de todo, para além das redes de ensino
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Sistema municipal de ensino Elementos constitutivos
Secretaria Municipal de Educação Conselho Municipal de Educação (CME) Outros colegiados vinculados à Secretaria Instituições de ensino de educação básica públicas municipais Instituições de educação infantil privadas Conjunto de normas que disciplinam e regulamentam o sistema municipal
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Organização do SME O significado da constituição do sistema
Nova configuração do poder municipal: Locus de exercício da cidadania
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Sistema Municipal de Educação
Secretaria de Educação Conselhos Educando Normas Escolas
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Papel do CME no SME Na criação do sistema Articulação com a Secretaria
Mobilização: audiências públicas Elaboração Projeto de Lei No desenvolvimento do Sistema Normas complementares (instituinte) Plano Municipal: Elaboração e acompanhamento
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Papel do CME no SME Normativo e consultivo do sistema
Deliberativo: normas e credenciamento Caráter consultivo: formulação de políticas Mobilização e Controle social Definição das competências na lei Competências exercidas
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Conselhos e executivo: a mediação necessária
Posição na estrutura do sistema Objetivo comum: a qualidade da educação Situação jurídica Papel de ponte: mediação governo/sociedade Posição: nem submissão nem oposição
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Conselhos e executivo: a mediação necessária
A questão da autonomia: Condições materiais e financeiras A presidência O instituto da homologação Duplicidade de poderes
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A lógica que temos Estado antes da nação:
Concepção patrimonialista de Estado Instituinte normativo elitista - dedutivo Crença na eficácia da norma para gerar valores Verticalização centralizadora Ação não sistêmica – Brasil real e oficial A mudança de lógica (Einstein)
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O papel do conselheiro
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Nossa Utopia "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar". (E. Galeano)
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